O descritor 18 do português se refere à habilidade de reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Ele envolve a compreensão de como a linguagem pode influenciar a interpretação e o significado de um texto.
D18 - Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). NÚMEROS E OPERAÇÕES: D19 - Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Já os descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área, de modo a facilitar a localização de dados em bases específicas.
Os descritores são termos padronizados por pesquisadores para identificar temas de artigos científicos. Ou seja: são palavras-chave determinadas a partir de critérios para indexar artigos. Isso significa que quando autores submetem artigos às revistas devem seguir critérios definidos para estipular as palavras-chave.
D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer a estrutura e a organização do texto e localizar a informação principal e as informações secundárias que o compõem.
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. FIQUE LIGADO! Você sabia que nos textos um mesmo tema pode ser abordado de diferentes formas?
A habilidade EF12LP18 consiste em: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
A escolha da leitura inferencial, na qual o leitor é considerado ativo, cobrada pelo descritor 2, deve-se ao seu papel na leitura significativa de um texto e na formação de leitores autônomos e proficientes.
Seu professor organizará a sala de forma que permita você e seus colegas fiquem confortáveis e consigam manter melhor contato visual. Durante 2 aulas você aprimorará seus conhecimentos sobre a habilidade do descritor 16 - identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
A última edição ocorreu em 2023, portanto, em 2024 não haverá aplicação do Saeb. Dessa forma, este é o momento de se debruçar sobre os resultados alcançados. É recomendado ainda verificar os resultados de anos anteriores, buscando compreender toda a trajetória de desempenho dos estudantes.
Descritores são termos padronizados definidos por especialistas para identificar assuntos publicados nos artigos científicos. Existe inclusive uma espécie de dicionário com esses descritores para que todos(as) os(as) pesquisadores(as) que forem fazer as buscas nas bases de dados utilizem os mesmos termos.
Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens das diferentes disciplinas. Cada descritor orienta a elaboração dos diferentes itens e, a partir das respostas dadas, verifica-se quais habilidades os alunos efetivamente desenvolveram.
Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.