A desnaturação é um processo no qual moléculas biológicas perdem suas funções, devido a alguma mudança no meio, seja ela altas temperaturas, variações de PH, entre outras. Esse processo acontece comumente com proteínas, nesse caso, as proteínas do ovo [1].
A desnaturação é um fenômeno no qual o estado inicial bem definido de uma proteína formada sob condições fisiológicas é transformado em uma estrutura final mal definida sob condições não fisiológicas, usando-se um agente desnaturante. Não envolve nenhuma mudança química na proteína.
Isso é a desnaturação das proteínas. Portanto, assim como o calor, o álcool também atua sobre a albumina presente na clara do ovo, causando a sua desnaturação proteica. O álcool, inclusive, pode ser usado como desinfetante porque ele penetra e dissolve permanentemente a estrutura proteica de uma bactéria.
São fatores que provocam a desnaturação: calor, radiações eletromagnéticas de certos comprimentos de onda (como as emitidas em um microondas ou os raios ultravioletas do Sol), ácidos e bases, solventes orgânicos, íons de metais pesados.
O que acontece quando mistura clara de ovo com vinagre?
Com a adição do vinagre, irá ocorrer a alteração na carga líquida da proteína de albumina, causando repulsão eletrostática e ruptura de algumas pontes de hidrogênio, ocasionando sua precipitação e desnaturação.
Nesta experiência, após a adição de álcool etílico, a mistura ficou esbranquiçada, porque a albumina é desnaturada pela adição de álcool etílico. A desnaturação é um processo no qual moléculas biológicas perdem suas funções, devido a alguma mudança no meio, seja em altas temperaturas, variações de PH, entre outras.
👉Você sabia que quando fritamos o ovo e sua clara muda de cor, ficando branca. 👉Isso ocorre porque no momento do aquecimento ocorre a aglutinação e precipitação da albumina, a proteína mais encontrada na clara do ovo.
A desnaturação das proteínas ocorre quando as suas estruturas secundárias, terciárias ou quaternárias são modificadas ou destruídas. Ouça o texto abaixo! No texto Estruturas das proteínas foi mostrado que as proteínas podem possuir estruturas primárias, secundárias, terciárias e quaternárias.
As variações de temperatura a que está sujeita pode prejudicar a qualidade do ovo ao longo do tempo. Além disso, há um maior risco de acidentes e quebra dos ovos quando são armazenados na porta. Retirar os ovos da embalagem original para acondicioná-los em um recipiente fechado.
Sabes porquê? O ácido do vinagre, chamado ácido acético, reage com bicarbonato de sódio, formando um gás chamando dióxido de carbono (CO2). O gás fica “preso” na clara de ovo, o que provoca a formação de uma grande quantidade de espuma.
O processo aqui é simples: basta colocar meio limão na água do cozimento dos ovos e, depois de cozidos, colocá-los em um banho de água fria. O ácido do limão junto com o choque térmico irá facilitar na hora de descascar o ovo, permitindo que isso seja feito de maneira muito mais rápida e prática.
Por que o ovo fica duro quando cozido, ao contrário das outras comidas, que amolecem? Quando ovo se agita dentro da água fervendo, a casca esconde a reação que ocorre por baixo dela: as proteínas do ovo se coagulam, isto é, suas moléculas ficam muito mais próximas umas das outras. Com essa união, o ovo endurece.
Quais os efeitos adversos do consumo excessivo de proteínas?
De acordo com o especialista, as proteínas animais estão associadas ao aumento da lipoproteína de baixa densidade, também conhecida como colesterol LDL, e também da inflamação crônica e estresse oxidativo, o que pode ser fator de risco para doenças cardiovasculares.
Qual a consequência da desnaturação sobre o valor nutricional das proteínas?
As proteínas geralmente precisam manter sua estrutura tridimensional enovelada para exercer adequadamente suas funções. A desnaturação refere-se à alteração na estrutura tridimensional de uma proteína, resultando na perda de sua forma e, na maioria dos casos, de sua função.
As claras dos ovos são desses ingredientes enaltecidos por quem quer trincar os músculos. Utilizar só essa parte do alimento seria vantajoso porque ela proporciona um bom montante de proteínas – a principal matéria-prima de bíceps, tríceps e afins–, e ainda contém poucas gorduras.
De maneira simples, a albumina é uma proteína que tem em sua composição aminoácidos. Ela é a proteína mais abundante no sangue humano e também é conhecida por estar em grande quantidade na clara do ovo. O fígado humano também é responsável por sintetizar a albumina.
Para uma dieta com controle de gordura, o ovo de galinha branco seria o ideal por ter menos gorduras totais e menos colesterol, mas é o que tem menos proteínas.
A diferença de cor entre ovos vermelhos e brancos não afeta sua qualidade nutricional, pois varia de acordo com a genética da ave. Além disso, todos os ovos começam brancos e mudam de cor durante o desenvolvimento, podendo ser encontrados em várias cores, incluindo creme, rosa, azul e verde.
Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade.
Adicionar sumo de limão ao preparar ovos fritos deixa o alimento mais macio e suculento. Isso acontece porque o ácido cítrico dilui as proteínas do ovo, permitindo que ele cozinhe de forma uniforme e adquira uma textura cremosa.
- Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico; - Haverá o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana; - A flutuação do ovo com casca é um fenômeno físico associado à formação de uma camada de bolhas na superfície.