O Custo por Aquisição (CPA), indica apenas o custo sobre as conversões de sua empresa, ignorando o ticket médio de seu negócio, condição que pode acabar penalizando os seus resultados. O ROAS é indicado principalmente para e-commerce e variações de ticket médio.
CPA é o custo por aquisição. Nesse método de cobrança, o anunciante só paga quando alguma conversão é realizada, como um download, uma venda ou outra ação similar. Portanto, é um pagamento de baixo risco para as empresas.
Cost per action (CPA) O CPA é um tipo de modelo de determinação de preços no qual os profissionais de marketing pagam as ad networks ou canais de mídia por determinadas conversões (como uma compra ou cadastro) que acontecem dentro de um aplicativo após o engajamento com um anúncio.
ROAS: Como funciona um dos principais indicadores em investimento de publicidade. A sigla ROAS, do inglês Return On Advertising Spend, significa Retorno Sobre o Investimento em Publicidade, e se refere ao valor da receita obtida para cada real gasto em uma campanha de marketing.
O CPA, também conhecido como custo por ação, é uma métrica importante normalmente usada no setor de publicidade para medir quanto custa para obter uma conversão. Essas ações podem ser qualquer coisa, desde a compra até o preenchimento de um formulário de geração de clientes em potencial (leads).
CPA & ROAS: AS DUAS MÉTRICAS QUE REALMENTE IMPORTAM
Quais são os CPA?
Quais os tipos de CPA? O Certificado Profissional Anbima (CPA) é a certificação mais comum do mercado financeiro e é dividida em dois níveis: o CPA-10 e o CPA-20. Para trabalhar em bancos, o profissional deve ter no mínimo o CPA-10.
O cálculo do CPA é feito de forma simples: o valor investido dividido pelo nº de “conquistas” que sua campanha teve. Estamos usando o termo 'conquistas', porque elas podem variar desde a venda de um produto, até uma visualização de um vídeo ou um novo lead gerado.
A ideia de um bom Retorno Sobre Investimento em Publicidade é relativa, já que depende de aspectos como o ramo de atuação e a saúde financeira do negócio. Em resumo, o que se precisa saber a princípio é que um ROAS maior que 1 (ou seja, maior que 100%) significa lucro na campanha de marketing.
Um bom ROAS é variável e depende de algumas coisas, como o objetivo da sua campanha. Quanto maior o ROAS, melhor para a sua empresa, isso é certo. Em linhas gerais, o que podemos dizer é que, normalmente as empresas buscam um ROAS 4, o que significa que, a cada R$ 1 mil investidos, haja um retorno de R$ 4 mil.
Qual é a diferença entre ROI e ROAS? A principal diferença entre as métricas é simples: o ROI é estratégico, enquanto o ROAS é tático. Como explicamos durante o artigo, o ROI é usado para medir o lucro gerado pelos anúncios em relação ao custo dele. Já o ROAS, mede a receita bruta do seu investimento.
Qual a importância da CPA? É fundamental para contribuir com a gestão acadêmica e administrativa das Instituições de Ensino Superior, uma vez que suas ações servem de apoio para o planejamento e efetivação de ensino de qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo MEC.
São elas: CPC: custo da campanha / quantidade total de cliques; CPM: valor da campanha / número total de impressões (visualizações) X 1.000; CPA: total investido na campanha / quantidade de conversões.
Exemplo do Cálculo do ROAS: Uma empresa investiu R$ 10.000 em anúncios online (ads, patrocinado, tráfego pago) e obteve uma receita de leads, geradas exclusivamente desses anúncios, de R$ 100.000. Logo, temos um ROAS = (R$ 100.000 / R$ 10.000) x 100 -> R$ 10 x 100 = 1.000% ou 10.
O ROAS é uma métrica: um número usado para medir a eficácia das campanhas de anúncio online (Mídia Paga) no Marketing Digital. Na prática, o ROAS aponta o quanto o seu negócio lucrou em uma determinada ação publicitária em comparação com o quanto você gastou para rodá-la na Internet!
Qual é o ROAS ideal? Cada produto tem uma margem específica, portanto não é possível dizer exatamente o mínimo ROAS esperado, mas normalmente acima de 3 já costuma representar uma operação saudável. Valores em torno de 10 provavelmente são excelentes campanhas.
Para calcular o ROAS, você só precisa ter em mãos dados como receita e custos publicitários. Tendo isso, use a fórmula ROAS, que é a seguinte: ROAS = (Retorno conseguido com os anúncios pagos / Custos publicitários envolvidos) x 100.
Exibe o valor máximo do custo por ação que você está disposto a pagar por um item para o qual é possível fazer um lance, que é gerenciado por uma estratégia de lances com a meta de maximizar as conversões (CPA, na sigla em inglês). O CPA máximo mantém cada lance alto em um intervalo rentável.
Por outro lado, se o CPA foi baixo, então é sinal de que você está no caminho certo e as suas ações estão gerando bons resultados. Com isso, a empresa pode planejar melhor os seus investimentos em marketing digital, ao mesmo tempo em que avalia e otimiza as suas estratégias de atração e conversão de novos clientes.
Se sentir confiança para seguir em frente, comece direto pela CPA-20. Já se quiser se preparar com calma e, quem sabe, até mesmo conquistar os dois selos ao longo do tempo, escolha a CPA-10 e, posteriormente, a CPA-20. Ambas irão endossar as suas habilidades para lidar com o mercado financeiro.
Então, possuir CPA-10 é o primeiro passo em direção ao seu desenvolvimento profissional, já que este selo de qualificação acompanha oportunidades melhores, vagas mais atrativas e uma carreira brilhante em uma instituição bancária.