Dobramento Livre: O material é dobrado apenas pela aplicação de força manual ou mecânica. Nesse processo, a flexibilidade do material é explorada para que ele se dobre naturalmente sem a necessidade de dispositivos adicionais.
O processo de dobra diz respeito a processos deformação metálica desenvolvidos no âmbito industrial, com o intuito de propiciar a facilidade na criação de peças.
O ensaio de dobramento pode ser feito segundo três métodos: dobramento livre, dobramento semiguiado e dobramento guiado. O dobramento livre é realizado de forma que a força aplicada atua nas extremidades do corpo de prova e não no ponto onde ocorre o dobramento máximo.
Operação em que uma tira metálica é submetida a esforços aplicados em duas direções opostas para provocar a flexão e a deformação plástica, mudando a forma de uma superfície plana para duas superfícies concorrentes, em ângulo, com raio de concordância em sua junção.
Ensaios Mecânicos - Visualização Esquemática do Dobramento Livre
Quais são os tipos de dobramento?
Esses são os três principais processos de dobramento: guiado, semiguiado e livre. Cada um deles possui suas características e é aplicado de acordo com a necessidade da peça, o contexto de produção e os requisitos de precisão e repetibilidade.
O dobramento ocorre nos planos mediano e horizontal e é decorrente do rápido crescimento do embrião, particularmente do encéfalo e da medula espinhal. A velocidade de crescimento lateral do embrião não acompanha a velocidade de crescimento longitudinal, ocasionando o seu dobramento.
Os dobramentos são movimentos responsáveis pelo surgimento de regiões de grandes altitudes, das quais podemos destacar os Alpes, a Cordilheira dos Andes e do Himalaia, todas surgiram por meio do encontro entre duas placas litosféricas.
Qual é a diferença entre a estampagem profunda e o dobramento?
Enquanto as estampagens em corte e dobramento são realizadas a frio, a profunda pode eventualmente ser a quente, dependendo da necessidade. A estampagem da chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação; ou combinada.
O raio mínimo de dobra é expresso geralmente em múltiplos da espessura da chapa, ou seja, um raio de dobramento de 3s indica que o metal pode ser dobrado formando um raio de 3 vezes a sua espessura, sem que haja aparecimento de trincas.
Qual a principal diferença entre os ensaios de dobramento e flexão?
Quando esta força provoca somente uma deformação elástica no material, dizemos que se trata de um esforço de flexão. Quando produz uma deformação plástica, temos um esforço de dobramento.
Os dobramentos modernos – também conhecidos como cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos – são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta.
Os dobramentos modernos – também chamados de dobramentos terciários ou cadeias orogênicas – são um tipo de província ou estrutura geológica que, como o nome indica, possui uma formação recente.
As operações de estampagem podem ser resumidas em três básicas: corte; dobramento; embutimento ou repuxo. Enquanto as estampagens em corte e dobramento são realizadas a frio, a de repuxo pode eventualmente ser a quente, dependendo da necessidade.
A estampagem profunda é um dos tipos mais específicos de estampagem de metais. O processo visa a fabricação de componentes a partir de chapas metálicas, buscando sua conformação até chegar a peças ocas.
Dobra é a parte do material plano que é flexionada sobre uma base de apoio. Na ilustração ao lado vemos uma chapa presa a uma morsa de bancada sendo dobrada com o auxílio de um macete. Curvamento Curvamento é a operação feita pela aplicação de curva ao material produzido.
As dobras, chamadas também de dobramentos, se constituem a partir de gigantescas pressões que acontecem de maneira horizontal, exercendo uma grande força sobre rochas de composições mais frágeis, como por exemplo, as sedimentares, esse fenômeno propicia o enrugamento do relevo.
Dobras são ondulações tanto convexas quanto côncavas existentes em corpos originalmente planos, podendo ocorrer em rochas sedimentares, ígneas ou metamórficas. Em geral, a dobra é uma manifestação de deformação dúctil das rochas. As dobras são formadas por uma charneira que liga dois flancos com orientações distintas.
As dobras se formam sob condições variadas de estresse, pressão de poro e gradiente de temperatura , conforme evidenciado por sua presença em sedimentos moles, em todo o espectro de rochas metamórficas e até mesmo como estruturas de fluxo primário em algumas rochas ígneas.
Há dobramentos modernos no Brasil? O relevo brasileiro não apresenta dobramentos modernos. Como o território do Brasil está localizado no meio de uma placa tectônica, não ocorreu choque de placas no passado. Logo, não houve a formação deste tipo de estrutura de relevo.
Os somitos dão origem aos ossos e cartilagens do tronco, aos músculos esqueléticos e à derme da pele no lado dorsal do corpo. A padronização deles é responsável por grande parte da organização ântero-posterior do corpo.