O que é a enunciação?
O termo enunciação refere-se à atividade social e interacional por meio da qual a língua é colocada em funcionamento por um enunciador (aquele que fala ou escreve), tendo em vista um enunciatário (aquele para quem se fala ou se escreve). O produto da enunciação é chamado enunciado.O que são modos de enunciação?
Quando alguém "pega a palavra", implícita ou explicitamente dizendo “eu”, coloca imediatamente em cena outro alguém que, como seu interlocutor, o ouve ou irá lê-lo. Essa cena, que se repete recorrentemente em qualquer sociedade, com a utilização de qualquer língua, constitui a enunciação.Quais são as categorias da enunciação?
A enunciação é a instância que permite a passagem da língua para o discurso. Ela engloba as categorias de pessoa, de tempo e de espaço, que, por sua vez, constituem-se na e pela enunciação.O que é enunciação para Benveniste?
Diz ele: “A enunciação é este colocar em funcionamento a língua por um ato individual de utilização” (Ben- veniste 1989: 82). E acrescenta, logo adiante: “Este grande processo [a enunciação] pode ser estudado sob diversos aspectos” (Benveniste 1989: 82).ENUNCIADO e ENUNCIAÇÃO: entendendo as diferenças (A ordem do discurso, de Michel Foucault)
O que é função enunciativa?
No capítulo seguinte, Foucault (2008) afirma que “a função enunciativa” se relaciona a quatro características intrínsecas ao enunciado, a partir das quais se pode determinar a existência de um enunciado em uma dada materialidade. São elas: o referencial, a posição-sujeito, o campo associado e a existência material.O que é agenciamento coletivo de enunciação?
O agenciamento é formado pela expressão (agenciamento coletivo de enunciação) e pelo conteúdo (agenciamento maquínico) (DELEUZE; GUATTARI, 1995). Trata-se de uma correlação entre duas faces inseparáveis. A expressão refere-se ao conteúdo sem descrevê-lo ou representá-lo, mas intervém nele.Qual a teoria de Benveniste?
Nesse sentido, Benveniste postula que há dois aspectos a partir dos quais esse processo pode ser examinado: a realização vocal da língua, que é a mais perceptível e direta, seguida pelo seu mecanismo de produção.O que é locus de enunciação?
O lócus de enunciação remete a um espaço sócio histórico de enunciação, a partir do qual os sujeitos subalternizados, no âmbito da colonialidade/modernidade, podem alcançar representatividade e, consequentemente, instaurar uma perspectiva outra de conhecimento como enunciadores.O que é análise enunciativa?
Em uma análise enunciativa, consideramos o fato de o locutor mobilizar a língua de determinado modo para convertê-la em discurso.Quais são os dois elementos da enunciação?
Espaço da enunciação e contexto.Quais são os tipos de enunciados?
Os cinco tipos de frases são: declarativas, imperativas, interrogativas, exclamativas e optativas.O que é tempo de enunciação?
Tempo da enunciação Corresponde à época em que os fatos são narrados. OBS.: Em um livro de memórias, como Um trem de janelas acesas, de Teresa Noronha, o tempo do enunciado é DIFERENTE do tempo da enunciação.Quem enuncia?
Quem enuncia/ produz o enunciado.O que é voz enunciativa?
As vozes enunciativas presentes nos textos são formas de expressões que autor pode utilizar para fazer a junção do seu mundo empírico para o mundo discursivo da linguagem, onde a sua voz de autor sai, e entre em cena o narrador ou o expositor, em linhas gerais, como diz Bronckart (1999, p.O que é lugar de enunciação?
O espaço de enunciação é um espaço político, no sentido em que venho considerando o que seja o político. Considero o político no sentido em que o utilizei esse termo em Guimarães (2002).O que é posicionamento enunciativo?
Posicionamento enunciativo ou discursivo ou ponto de vista de enunciação é a perspectiva ideológica que orienta a fala de toda voz textual.O que é linguística de enunciação?
A linguística da enunciação interessa-se pelo ato de tomada da palavra, entendendo que a língua fornece um sistema formal de base (um conjunto de normas) que o falante, quando a utiliza, arranja num estilo particular (renormaliza).O que é teoria da enunciação?
É uma operação pela qual a instância da enunciação projeta fora dela as categorias ligadas a sua estrutura de base (a pessoa, o tempo e o espaço) para constituir os elementos sobre os quais se assenta o enunciado- discurso. Dessa forma, ela povoa o enunciado de pessoas, temporaliza-o e espacializa-o.O que é a linguagem para Benveniste?
A linguagem para Benveniste é o próprio uso da língua, o emprego de seus signos na constituição dos discursos. A semiose seria o resultado do uso da linguagem, e por essa via ocorreria a constituição do social e do humano.O que é enunciado segundo Benveniste?
O conceito de enunciadoPara o autor, a enunciação é “colocar em funcionamento a língua por um ato individual de utilização” (BENVENISTE, 2006, p. 82). Tal ato introduz, em primeiro lugar, o locutor, ou seja, o “eu”, como parâmetro nas condições necessárias da enunciação.