A nevralgia do grande occipital é uma forma de cefaleia intensa e debilitante que atinge a região posterior da cabeça — área que é inervada pelo nervo occipital. Afeta igualmente os homens e as mulheres e não tem uma idade preferencial de ocorrência.
A neuralgia do Occipital é uma dor aguda e lancinante que ocorre na área do nervo occipital, que é um nervo que se estende desde a base do crânio até o topo do pescoço. A causa exata da neuralgia do Occipital é desconhecida, mas acredita-se que possa ser devido a uma lesão no nervo ou a uma compressão do mesmo.
Os sintomas da neuralgia occipital incluem dor contínua, queimação e latejamento, com choque intermitente ou dor aguda que, geralmente, começa na base da cabeça e vai para o couro cabeludo em um ou ambos os lados da cabeça. Os pacientes, muitas vezes, têm dor atrás do olho do lado afetado da cabeça.
O nervo occipital fornece sensação a toda a parte de trás da cabeça e às orelhas. Na realidade, essa estrutura nervosa consiste em um grupo de nervos que surgem do topo da coluna e passam sob o músculo do pescoço, subindo pelo couro cabeludo até o topo da cabeça.
Existe a possibilidade de se fazer um bloqueio do nervo occipital, se for esse mesmo o diagnóstico. Existem neurologistas, neurocirurgiões, entre outros, que tratam desse seu problema.
DOR DE CABEÇA ATRÁS: NEURALGIA OCCIPITAL- GUIA COMPLETO !
Como desinflamar o nervo occipital?
O tratamento para Neuralgia occipital pode envolver o uso de medicamentos analgésicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, bloqueios nervosos, fisioterapia, acupuntura e abordagens terapêuticas complementares. Em alguns casos, cirurgia pode ser considerada.
Na nevralgia do grande occipital, a dor pode ser difícil de distinguir de outras cefaleias com uma localização semelhante. Assim, além da história e do exame clínico do doente, para identificar uma nevralgia do grande occipital pode ser necessário recorrer: A exames de imagem; A bloqueios nervosos com anestésico.
Geralmente, a dor começa na base do crânio (na nuca) e se estende para o couro cabeludo, podendo atingir um ou ambos os lados da cabeça. Episódios de dor intensa no paciente com neuralgia occipital podem durar de alguns minutos a alguns dias.
O lobo occipital é o principal centro de processamento visual. Ele está envolvido na determinação de cores, no reconhecimento facial, na percepção de profundidade, no processamento visuoespacial e até desempenha um papel na formação de memórias.
Lesões em várias regiões do lobo occipital podem levar a deficiência visual, convulsões focais e déficit sensitivo e/ou motor. Lesões no córtex visual primário levam à cegueira na área correspondente do campo visual. Lesões bilaterais no córtex estriado do lobo occipital podem levar à cegueira cortical.
Um tumor cerebral localizado no lobo occipital pode causar: Dificuldade de visão, para por exemplo, identificar de objetos ou cores; Perda de visão de um lado.
O occipital é um osso único localizado na face posterior da cabeça. Ele forma grande parte da porção basilar do neurocrânio e protege o cerebelo. O occipital é o único osso craniano que se articula com a coluna vertebral.
Muitas vezes, dor na nuca é problema relacionado a estresse e ansiedade. Além disso, pode indicar pressão alta (hipertensão arterial). Problemas de desgaste na coluna como artrite (inflamação aguda de uma articulação cervical ou artrose (desgaste crônico) da coluna são causas de dor na nuca.
Neuralgia ou nevralgia do nervo trigêmeo (NT) é conhecida como a pior dor mundo. É um tipo de dor extremamente violenta, repentina, que dura alguns segundos ou minutos e afeta um lado do rosto, causando profundo sofrimento e fazendo com que a pessoa pare tudo o que estiver fazendo pelas fortes rajadas de dor na face.
Dor de cabeça nesta região pode ser problema muscular, na coluna cervical, cefaleia, pico hipertensivo ou até mesmo meningite. São muitas as possibilidades. Porém, como não conheço o seu caso à fundo, sempre procure o seu médico de confiança para tirar dúvidas e ter um direcionamento personalizado para a sua saúde!
A função da parte frontal do músculo occipitofrontal é elevar as sobrancelhas e enrugar a pele da testa, enquanto a da parte occipital é retrair o couro cabeludo.
A junção craniocervical consiste no osso que forma a base do crânio (osso occipital) e as duas primeiras vértebras da coluna vertebral (que estão no pescoço): atlas e eixo.
Por exemplo, embora o lobo occipital seja essencial para o processamento visual, partes dos lobos parietal, temporal e frontal, em ambos os lados, também processam estímulos visuais complexos.
"Ela pode ter causas variadas, que vão desde lesões traumáticas acompanhadas ou não de fraturas, tensão muscular excessiva, compressão dos nervos occipitais ou de raízes nervosas por alterações degenerativas da coluna cervical como a hérnia de disco cervical e até condições inflamatórias como alguns tipos de arterites ...
Bastante comum, a dor de cabeça na nuca pode indicar diversos problemas de saúde. No entanto, também surge devido a questões como tensão na região cervical e má postura. Na maioria das vezes, não deve ser motivo de preocupação. Mas, vale a pena procurar ajuda médica se o sintoma persistir e atrapalhar a rotina.
Quanto tempo dura o efeito do bloqueio do nervo occipital?
O período de tempo antes do reaparecimento dos sintomas também pode variar amplamente, durando apenas alguns dias para algumas pessoas, mas meses para outras.
O osso occipital, Os occipitale em latim, é um osso ímpar, mediano, simétrico e plano (chato) localizado na região posterior e média do crânio, formando a base deste e a parte posterior da calota craniana.
A especialidade mais indicada para o tratamento da neuralgia do trigêmeo é a neurologia e a neurocirurgia. Os cirurgiões que atuam em cabeça/pescoço e base de crânio, nesses casos os otorrinolaringologistas e bucomaxilofaciais, também são adequados.