Cultura é um termo com sentido amplo que pode indicar tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo.
A cultura pode ser definida como o conjunto de crenças, costumes, gastronomia, tradições, leis, linguagem, expressões artística, musical e literária de um povo. Ela é importante na luta contra a discriminação, na preservação da memória e formação crítica dos cidadãos.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas. Neste exame, a urina é inoculada em meio de cultura.
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos.
Cultura é o resultado de como as pessoas interagem entre si em um ambiente organizacional e como esse ambiente e as interações evoluem e se consolidam através de ritos, sentimentos, percepções, comportamentos e outras questões compartilhadas.
Ela ajuda as pessoas a se conectar, a aprender e a crescer juntas, além de promover a diversidade, a tolerância e a compreensão mútua. A valorização da cultura é fundamental para o desenvolvimento e o bem-estar de uma sociedade.
O que é cultura? A resposta envolve uma definição complexa. Trata -se do conjunto de conhecimentos, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo.
“Cultura é um conjunto de valores, crenças, costumes, hábitos e fatores históricos materiais e imateriais que permeiam, de forma dinâmica, a vida social. Ou seja, a cultura é construída ao longo de processos históricos e materiais de um povo, através de suas inter-relações e modos de vida.”(LARAIA, 1997).
Conhecendo a própria cultura, o individuo compreenderá a importancia de mante-la viva na memoria, protege-la e valorizar a cultura como forma de preservar o que somos, nossas caracteristicas, nossa identidade.
A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.
O termo “cultura” surgiu no século XIII e tem origem latina. Inicialmente, o seu primeiro uso era para designar uma parcela de terra a ser cultivada pelas pessoas que viviam no campo. Esses agricultores utilizavam técnicas como “rotação de cultura” em suas terras.
Tylor segundo a qual cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade".
De forma geral, a cultura é o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, abrangendo a língua, religião, culinária, hábitos sociais, música e artes.
O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.
Como dissemos, cultura é um conceito amplo. Ela se refere ao conjunto de tradições – religião, arte, culinária, costumes – e conhecimentos de um povo, de uma região ou de uma nação. Usamos essa palavra para descrever o conhecimento humano adquirido por meio da razão e do senso estético.
Resumo. As práticas culturais são consideradas verdadeiras interações sociais, que promovem a ação entre os grupos e fortalecem laços entre os participantes. Sabe-se que o contexto escolar favorece e muito a compreensão de opiniões e pensamentos e facilita aceitar o que é diferente.
Uma cultura é criada através de uma combinação de influências geográficas, históricas, religiosas, linguísticas, artísticas e sociais. A localização geográfica de um grupo humano pode moldar seus costumes e atividades econômicas.
A cultura desempenha um papel primordial na formação moral, intelectual e pessoal de cada pessoa. Ela oferece uma estrutura que permite a reflexão, o questionamento e o entendimento do mundo ao redor.
A palavra cultura é derivada de colere, do Latim, que significa “cuidar de”. A palavra arte é derivada de ars, do Latim, que significa “técnica”, “habilidade”. A cultura é comumente associada com diferentes tipos de artes, como a música, o teatro e a pintura.
A cultura é um traço em comum entre pessoas pertencentes a uma sociedade. A cultura é um conjunto complexo de criações humanas que moldam o perfil das diferentes sociedades. Um das características em comum de todos os agrupamentos humanos é a criação de cultura.