Disjunção, operador ou (em inglês: OR), é uma operação lógica utilizada em lógicas digitais e lógicas matemáticas. Seu operador é o símbolo ∨. Em algumas linguagens de programação, o operador normalmente é uma barra vertical (|), e em outras a disjunção é representada por duas barras verticais (||).
Representa proposições onde não se permite o mesmo valor lógico para ambas as premissas ao mesmo tempo. É representada por p⊻q simbolizando seu conectivo ou p, ou q. Podemos observar que p⊻q somente será verdadeira se p e q forem diferentes, ou seja, todos diferentes dá V.
Exemplo de disjunção: 'O Joaquim é português ou brasileiro'. Esta expressão pode ser entendida de duas maneiras: o sentido, se for exclusivo, significa Joaquim tanto pode ser português como brasileiro, mas não possui as duas nacionalidades.
Do latim disiunctĭo (“desunião”), disjunção é a ação e o efeito de desunir e separar. O conceito é usado em vários âmbitos, como a genética, a gramática e a filosofia. Na gramática, chama-se disjunção ou conjunção disjuntiva à palavra (ou ao conjunto de palavras) que indica uma alternância excludente ou exclusiva.
Ou exclusivo ou disjunção exclusiva é uma operação lógica entre dois operandos que resulta em um valor lógico verdadeiro se e somente se os dois operandos forem diferentes, ou seja, se um for verdadeiro e o outro for falso.
Uma conjunção só é verdadeira quando todas as proposições são verdadeiras. Uma disjunção só é falsa quando as duas proposições são falsas. Uma condicional só é falsa quando o antecedente é verdadeiro e o consequente falso. Uma bicondicional é verdadeira quando as duas proposições são verdadeiras ou falsas.
O operador lógico “ou” indica uma disjunção, e pode ser representado pelo símbolo “∨”. O valor lógico de uma proposição que usa esse conectivo, será verdadeiro quando pelo menos uma variável dessa proposição for verdadeira.
A Lógica dispõe de cinco tipos de conectivos e seus operadores: • Não (Negação), ¬ ; • E (Conjunção), /\; • Ou (Disjunção), \/; • Se – então (Condicional), ;e • Se e somente se (Bicondicional), .
❖ Negação da disjunção inclusiva: negar a primeira proposição (simples ou composta), depois colocar o conectivo ”e” e negar a segunda proposição (simples ou composta). Exemplo: A negação de: “O pássaro não voa ou não está doente” é “O pássaro voa e está doente”.
O que é tautologia? Tautologia refere-se a uma declaração ou proposição que é sempre verdadeira, independentemente das circunstâncias. Em lógica, uma tautologia é uma fórmula ou proposição que é verdadeira em todas as possíveis interpretações ou combinações de valores.
Para a disjunção ser verdadeira, basta que uma das duas proposições simples seja verdadeira (ou ainda as duas ao mesmo tempo) para que a proposição composta também o seja.
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma: Dedução corresponde a determinar a conclusão.
p → q, que se lê: “p condiciona q”, assume o valor lógico falso somente quando p for verdadeira e q for falsa e será verdadeira nos demais casos. Em uma condicional p → q, a proposiç˜ao p é chamada antecedente, premissa ou hipótese, e a proposiç ˜ao q é referida como consequente, conclus˜ao ou tese.
Disjunção, operador ou (em inglês: OR), é uma operação lógica utilizada em lógicas digitais e lógicas matemáticas. Seu operador é o símbolo ∨. Em algumas linguagens de programação, o operador normalmente é uma barra vertical (|), e em outras a disjunção é representada por duas barras verticais (||).
Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante. · LÓGICAS COMPLEMENTARES DA CLÁSSICA: Complementam de algum modo a lógica clássica estendendo o seu domínio. Exemplos: lógicas modal , deôntica, epistêmica , etc.
Retas Perpendiculares são retas concorrentes que formam ângulos retos (iguais a 90º). Utilizamos o símbolo ⊥ para indicar a perpendicularidade. Notação: r ⊥ s Lê-se: reta r perpendicular à reta s.
Quando um raciocínio pode ser falso segundo a lógica?
Se as proposições simples p, q possuem o mesmo valor lógico, simultaneamente, então a disjunção exclusiva será FALSA. E, caso elas apresentem valores lógicos distintos ao mesmo tempo, a disjunção exclusiva já será necessariamente VERDADEIRA.
A proposição lógica é definida como toda oração que declare algo, podendo ser valorada como verdadeira ou falsa, sem casos em que ela se encaixe nas duas opções. Dessa maneira, a frase deverá ter um sujeito e um predicado para que o candidato compreenda.