Um quadro de Punnett ou quadrado de Punnett ou xadrez mendeliano, é um diagrama que permite determinar a herança genética resultada de um cruzamento entre pais. Este diagrama tem o nome do cientista Reginald Punnett que estabeleceu estes princípios.
O quadro de Punnett foi criado por Reginald Crundall Punnett e é uma boa ferramenta para determinar os genótipos esperados em um cruzamento. O quadro de Punnett é, sem dúvidas, uma das principais ferramentas para descobrir os genótipos esperados para um cruzamento.
O quadro de Punnett, criado por Reginald Punnett, é uma espécie de diagrama que permite determinar as frequências esperadas de um genótipo para um cruzamento.
O quadro é uma espécie de diagrama onde separamos os gametas de um genitor em uma linha e os do outro em uma coluna e fazemos a combinação de linhas e colunas a fim de observar os possíveis descendentes. Em cada quadradinho dos descendentes estaremos representando um possível cruzamento de um óvulo e um espermatozoide.
Em organismos homozigotos, temos “AA” ou “aa”. Já organismos heterozigotos são “Aa”. É importante salientar que para representar o heterozigoto, deve-se usar a letra maiúscula antes da minúscula.
Se fizermos um cruzamento entre um indivíduo aa e um Aa, teremos: 50% Aa e 50% aa, ou seja, 50% púrpura e 50% amarelo. Observe: Observe que 50% dos descendentes apresentam coloração amarela. Se fizermos um cruzamento entre um indivíduo Aa e um Aa, teremos: 25% AA, 50% Aa e 25% aa, ou seja, 75% púrpura e 25% amarelo.
Heredograma (do latim heredium, herança) é a representação gráfica das relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. Cada indivíduo é representado por um símbolo que indica suas características particulares e sua relação de parentesco com as demais [...]
Qual a porcentagem de descendentes AA nascidos de uma mãe AA?
(Fuvest) Qual a porcentagem de descendentes Aa nascidos de uma mãe Aa? Alternativa “b”. Independentemente do pai, os filhos Aa de uma mãe Aa representam 50% da prole.
Nos cruzamentos genéticos, as combinações alélicas que traduzem os fenótipos são chamadas de genótipos, e assim, as designações aa, Aa e AA representam os genótipos. Em cruzamentos de heranças monogênicas, nas quais existem relações de dominância, dois genótipos diferentes (Aa e AA) reproduzem fenótipos iguais.
Cruzamento é o método de acasalamento de indivíduos de raças ou grupamentos genéticos diferentes. Os produtos dos cruzamentos são conhecidos como mestiços.
Quando a ocorrência de dois eventos independentes não afeta a probabilidade de um sobre o outro, seja na matemática, seja na genética, utiliza-se a regra do E (multiplicação).
A única forma de se ter um indivíduo aa é se a mãe contribui com um gameta a e o pai contribui com um gameta a. Cada progenitor tem das chances de fazer um gameta a. Logo, a chance de uma prole aa é: (probabilidade da mãe contribuir a) x (probabilidade do pai contribuir a) = ( 1 / 2 ) ⋅ ( 1 / 2 ) = 1 / 4 .
Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.
Para organizar o fluxo das heranças genéticas, Mendel criou o heredograma. O heredograma é um quadro, similar a uma árvore genealógica, que demonstra as manifestações de fenótipos ou genótipos ao longo das gerações.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos. Essa molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice.
Exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito (glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o ...
Considerando, por exemplo, o alelo A para indicar a produção de melanina em seres humanos e o alelo a para indicar a ausência de produção, podemos representar os indivíduos homozigotos como AA ou aa. Isso significa que temos homozigotos recessivos (aa) e homozigotos dominantes (AA).
A geração parental é representada pelos pais, ou seja, os indivíduos que estão gerando a prole. Já a geração F1 representa a primeira geração de descendentes desses pais.
Um heredograma é um diagrama que representa relações familiares e padrões de herança genética ao longo de gerações. Ele utiliza símbolos padronizados, como quadrados para homens, círculos para mulheres e linhas para representar uniões e descendência.
Se a expressão de um traço requer apenas uma cópia do gene (um alelo), este traço é considerado dominante. Se a expressão de um traço requer 2 cópias de um gene (2 alelos), este traço é considerado recessivo. Uma exceção são as doenças ligadas ao X.
Genótipo é a composição genética formada pelo conjunto de alelos presentes em um indivíduo, que foram herdados de seus pais. O que é fenótipo? Fenótipo é o conjunto de traços (observáveis ou que podem ser mensurados) de um indivíduo.
No padrão de herança autossômica recessiva, para a característica ou doença se desenvolver é necessário que as duas cópias do gene estejam alteradas. Assim, pessoas que possuem uma cópia saudável são chamadas de portadoras, enquanto as que são afetadas pela característica ou doença, possuem as duas cópias alteradas.