O desconforto térmico é causado quando o corpo como um todo não está em equilíbrio com a temperatura em que está. E então é necessário que o corpo precise de uma termorregulação para assim estabilizar a temperatura corporal.
Se relacionarmos o efeito combinado entre a velocidade do vento e a temperatura do ar marcada pelos termômetros e a umidade ambiente, o calor ou o frio que sentimos é diferente do registrado nos termômetros. Essa combinação de fatores chama-se sensação térmica.
O que é conforto térmico no trabalho? Segundo a norma 55 da American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers (ASHRAE), o conforto térmico pode ser definido como “A condição da mente que expressa satisfação com o ambiente térmico”.
Basta pegar três vasilhas, colocar em cada uma delas água com temperaturas diferentes, depois colocar um braço na água fria e o outro braço na água quente. Assim que se acostumar com a temperatura, coloque os dois braços na água à temperatura ambiente, então você perceberá sensações diferentes em cada braço.
É quando o corpo tem que lidar com uma temperatura tão extrema que fica difícil de compensar. Pode ser muito calor ou muito frio. Temos vivido isso com cada vez mais frequência em diversas partes do planeta.
A irradiação térmica é um dos principais processos de transferência de calor, esse processo ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, uma vez que todos os corpos que se encontrem em temperaturas acima do zero absoluto emitem radiação térmica.
O comportamento térmico é caracterizado pela resposta física que a edificação apresenta quando submetida às solicitações do clima externo (variáveis climáticas) e às condições de uso dos ambientes, destacando-se a geração de calor interno advindo da presença de pessoas e equipamentos no interior dos ambientes.
Como ocorre a interpretação da sensação térmica pelo sistema nervoso?
A interpretação da sensação térmica pelo sistema nervoso envolve a detecção de temperatura pela pele, a geração de impulsos nervosos pelos receptores e a transmissão desses impulsos ao cérebro para interpretação.
A sensação térmica também considera combinações de elementos do clima como radiação, temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento.
Qual é a diferença entre temperatura e sensação térmica?
Segundo o órgão, temperatura real “é a medida do grau de agitação das moléculas do ambiente, verificada pelo termômetro”, enquanto temperatura aparente ou sensação térmica “é a percepção da temperatura real pelo corpo humano, influenciada pela umidade relativa do ar (UR)”.
O desconforto térmico ocorre quando esses mecanismos de regulação natural da temperatura corporal falham. Algumas combinações de esforço físico e de exposição ao calor podem levar esse desconforto ao estresse térmico dos trabalhadores.
Para o órgão, a temperatura nas empresas deve ser de 20ºC a 24ºC no verão e entre 23ºC e 26ºC no inverno. Então, no caso de o ambiente não ter ventilação natural, o ar-condicionado no trabalho deve respeitar os parâmetros da NR-17.
A NR17 do Ministério do Trabalho determina que a temperatura do ambiente de trabalho, onde deverão ser executadas atividades que se exige do intelecto, seja efetiva entre 20 e 23 graus celsius, com umidade relativa inferior a 40%.
Em geral, a temperatura ideal do organismo é entre 36°C e 37°C. Segundo estudos anteriores, essa temperatura se mantém quando o corpo está em uma zona termoneutra, ou seja, quando o ambiente está dentro de uma média de calor.
Então, por exemplo, se estiver fazendo 31 graus Celsius e a umidade relativa do ar estiver em 79%, a sensação térmica será de 41 graus Celsius. Quando o ar está seco, nós temos a sensação térmica de frio ou fresco. Quando está úmido, temos uma sensação térmica de calor.
Sensação térmica ou temperatura aparente é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar, e que pode diferir da temperatura real. Tal se deve a condicionantes climatéricos que afetam a transferência de calor entre o corpo e o ar: como são a umidade, a densidade e a velocidade do vento.
O cálculo da sensação térmica varia de acordo com cada serviço meteorológico. A fórmula tradicional envolve apenas a temperatura ambiente e a velocidade do vento. No entanto, outros fatores climáticos, como a umidade relativa do ar, também influenciam na temperatura aparente e podem ser incluídos na estimativa.
Porque algumas pessoas sentem mais calor do que outras?
“Pessoas que estão em um mesmo lugar podem ter sensações diferentes, uns tendem a suar mais, outros tendem a suar menos.” Uma pessoa acima do peso, por exemplo, tende a sentir um desconforto maior porque o corpo trabalha mais para regular a temperatura. As roupas escolhidas também influenciam.
O que influencia a sensação térmica de uma pessoa?
A sensação térmica depende de fatores como a temperatura real, a umidade do ar e a velocidade do vento. Temos sensação de “quente” quando nosso corpo recebe calor e sensação de “frio” quando nosso corpo cede calor. Assim, nossa percepção corporal de temperatura não é confiável para sabermos a temperatura do ambiente.
Sensação térmica ou wind chill, em inglês, é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento. Existem quatro tipos de transferência de calor de um corpo para outro, são eles: condução, evaporação, irradiação e radiação.
A condução térmica é o processo de transferência de energia térmica através de um meio material, sem transporte de matéria. A energia térmica ou calor se propaga de molécula para molécula do meio, sempre no sentido da temperatura mais alta para a mais baixa.
Existem diversas formas de aquecimento, sendo a condução de calor, o aquecimento por resistência elétrica e a injeção de vapor os métodos mais utilizados.