O s receptores à dor distribuem-se pràticamente em todos os tecidos do corpo e, de acôrdo com sua localização, dão origem a duas classes de dor: somática e visceral. A dor somática compreende a superficial (ou cutânea) e a profunda (originada em músculos, tendões, articulações e fascias).
Bem localizada e relatada como picada, pontada, queimor, sempre de acordo com causa. Em geral, surge de trauma, resposta inflamatória, queimadura. Dor Somática Profunda: dor decorrente de ativação de nociceptores de fáscias, músculos, tendões, ligamentos e articulações.
Qual a diferença entre dor somática e dor visceral?
Entre as classificações possíveis para a dor crônica estão a somática, que é desencadeada por dano ou lesão em pele, subcutâneo, músculos, ossos articulações, entre outros... E a dor visceral, que tem como causa dem origem nas vísceras do tórax, abdome e pelve.
Essa dor pode ser somática quando ocorre no sistema osteomuscular, pele ou mucosas. Neste caso, o estímulo doloroso é facilmente localizado, de modo que a mesma irá responder bem a analgésicos comuns e opioides.
CLASSIFICAÇÕES DA DOR | TIPOS DE DOR | MK Fisiologia
Qual é a dor mais forte do mundo?
Após quatro anos, centenas de idas e vindas ao hospital e diversos exames, Caroline foi diagnosticada com neuralgia do trigêmeo, doença conhecida por ter "a pior dor do mundo". A neuralgia do trigêmeo é uma doença em que há uma disfunção do nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade do rosto.
Segundo a definição freudiana, "por fonte (Quelle) da pulsão entendemos o processo somático que ocorre em um órgão ou em uma parte do corpo e do qual se origina um estímulo representado na vida psíquica pela pulsão" (FREUD, 1911-1915/2004, p. 49).
A Educação Somática é um campo teórico-prático composto de diferentes métodos cujo eixo de atuação é o movimento do corpo como via de transformação de desequilíbrios mecânico, fisiológico, neurológico, cognitivo e/ou afetivo de uma pessoa.
A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.
A dor irradiada se refere à dor que ocorre quando os nervos estão inflamados ou danificados. Isso pode acontecer devido a uma lesão, cirurgia, ou outras condições que causem o problema. Quando os nervos são danificados, eles podem enviar sinais de dor a outras partes do corpo.
A dor somática superficial é iniciada por estimulação de nociceptores localizados em estruturas superficiais, como a pele, sendo uma dor bem localizada e bem definida.
Abrahão foi categórico em dizer que a depressão é a pior dor que um ser humano pode sentir; e que é frequente nos consultórios relatos de pacientes que não querem mais viver.
Qual é a dor mais intensa que o ser humano pode sentir?
Neuralgia do trigêmeo é uma doença milenar que acomete indivíduos de ambos os sexos e tem predomínio em pessoas acima dos 50 anos. A dor decorrente da doença do nervo é extremamente intensa, sendo uma das piores experiências que o ser humano pode vivenciar.
Psicologicamente, a dor emocional é o sinal que algo está sendo tão estressor que necessita ser mudado. Essa é uma das dores mais difíceis para o ser humano, porque ela não se localiza neste ou naquele órgão, mas no corpo todo.
Transtorno de sintoma somático é caracterizado por múltiplas queixas físicas persistentes que estão associadas a pensamentos, sentimentos e comportamentos excessivos e mal-adaptativos relacionados a esses sintomas.
O sistema nervoso somático é composto por nervos que ligam o cérebro e a medula espinhal aos músculos controlados por esforço consciente (músculos voluntários ou esqueléticos) e aos receptores sensitivos da pele.
Nos exercícios somáticos soltamos o corpo, mantendo os grupos musculares, articulações e ligamentos num estado de tensão e saúde perfeitos, com elasticidade e força. Os movimentos conscientes são fundamentais para a recuperação da saúde e para a manutenção de uma boa qualidade de vida.
A pessoa com o transtorno de sintomas somáticos fica preocupada com seus sintomas físicos, sobretudo com a gravidade que podem ter. Para essas pessoas, as preocupações quanto à saúde são geralmente o foco principal da vida e, às vezes, elas não conseguem pensar em mais nada.
O que são células somáticas? De forma generalista, todas as células de um organismo multicelular se chamam de células somáticas, com exceção dos gametas (células reprodutivas). Assim, as células somáticas representam todas as células do corpo que possuem o conjunto gênico completo, denominadas como diplóides.
A morfina pode acelerar a morte? A morfina não acelera a morte, trata-se de um mito comum a respeito do uso da medicação, por ser muito utilizada em tratamentos paliativos. A morfina traz mais conforto ao paciente com dor, diminuindo o desconforto por horas, inclusive em casos graves.
A dor nociceptiva pode ser causada pelo câncer se espalhando para os ossos, músculos, articulações ou algo que bloqueie um órgão ou vasos sanguíneos. Dor neuropática – causada pela lesão efetiva de nervos; muitas vezes descrita como uma sensação pesada, de queimação, ou de dormência.
Dados da Associação apontam que cerca de 50% dos pacientes oncológicos apontam ter dor na época do diagnóstico do câncer, se a doença estiver com fase inicial. Caso ela esteja em estágio avançado, aumenta para 75% dos pacientes. E a dor em sobreviventes do câncer chega a 33%.