Rel No candomblé, ritual que consiste na oferenda de alimentos que as filhas de santo fazem aos seus orixás, no dia da semana que lhes é consagrado, seguido de cânticos e toques de atabaques. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Var : ossé .
OSÉ É UMA CONFRATERNIZAÇÃO ESPIRITUAL ENTRE AS PESSOAS E OS ORIXÁS. UM RITUAL DE OSÉ INCLUI A LIMPEZA DO ASSENTAMENTO, O PREPARO E A OFERENDA DOS ALIMENTOS DE CADA ORIXÁ, CÂNTICOS, DANÇAS E REZAS. É NECESSÁRIO LIMPAR O ASSENTAMENTO E O AMBIENTE ANTES DE REALIZAR A OFERENDA, E TAMBÉM TRES DIAS DEPOIS DELA.
Ossaim é um orixá venerado nas religiões de matriz africana, associado às folhas, ervas medicinais e cura. Essa divindade é detentora dos mistérios e segredos ocultos na natureza, sendo reverenciada por seu conhecimento profundo desses elementos.
Iaô significa “esposa do segredo”. E o “casamento”, começa com a “feitura” e se completa com os rituais de 7 anos. Durante quatro semanas de reclusão, o Iaô passa pela raspagem da cabeça, rituais de purificação e abstinências, rituais secretos e pequenas aparições internas, até a grande festa pública do “Dia do Nome”.
Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
Oçânhim, Oçãe, Oçãim, Oçanha, Oçanhe, Oçânim, Oçonhe, Ossanha, Ossaim ou Ossanhe (em iorubá: Ọ̀sányin) é o orixá das folhas sagradas, ervas medicinais e litúrgicas, identificado no jogo do merindilogum pelo odus Icá e ejilobom e representado material e imaterialmente pela cultura Jeje-Nagô, através do assentamento ...
Ọ̀ṣun (Oxum) é a Divindade das fontes, rios e cachoeiras. Na Nigéria é cultuada em um rio que têm o seu nome. É o Orixá da fecundidade e maternidade, que cuida das crianças desde a gestação até elas falarem. Ọ̀ṣun é a dona da riqueza, senhora do amor.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Rel No candomblé, ritual que consiste na oferenda de alimentos que as filhas de santo fazem aos seus orixás, no dia da semana que lhes é consagrado, seguido de cânticos e toques de atabaques.
Obrigações de YAWÔ Obrigação de um ano (odú Kíní) É às obrigações muito importantes é considerada como fim do resguardo do Iyawo após sua iniciação. Somente esta obrigação dará ao iniciado à liberdade de viver materialmente sem restrições na sociedade e no seu convívio familiar e pessoal.
Um dos métodos mais conhecidos e utilizados é o jogo de búzios. Nesse jogo, o babalorixá ou iyalorixá lança os búzios de forma ritualística e interpreta as posições em que caem, obtendo informações sobre o orixá pessoal do indivíduo.
Considerado o pai das plantas sagradas e milagrosas, Ossain é o Orixá da cura. Por ter o conhecimento e poder sobre qualquer vegetação, consegue a cura de todos os males de maneira natural. Dessa forma, é um Orixá que atua em trabalhos pela saúde e ajuda quem procura levar uma vida saudável.
Ossain (Ossanha) - É o orixá das plantas, detentor dos poderes de cura das folhas e ervas. Habita as florestas e tem uma perna só, como se fosse um tronco de árvore. Carrega uma ferramenta contendo sete lanças e o pássaro Eyê, representando o poder da floresta. Seu dia é quinta-feira, verde e branco suas cores.
Ossanha é uma Orixá cultuada no candomblé. Dentro desta religião, não existe cerimônia sem a presença da entidade, pois ela detém a força mágica das plantas necessária em todo ritual. Ossanha conhece o poder e a função de cada folha, e as plantas que devem ser usadas no tratamento de cada doença.
Os filhos do orixá Ossain são pessoas meticulosas, que normalmente nunca se deixam levar pela pressa ou pela ansiedade, pois são caprichosos, por isso; as profissões dos filhos deste Orixá são aquelas que não requeiram pressa. Em geral são indivíduos frequentemente interessadas em pesquisas e assuntos esotéricos.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.