Quais são os 5 principais indicadores de manutenção?
MTBF, MTTR e outros indicadores de manutenção indispensáveis:
- MTBF: Tempo médio entre falhas;
- MTTR: Tempo médio para reparo;
- Disponibilidade;
- Confiabilidade;
- Backlog;
- CMF: Custo de Manutenção sobre Faturamento;
- CPMV: Custo de manutenção sobre valor de reposição;
- Distribuição por tipos de manutenção.
O que é MTTR e MTBF?
O que é MTBF e MTTR? MTBF significa Mean Time Between Failures, ou tempo médio entre as falhas. Já MTTR é a sigla para Mean Time To Repair, que pode ser traduzido como tempo médio de reparo. De maneira simplificada, é o tempo entre a falha e o momento em que o sistema volta a operar após a manutenção.Qual é o percentual de manutenção corretiva aceitável?
O máximo aceitável para esse indicador é 6%, isso no período de um ano. Então, no caso desse exemplo, podemos concluir que seria mais vantajoso para a empresa comprar um equipamento novo do que manter o ativo, pois os custos com manutenção não compensam financeiramente.O que é MDT na manutenção?
É o tempo médio que um equipamento fica inoperante devido a falhas ou manutenção. MDT = (Tempo total de indisponibilidade) / (Número de reparos realizados). É a porcentagem de falhas em um equipamento que são detectadas antes que causem interrupção ou dano.O que é KPIs? | EXPLICA ADM #9
O que significa a sigla MDT?
Também conhecido como MDT (sigla para Mechanical Diagnosis and Therapy ou Terapia e Diagnóstico Mecânica). É um método reconhecido internacionalmente de avaliação, tratamento e prevenção de dor na coluna, pescoço e extremidades, e tem como ideologia o autotratamento (participação ativa do paciente).O que é MDT empresa?
O MDT (Microsoft® Deployment Toolkit) 2013 permite automatizar a implantação de computadores em sua organização. Este documento fornece diretrizes sobre como planejar, compilar e implantar sistemas operacionais e aplicativos do Windows® usando o MDT 2013.O que é KPIs na manutenção?
Comumente chamados de KPIs, na sigla em inglês para Key Performance Indicators, os indicadores de manutenção propõem modelos que ajudam a prevenir e a lidar com os problemas mais diversos que possam existir dentro de uma organização.O que é FMEA na manutenção?
A FMEA, ou Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos, é um método que ajuda a identificar falhas, suas origens e as consequências. Quando aplicada corretamente, a técnica ajuda a reduzir a ocorrência de falhas, contribuindo para uma operação mais eficiente e confiável.O que é OEE na manutenção?
O que é OEE – Overall Equipment EffectivenessIsso quer dizer, quantos itens com a qualidade desejada o equipamento produziu, em comparação à sua capacidade total.
Como calcular o backlog?
Dessa forma, resumidamente o backlog é a soma de valores de Homem-Hora aplicadas em Ordens de Serviços, sejam elas planejadas, pendentes, programadas e executadas. Esse valor então é dividido pelo total de Homem-Hora, multiplicado pelo Fator de Produtividade.Como calcular MTTA?
Para calcular o MTTA, pegue o tempo entre o alerta e a confirmação de recebimento e divida pelo número de incidentes. Por exemplo: se houve 10 incidentes e um total de 40 minutos entre o alerta e a confirmação de recebimento para todos os 10, é só dividir 40 por 10, obtendo uma média de quatro minutos.O que é DF na manutenção?
Para Soeiro (2017), a Disponibilidade Física (DF) introduziu na manutenção informações que levaram a aferições do desempenho da disponibilidade do equipamento ou de toda a linha de produção.Quais são os 8 pilares da manutenção?
Os 8 pilares são:
- Manutenção Autônoma. ...
- Manutenção Planejada. ...
- Manutenção da Qualidade. ...
- Melhoria Contínua. ...
- Envolvimento da Gestão. ...
- Estratégia de Comunicação Abrangente e Mecanismo de feedback claro. ...
- Programas consistentes de treinamento e educação. ...
- Segurança no trabalho e questão ambiental.
O que é backlog na manutenção?
Backlog é um indicador de tempo. Consiste na soma de todas as tarefas pendentes de manutenção em determinado período de tempo, ou seja, em que quantidade de dias o seu efetivo de manutenção teria de trabalhar, para concluir todas as atividades de manutenção necessárias.Como calcular o hh de manutenção?
HH é a sigla para Homem Hora e é um indicador de manutenção de suma importância para calcular os custos na gestão de manutenção. Seu cálculo é simples: Basta fazer um levantamento de quantas horas de trabalho ou Homem Hora, foram investidos em cada tipo de manutenção.Quais são os 4 tipos de FMEA?
Existem quatro tipos de FMEA que podem ser aplicados dentro da empresa: FMEA de produto, FMEA de processos, FMEA de sistemas, FMEA de serviços e FMEA de softwares.O que é uma FTA?
A análise da árvore de falhas, também chamada de FTA (Fault Tree Analysis), é uma metodologia que usa diagramas para encontrar a causa raiz de um problema e assim buscar uma solução definitiva.O que é RPN?
O que é RPN – Risk Priority Number? O RPN, ou Risk Priority Number, é um indicador fundamental em uma análise de modos de falha e efeitos (FMEA). Ele determina o grau de risco associado a diferentes modos de falha, permitindo a priorização das ações necessárias para mitigar esses riscos.O que é hh na manutenção?
HH – Empregado por Tipo de ManutençãoHH é uma sigla para o termo Homem Hora. Para entender esse indicador, precisamos levantar o total de Homem Hora investido (isso pode ser controlado pelas ordens de serviço) e segmentar por tipo de manutenção aplicada.