O coqueiro anão é uma planta herbácea, perene, que possui folhas terminais do tipo penada. A planta não apresenta ramificações ao longo do caule e, sendo adequadas às condições de solo e clima e o manejo adotado, o seu ciclo produtivo pode durar 30 anos.
O coqueiro anão não ultrapassa 10m de altura, característica que facilita a colheita de seus frutos, em comparação ao gigante, que pode chegar a 35m. A variedade anã também apresenta precocidade em relação à gigante, além de maior produtividade.
Quanto tempo leva um pé de coqueiro anão para produzir?
O início da produção para o coqueiro-gigante ocorre a partir do quinto ano, chegando a estabilizar no décimo ano, 'produzindo 80 frutos/planta/ano. Para o coqueiro-anão, a produção tem início a partir do terceiro ano, mas somente no quinto ano a produção é satisfatória, dando 200 a 250 frutos/planta/ano. GOVERNO.
O coqueiro anão tem este nome, principalmente, por ser o menor das três variedades de coqueiros. Esta variedadepode atingir até 12 metros de altura ao longo de toda a sua vida.
O Coqueiro Anão tem uma altura menor comparado ao Coqueiro Gigante, característica que facilita a colheita de seus frutos. A variedade Anã apresenta precocidade em relação ao gigante, além de maior produtividade.
"Há pé de coco que não dá frutos, pois entre os vários que já plantei, tenho um que nunca produziu?" A falta de produção de um coqueiro pode estar relacionada com as condições locais de cultivo, ou com a má qualidade da muda utilizada no plantio.
A única diferença de plantar coqueiro grande e anão é a distância entre uma cova e outra. No mais, o tipo do solo arenoso e bem drenado, além do clima quente, marcando em média 27º, são ideais para qualquer espécie.
Para fins da elaboração de projetos e do manejo da irrigação em solos sem barreiras físicas ou químicas que prejudiquem o desenvolvimento das raízes, a profundidade efetiva do sistema radicular do coqueiro-anão deve ser de 0,6 m.
Começa a produzir com dois anos e meio após o plantio, apresenta produtividade de 120 frutos/planta/ano, podendo alcançar 250 frutos/planta/ano em sistemas irrigados. O coco anão vive, em média 20 anos, ou seja, bem menos tempo do que o centenário coqueiro comum.
De maneira geral, os coqueiros de vaso podem ser cultivados tanto com exposição direta aos raios solares quanto à meia-sombra. O importante é que as plantas possam receber a quantidade mínima de sol todos os dias. De preferência a horários em que o calor é menos intenso.
Quantos litros de água um pé de coco precisa por dia?
As áreas das unidades de produção variam de 3 ha a 250 ha, ou seja, plantios de pequena e média escala. Os volumes médios de irrigação variaram de 55 L/planta/dia a 222 L/planta/dia, sendo que 45% aplicam uma quantidade próxima a 150 L/planta/dia, a qual é comumente denominada como a lâmina nominalmente aplicada.
No cultivo de coco anão, os solos devem favorecer a aeração do sistema radicular e facilitar o crescimento das raízes. Embora o coqueiro anão necessite de muita água, os solos leves são os mais indicados, contanto que seja implantado um bom sistema de irrigação para evitar o estresse hídrico da planta.
É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.
Recomenda-se também não cortar as folhas verdes, uma vez que a parte cortada constitui fonte de atração para insetos, como as coleobrocas. Em geral, antes de entrar em senescência, alguns elementos são translocados das folhas mais velhas para as mais jovens, sendo, portanto esta remoção prejudicial ao coqueiro.
Em culturas não irrigadas, apresenta potencial para produção de 100 a 120 frutos/planta/ano, distribuída durante o ano todo, com uma vida útil de 30 a 40 anos. Os coqueiros-anões, quando comparados aos gigantes, são mais sensíveis ao ataque de pragas, doenças e mais exigentes quanto ao clima e solo.
A Muda de Coco Anão é uma variedade especial de coqueiro, conhecido cientificamente como Cocos nucifera. Essa planta frutífera é caracterizada por seu tamanho reduzido, atingindo cerca de 3 a 5 metros de altura, o que a torna ideal para espaços limitados, como quintais e jardins pequenos.
Mais conhecida como coqueiro da Bahia, a espécie cai muito bem em jardins com piscinas, pois ajuda a criar um ar praiano. Nativo das Américas do Sul e Central, o Coco-anão e deve ser mantido a pleno sol e a uma distância de aproximadamente 3 metros da piscina.
Para coqueiros da variedade Gigante, o triângulo deve ter 9 m de lado, totalizando 142 plantas/ha. No caso dos Anões, a recomendação seria adotar uma distância de 7,5 m (205 plantas/ha), e para as cultivares híbridas 8,5 m (160 plantas/ha).
Quanto tempo demora para dar coco? No geral, o coqueiro-anão começa a produzir frutos com dois ou três anos de idade. Em média, ele pode produzir até 14 cachos por ano.
Porém é aí que o coqueiro anão se destaca novamente como a melhor espécie de coqueiro para jardim. Uma vez que ele não atinge uma grande estatura, a queda das folhas causam muito menos impacto do que as folhas dos coqueiros gigantes que podem ultrapassar os 30 metros de altura.
Seguido do acidente, o município local resistiu a propostas para cortar todos os coqueiros, atestando: “Nós não permitiremos a derrubada dos coqueiros A possibilidade de um coqueiro cair é bastante rara. As árvores se sustentam a ventos fortes e se adaptaram ao clima da cidade”.
A queima-das-folhas é causada pelo fungo Botryosphaeria cocogena Subileau, sendo Lasiodiplodia (Botryodiplodia) theobromae Pat. a forma imperfeita do fungo. A doença manifesta-se pelo empardecimento, ressecamento e morte prematura das folhas do coqueiro.
Por que não vingam os frutos do meu coqueiro anão, apesar dele ficar florido e cheio de frutinhos? Diversos fatores podem interromper a produção de frutos do coqueiro. Entre os que se destacam estão: ocorrência de baixas temperaturas; desequilíbrio nutricional das plantas; e ataque de ácaros.