método dialético, Vigotski pretendeu identificar as mudanças qualitativas do comportamento que se sucedem no decorrer do desenvolvimento biológico e a relação que ele estabelece com o contexto social, tendo suas atenções voltadas para o estudo das funções psicológicas superiores, típicas da espécie humana.
O que significa dialética na concepção vygotskyana?
O pensamento humano desenvolve-se num movimento dialético que tem o significado apreendido e internalizado como base para a compreensão de um novo conhecimento. Essa compreensão ocorre por meio da análise e da abstração, resultando numa síntese, portanto, um novo significado.
Conclui-se que a dialética na educação é a revelação do “óbvio”, o que significa dizer que o processo dialético tensiona a naturalidade hegemônica, quebrando o seu discurso estático, “socionatural”, esclarecendo que seu semblante apolítico, no fundo, é político.
Em oposição ao pensamento de senso comum a dialética se propõe a compreender a "coisa em si", construindo uma compreensão da realidade que considere a totalidade como dinâmica e em constante construção social.
O que é DIALÉTICA?║Conceito, definição, origem e muito mais
Quem é o pai da dialética?
Por pensar assim, Heráclito é considerado o “pai” da dialética. Existem divergências quanto à obra de Heráclito, pois os estudiosos convencionaram que ele teria escrito uma obra completa, chamada Sobre a natureza.
Educação dialógica é a educação que tem por base o diálogo. Defendida por Paulo Freire, tal modelo se opõe à "educação bancária" ou antidialógica, na qual o professor transmite conhecimentos, "faz depósitos" nos alunos, emite comunicados.
Investigando a dialética como o método que segue a Ideia do Bem, sendo ela o único meio de se alcançar o conhecimento verdadeiro sobre o mundo e a realidade das coisas. O filósofo, por excelência, exerce a dialética como método de apreensão para o conhecimento da realidade.
ação recíproca, unidade polar ou "tudo se relaciona"; 2. mudança dialética, negação da negação ou "tudo se transforma"; Page 2 3. passagem da quantidade à qualidade ou mudança qualitativa; 4. interpenetração dos contrários, contradição ou luta dos contrários.
método dialético, Vigotski pretendeu identificar as mudanças qualitativas do comportamento que se sucedem no decorrer do desenvolvimento biológico e a relação que ele estabelece com o contexto social, tendo suas atenções voltadas para o estudo das funções psicológicas superiores, típicas da espécie humana.
Quais são as principais características da dialética?
A dialética é, a princípio, um jogo de ideias, concepções ou palavras que resulta no embate por serem elas, entre si, diferentes. O resultado do embate de ideais diferentes pode proporcionar uma nova ideia. Dialética pode significar a arte de debater, de persuadir, tendo então uma estreita relação com a retórica.
Conta-nos a história que o inventor da dialética foi Zenão de Eleia, que produzia argumentos com base na oposição das teses levantadas por seus adversários com o intuito de refutar a noção de movimento, mostrando, assim, que seu mestre (Parmênides) estava certo ao dizer que o Ser é e o não Ser não é.
É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. Já a palavra Dialógica carrega em sua essência o significado de dialogismo, que consiste em construir uma reflexão sob a forma de diálogo.
A aprendizagem dialógica ocorre em interações que aumentam a aprendizagem instrumental, favorecem a criação de sentido pessoal e social, são guiadas por princípios de solidariedade e em que a igualdade e a diferença são valores compatíveis e, mutuamente, enriquecedores (Aubert et al., 2008: 167).
Na visão dialógica, o locutor constrói seu enunciado em função do interlocutor, que tem um papel ativo, constitutivo na formulação dos enunciados. Visivelmente, é o outro (interlocutor) quem condiciona o que o locutor diz e, desse modo, ambos são colocados no mesmo plano.
Se alguém publica um jornal e argumenta da mesma maneira que o Pravda, que não é analítico, ele será como uma criança de três anos de idade, que precisa de apoio em todos os lugares, na medida em que perdeu seu pensamento independente. Em tudo, é necessário apresentar dois métodos para comparação. Isso é dialético.
A visão dialética da educação é uma abordagem teórica que busca compreender e transformar o processo educacional a partir de uma perspectiva crítica. Ela valoriza a participação ativa dos alunos, a reflexão crítica e a conscientização, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados.
Para um dos filósofos mais influentes na carreira de Marx, Hegel, dialética é uma forma de pensar a realidade em constante mudança por meio de termos contrários que dão origem a um terceiro, que os concilia.
O Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.
Baseado na dialética de Hegel, segundo a qual o progresso das idéias se dá pela sucessão de três momentos -- tese, antítese e síntese --, o materialismo dialético pretende ser, ao mesmo tempo, o fim da filosofia e o início de uma nova filosofia, que não se limita a pensar o mundo, mas pretende transformá-lo.