Os dons espirituais são “habilidades” que são dadas por Deus para nós, a igreja. Eles são essenciais para o nosso crescimento individual e também de todo o corpo de Cristo. O apóstolo Paulo fala sobre eles em I Coríntios 12 de modo bem detalhado.
Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.
Um dom espiritual é o resultado do poder do Espírito Santo, agindo através de você. Por exemplo, não vou dizer que tocar violão é um dom espiritual que Deus me deu. Mas Deus me deu um talento ou uma facilidade para aprender a tocar.
Deus deu a cada um de nós dons de fazer bem determinadas coisas, de acordo com a sua graça. Assim, se Deus deu a você o dom de profetizar, então profetize, de acordo com a proporção da sua fé. Se tiver o dom de prestar serviço a outros, então sirva bem. Se alguém tem o dom de ensinar, ensine.
Atualmente, utilizamos o termo “dom” para designar as habilidades inatas de um indivíduo, ou uma habilidade natural para realizar determinadas atividades. Outro significado do termo é a extraordinária capacidade que algumas pessoas têm de realizar atividades cotidianas, a ponto de merecer uma homenagem especial.
Mas tirou a moeda da pessoa que não tinha procurado conseguir mais moedas (ver Mateus 25:14–29). Assim como o homem da parábola, o Pai Celestial deu a cada um de nós algo muito valioso — não foram moedas, mas habilidades especiais ou talentos, como cantar, demonstrar amor, correr ou ajudar os outros.
Descobrir seus dons espirituais envolve oração, estudo da Bíblia e a busca de orientação do Espírito Santo. Participar ativamente da vida da igreja e receber feedback de outros crentes também pode ajudar a identificar e desenvolver seus dons.
Se você está se perguntando sobre seu próprio dom espiritual, peça a Deus para começar a revelá-lo hoje a você. (Há várias pesquisas de dons espirituais que pode ajudá-lo a descobrir seu dom.) Se você ignorou ou esqueceu seu dom espiritual específico, peça a Deus que lhe mostre como usá-lo novamente para Sua glória.
1) O amor é superior a todos os demais dons (V 1-3): O apóstolo deixa claro que ainda que alguém falasse todas as línguas, dos homens e dos anjos, se não tiver amor de nada adiantará, mesmo que tivesse o dom da profecia, fé que transportasse montanhas, se não tiver amor, esta pessoa nada será.
O dom do Espírito Santo é um dos maiores dons que Deus nos concedeu. Por intermédio desse dom, podemos saber que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que Sua Igreja foi restaurada na Terra. Além disso, podemos ouvir os sussurros do Espírito Santo mostrando-nos o que devemos fazer (ver 2 Néfi 32:5).
Dons espirituais são bênçãos ou habilidades que nos são dadas pelo poder do Espírito Santo. Os dons do Espírito são dados para abençoar e beneficiar aqueles que amam o Senhor e procuram guardar Seus mandamentos (ver Doutrina e Convênios 46:9).
Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.
O DOM (Document Object Model) representa o mesmo documento para que possa ser manipulado. O DOM é uma representação orientada a objetos da página da web, que pode ser modificada com uma linguagem de script como JavaScript. Os padrões W3C DOM e WHATWG DOM são implementados na maioria dos navegadores modernos.
Se interpretarmos de uma forma mais ampla, os talentos se referem a todos os dons que Deus nos deu. Essa definição abarca todos os dons -- naturais, espirituais e materiais. Inclui, também, nossas habilidades e recursos naturais -- saúde e educação --, bem como nossas posses, dinheiro e oportunidades.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
Mas, além de derramar os 7 dons, o Espírito Santo também concede ao cristão 12 frutos, que são a Caridade, a Alegria, a Paz, a Paciência, a Benignidade, a Bondade, a Longanimidade, a Mansidão, a Fé, a Modéstia, a Continência e a Castidade.
O dom carismático da fé é o poder de Deus que nos move a uma confiança íntima de que Deus agirá. Essa confiança leva a uma oração convicta, a uma decisão, a uma firmeza ou a algum outro ato que libera a benção de Deus.