O Que é a DRE e para que serve?
A Demonstração do Resultado do Exercício é um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com ela, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.O que é DRE exemplos?
O DRE é uma ferramenta que permite calcular o desempenho financeiro da empresa em um determinado período, seja mensal ou anual, para determinar se houve lucro ou prejuízo. Para fins de divulgação legal, ele engloba o período correspondente ao ano fiscal, geralmente de janeiro a dezembro (12 meses).Qual é o objetivo principal da DRE?
A DRE permite uma análise detalhada da situação financeira, identificando pontos fortes (receita) e fracos (gastos) do negócio, proporcionando ao dono do negócio reavaliar sua margem de lucro, eficiência operacional e como garantir a sustentabilidade financeira da empresa.Como se faz uma DRE?
Quais são os passos para elaborar uma DRE?
- Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
- Calcular a Receita Líquida. ...
- Descobrir o Resultado Bruto. ...
- Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
- Conhecer o Lucro Líquido. ...
- Conseguir o Resultado do Exercício.
Finanças na Logística (DRE)
Como o DRE deve ser elaborado?
De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...Como calcular o DRE de uma empresa?
1. Demonstração do Resultado do Exercício Simples. Como o próprio nome sugere, a Demonstração do Resultado do Exercício Simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro.Como saber se a DRE está correta?
Análise vertical da DREAo realizar uma análise vertical, você pode calcular qual foi o percentual de cada uma das despesas, receitas ou custos em relação ao faturamento bruto. Dessa forma, será possível notar de forma rápida e eficaz quais despesas contribuíram para reduzir o lucro do período, por exemplo.
Quem pode fazer DRE?
O DRE é um relatório contábil que mostra se um negócio teve lucro ou prejuízo durante determinado período. Ele é obrigatório e deve ser feito anualmente, além de exigir a assinatura de um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).Quais receitas entram na DRE?
Estrutura da DRE
- Receita Bruta.
- (-) Deduções e abatimentos.
- (=) Receita Líquida.
- (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
- (=) Lucro Bruto.
- (-) Despesas com Vendas.
- (-) Despesas Administrativas.
- (-) Despesas Financeiras.
Onde fica o ICMS na DRE?
A última dedução são os impostos gerados pela venda. Aqui entram, por exemplo, o pagamento do Simples Nacional, ICMS, PIS/COFINS e ISS.Como entender o DRE de uma empresa?
Como interpretar o DRE Gerencial
- Análise vertical: compara os valores linha a linha, considerando as linhas maiores como o valor total, e as linhas menores como uma porcentagem do total.
- Análise horizontal: compara os valores mês a mês, para ver evolução ou contração daquela linha.
Onde fica o lucro líquido na DRE?
Lucro líquido representa a diferença entre todas as receitas e os gastos necessários para que a empresa se mantenha em atividade. Isso inclui ainda a dedução tributária. Para se chegar ao lucro líquido a fórmula é simples: lucro líquido = receitas – custos – despesas.Como ver o DRE de uma empresa?
pelo site da própria empresa; pelo site do Banco Central do Brasil; pela consulta na versão digital do Diário Oficial; pelo portal E-Diário.Qual a diferença entre o Balanço Patrimonial e a DRE?
Enquanto o balanço patrimonial apresenta a situação financeira da empresa no exercício fiscal, o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) apresenta o desempenho financeiro da empresa em um período específico, que pode ser ou não o exercício fiscal, podendo ser um período menor.O que são despesas financeiras no DRE?
São os gastos ou receitas referentes às atividades financeiras da empresa. São as receitas de juros cobrados dos clientes, descontos obtidos de fornecedores, variações cambiais positivas e Receitas com Rendimentos de Aplicações Financeiras ocorridas no período.Qual a principal função do DRE?
Traduzindo, DRE nada mais é do que um relatório que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.Como classificar as despesas em um DRE?
Existem duas formas de análise das despesas na DRE, quais sejam: método da natureza da despesa e método funcional. Segundo o CPC 26, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.Como analisar a DRE de uma empresa?
Como fazer um DRE?
- Listar todas as fontes de receita da empresa;
- Calcular o custo dos produtos/serviços vendidos;
- Subtrair o CPV das receitas para calcular o lucro bruto;
- Listar todas as despesas operacionais;
- Subtrair as despesas operacionais do lucro bruto;
- Listar todas as despesas financeiras;
Como identificar o faturamento na DRE?
1) Para consultar o faturamento na DRE, acesse “Contabilidade > DRE”, informe o modelo a ser utilizado, filtre pelo intervalo de datas e veja a linha “(+) Receita Vendas”.Como saber se a empresa teve lucro ou prejuízo?
Subtraia as despesas da receita e você obterá o lucro líquido da sua empresa – será um lucro ou uma perda. Quando sua receita é superior às suas despesas, você obtém lucro. Por outro lado, quando suas despesas forem maiores que sua receita, você verá uma perda.Quais são os indicadores do DRE?
Vamos a alguns indicadores financeiros que precisam conter em uma análise DRE:
- 1 – Lucratividade. Basicamente, os cálculos são simples. ...
- 2 – Ponto de Equilíbrio. ...
- 3 – Margem de Contribuição. ...
- 4 – Retorno sobre Patrimônio Líquido. ...
- 5 – Ticket Médio.
Como fazer um DRE simples?
Como fazer DRE?
- Definir o período: é preciso definir qual será o período a ser avaliado na DRE, que geralmente é um ano fiscal da empresa.
- Identificar as receitas: é necessário identificar todas as receitas obtidas pela empresa durante o período selecionado, como vendas de produtos ou prestação de serviços.
Como montar uma DRE do zero?
PASSO A PASSO - Como montar um DRE do zero
- Levantamento das informações de receitas e deduções. Se você utiliza um sistema de gestão: ...
- Levante o valor dos impostos. Se sua empresa é do regime lucro real ou presumido: ...
- Informe seu custo de venda. ...
- Levante suas despesas. ...
- Resultado. ...
- Revisão e análises.