O que é Docker e para que serve?
Com o Docker, os desenvolvedores podem combinar vários processos em um único contêiner. Essa flexibilidade permite construir uma aplicação que pode continuar funcionando enquanto uma de suas partes é desativada para atualização ou reparo.Como saber o host de um container Docker?
Para visualizar a lista de containers de um determinado Docker host utilizamos o comando docker ps. Esse comando é responsável por mostrar todos os containers, mesmo aqueles não mais em execução.O que é um ambiente Docker?
O que é isso? O Docker é uma plataforma de software para criar e executar contêineres do Docker. Um contêiner do Docker é uma emulação de uma instância do espaço do usuário, a parte do sistema operacional em que os processos do usuário são executados.Por que não usar Docker?
Uma possível desvantagem do Docker se encontra no fato de que, como este divide recursos entre outros containers e outros processos do sistema que o executa, uma aplicação que necessite por exemplo de um alto consumo de CPU terá seu desempenho prejudicado, comparado a executá-la em uma VM ou uma máquina comum.O mínimo que você precisa saber sobre Docker!
O que substitui o Docker?
Resumindo em uma linha: Podman é um concorrente do famoso e muito utilizado Docker. Essa ferramenta é um projeto livre e de código-fonte aberto, que tem como objetivo ser utilizado para desenvolver, gerenciar e executar contêineres no GNU/Linux.Qual problema o Docker resolve?
Uma das grandes vantagens do Docker está em resolver o problema de executar aplicativos em sistemas incapacitados, seja por incompatibilidade do sistema, ou pela falta de programas, binários, bibliotecas ou dependências necessárias para a execução do aplicativo.Quem usa Docker?
Com isso, desenvolvedores, sysadmin e até mesmo os DBA's usam docker em suas squads e projetos. O Docker é a terceira plataforma mais utilizada pelos desenvolvedores no mundo. Empresas como Microsoft, Google, Red Hat (IBM) começaram a utilizá-lo em meados de 2014.Quais são as limitações do Docker?
Desvantagens do DockerCompatibilidade: é possível usar containers Docker com muitos sistemas operacionais e tecnologias, mas algumas aplicações podem acabar não funcionando bem com containers e você vai precisar de configurações adicionais.
Quais são os casos de uso comuns para Docker?
O Docker é um software de código aberto usado para implantar aplicativos dentro de containers virtuais. A conteinerização permite que vários aplicativos funcionem em diferentes ambientes complexos. Por exemplo: o Docker permite executar o WordPress em sistemas Windows, Linux e macOS, sem problemas.Qual o IP do docker?
A rede confere ao container uma interface que faz bridge com a interface docker0 do docker host. Essa interface recebe, automaticamente, o próximo endereço disponível na rede IP 172.17.0.0/16.Como matar um docker?
Docker rmiFaça isso executando o comando docker images -a ou docker images . Depois disso, certifique-se de qual imagem deseja remover, para depois fazer isso executando o comando docker rmi <id-da-imagem> . Em seguida, confirme que a imagem foi removida listando todas as imagens e verificando.
Como saber se o docker está ativo?
Executando o DockerO nome da aplicação no sistema ficará como Docker mesmo. Você saberá que ele está em execução caso o ícone do Docker (uma baleia) esteja próximo ao relógio (System Tray).
Qual a diferença entre Docker e container?
Um contêiner do Docker é uma aplicação ou um serviço de software independente e executável. Por outro lado, uma imagem do Docker é o modelo carregado no contêiner para executá-lo, como um conjunto de instruções.Como iniciar um Docker?
Para iniciar um container Docker utilizaremos o comando abaixo com os parâmetros “-d” para o container ser executado em background e também o “-p” que indicaremos qual porta de acesso de nosso computador direcionará as requisições para a porta que configuramos no container.O que é Docker e Kubernetes?
Os contêineres do Docker são um processo por contêiner. O Kubernetes é, em especial, útil para equipes de DevOps, pois oferece descoberta de serviços, balanceamento de carga dentro do cluster, implementações e reversões automatizadas, autorrecuperação de contêineres que falham e gerenciamento de configuração.Qual é o propósito do Docker?
A tecnologia Docker oferece mais do que a habilidade de executar containers: ela também facilita o processo de criação e construção de containers, o envio e o controle de versão de imagens, entre outros. Os containers Linux tradicionais usam um sistema init capaz de gerenciar vários processos.Quando devo usar Docker?
O Docker é um recurso útil para quem trabalha com desenvolvimento de software e administração de sistemas. Afinal, trata-se de uma tecnologia de contêineres que ajuda a simplificar não apenas o desenvolvimento, mas também os testes e a implementação de aplicativos.Qual a vantagem de usar o Docker?
Com o Docker, você pode gerenciar sua infraestrutura da mesma forma que gerencia seus aplicativos e com isso reduzir significativamente o atraso entre escrever o código e executá-lo na produção. O Docker oferece a capacidade de empacotar e executar um aplicativo em um ambiente isolado denominado container.Quando não usar Docker?
Não use o Docker se você precisa de mais velocidadeOs contêineres do Docker são menores e exigem menos recursos do que uma máquina virtual com um servidor e um banco de dados. Ao mesmo tempo, o Docker usará tantos recursos do sistema quanto o agendador do kernel do host permitir.