A Cueca é um conjunto de estilos musicais e danças a estes associadas típica da Argentina, Chile e Bolívia. No Chile é considerada a dança nacional, assim oficialmente designada a 18 de setembro de 1979. Seu estilo é derivado da zamacueca peruana.
A roupa só começou a ser usada no século XVII. Mas a película de Mel Gibson acerta, ao menos, em mostrar uma coisa: os escoceses não costumam usar cueca por baixo do kilt. Depois que o saiote tornou-se obrigatório como uniforme do Exército, os soldados foram obrigados a não usar nada por baixo do pano.
Para falar cueca em português de Portugal usamos a palavra calcinha. A palavra calcinha é utilizada tanto para designar as roupas íntimas masculinas quanto as masculinas. Outra palavra que também pode ser usada para falar cueca é boxer.
A forma mais antiga de roupa íntima era a tanga. Na pré-história, as tangas eram usadas por homens e mulheres, feitas com tiras de tecido que passavam entre as pernas e eram presas na cintura.
Historicamente, as primeiras cuecas surgiram há 7 mil anos, quando o homem pré-histórico criou uma tanga de couro semelhante a uma fralda. Restos dessas peças primitivas foram descobertos por arqueólogos, dando uma noção de como os nossos antepassados começaram a cobrir suas “partes”.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
No Brasil, o aparelho que virou extensão do nosso corpo chama-se “telefone celular” ou, simplesmente, “celular”; em Portugal, atende pelo nome de “telemóvel”.
Ato obsceno é praticar uma ação de cunho sexual que ofende o pudor (a moral) da sociedade. Esse crime, além da multa, já gera também pena de prisão. Por exemplo, tirar a roupa no meio da rua é um ato obsceno. Mas a obscenidade não é apenas vinculada à nudez, e nem tudo que envolve nudez é obsceno.
O que significa andar com a cueca aparecendo nos Estados Unidos?
Nos Estados Unidos, um mito sobre a tendência afirma que ela teve origem nas prisões do país. Segundo a crença popular, presos supostamente usavam calças caídas com cuecas à mostra como sinal de disponibilidade para terem relações sexuais com outros homens.
O termo “Durex”, em muitos países de fala hispânica, está asociado a uma marca de preservativos. No entanto, no México durex é o que no cone sul se conhece como “cinta scotch”. Em Cuba é “escortei”, na Colômbia “cinta pegante”, na Venezuela “teipe” e na Espanha se fala “celo”.