A dicotomia é uma forma de polarizar os pensamentos entre “tudo” ou “nada”, refletindo uma limitação na flexibilidade que a pessoa apresenta ao ler o contexto. A pessoa dicotômica oscila entre a situação ideal e a situação indesejada, não considerando avanços entre elas.
Quando atribuímos o adjetivo dicotômico a alguma coisa, queremos dizer que ela pode ser dividida em duas outras, opostas e complementares. O dia e a noite, por exemplo, constituem uma dicotomia. Esse conceito é utilizado em várias áreas do conhecimento, como Biologia, Astronomia, Linguística e Filosofia.
As dicotomias são distinções amplas. O direito se vale de “lugares-comuns”, os chamados “topoi” (grego = lugar), com o objetivo de conceber problemas e procurar critérios norteadores. Existem “grandes dicotomias” que são utilizadas como uma organização coerente e sistematizada de determinada matéria.
O que significa dizer que o ser humano é um ser dicotômico?
Dicotomia significa dois tomos, ou seja, duas partes. O pensamento dico- tomista, também chamado de dualismo antropológico, é aquele defendido por teólogos e filósofos que creem que o homem é feito de duas partes. Uma delas seria a parte material e física, e a outra a parte imaterial e metafísica.
Sabemos que no Brasil, adotamos uma teoria dicotômica, onde o gênero que é a infração penal, é composto de duas espécies: o crime e a contravenção. Questiona-se: E quando falamos em delito, ao que nos referimos? Delito, em nosso país, é sinônimo de crime. Portanto temos apenas o crime e a contravenção penal.
O pensamento dicotômico é uma distorção cognitiva, ou seja, se configura enquanto pensamento equivocado diante de uma situação. É uma espécie de erro de raciocínio automático, que faz com que as informações sejam processadas de forma diferente do que realmente aconteceram.
As dicotomias seriam próprias da cultura e da vida em sociedade e não poderiam ser anuladas, sendo parte integrante da vida dos seres humanos, os quais reagiriam a elas de diversas formas. A principal dicotomia seria acerca da questão da vida e da morte.
Saussure (1973) deixou inúmeras contribuições, entre elas as famosas dicotomias: língua e fala, sintagma e paradigma, sincronia e diacronia, significante e significado.
Resumo. A dicotomia entre teoria e prática docente é um problema que tende a produzir uma prática educacional tradicional. Correntes pedagógicas contrárias a uma educação tradicional (construtivistas) defendem a co-participação de professores e alunos no processo educacional.
D icotomia é a divisão de um elemento qualquer em duas partes, geralmente contrárias, como a noite e o dia, o bem e o mal, o preto e o branco, o céu e o inferno. Com origem no grego dikhotomía, indica uma classificação que é fundamentada em uma divisão entre dois elementos.
Ela vem de duas raízes gregas: diche, significando “dupla” ou “em duas”; e temnein, significando “cortar”. Ela, portanto, sugere que a pessoa humana pode ser cortada em duas “partes”. Mas o homem nesta presente vida não pode ser separado dessa maneira.
Dicotomia é a visão teológica que entende o ser humano como composto por duas partes: corpo físico e alma (ou espírito). Essa visão é baseada em passagens bíblicas como Mateus 10:28.
Segundo ele, a dicotomia é uma forma de violência simbólica que tem sido utilizada para legitimar a dominação e a exclusão social. A dicotomia é uma forma de pensamento que divide a realidade em duas categorias opostas e distintas. É uma forma muito comum de pensar e classificar coisas em nossa sociedade.
Falsa dicotomia, falso dilema, pensamento preto e branco ou falsa bifurcação é uma falácia informal que descreve uma situação em que dois pontos de vista alternativos, geralmente opostos, são colocados como sendo as únicas opções, quando na realidade existem outras opções que não foram consideradas.