Lesões vasculares gástricas: ectasia. Ectasia vascular antral gástrica (síndrome GAVE) é uma malformação vascular adquirida no antro gástrico que consiste em vasos tortuosos e dilatados, distribuídos em faixas raiadas a partir do piloro, semelhante a superfície de uma melancia.
A causa mais comum do estreitamento do esôfago é a cicatrização do esôfago devido ao refluxo de ácido em pacientes com Doença de Refluxo grave. O paciente que tem uma parte do esôfago estreita tem problemas para engolir, sente que a comida fica presa, causando dor.
A ectasia do ducto mamário é uma doença relativamente comum e que pode ser incômoda, mas não é grave. Essa é uma condição em que um (ou mais) ducto (s) de leite da mama se alarga(m), tornando as paredes mais espessas e gerando acúmulo de fluido nessa região.
Ectasias vasculares (angiodisplasias, malformações arteriovenosas) são vasos dilatados e tortuosos que tipicamente se desenvolvem no ceco e colo ascendente. Ocorrem principalmente em indivíduos com > 60 anos de idade e são a causa mais comum de sangramento gastrointestinal nesse grupo etário.
A ectasia da aorta caracteriza-se por uma dilatação da artéria aorta, que é a artéria através da qual o coração bombeia o sangue por todo o corpo. Esta condição é geralmente assintomática, sendo diagnosticada, na maior parte dos casos, durante exames de rotina.
A maioria dos casos de ectasia ductal é tratada com sucesso sem a necessidade de intervenção cirúrgica. No entanto, é importante realizar um acompanhamento médico regular e procurar atendimento médico se os sintomas persistirem ou piorarem.
Olá! Ectasia é todo aumento de uma estrutura comparado à média para aquele indivíduo, levando em consideração a sua superfície corpórea. Para considerar um Aneurisma, esse aumento tem que ser de (a partir) 1,5 vez. No seu caso, discreta ectasia é um pequeno aumento do que seria considerado "normal".
Controlar bem a pressão, parar de fumar, controlar o colesterol e o peso são condutas que ajudam a "não deixar a aorta dilatar mais". Porém, o mais importante é o acompanhamento com o especialista.
Ectasia é um aumento da artéria, inferior à 50%. Quando passa disso, denominamos aneurisma. Além do aumento em maior proporção, podem aumentar os riscos também.
A Ectasia da Aorta pode desencadear a formação de aneurismas, bolsas enfraquecidas na parede da aorta, apresentando riscos de rompimento e hemorragia. Comprometimento Cardiovascular: A dilatação da aorta pode afetar pressão sanguínea e o fluxo sanguíneo, impactando o sistema cardiovascular.
A dilatação torna a passagem dos alimentos e da água para dentro do estômago mais fácil. Esta é geralmente uma forma simples de tratamento porém se não for bem sucedida, uma cirurgia pode ser necessária. A cirurgia é uma forma muito mais extensa de tratamento, com um tempo de recuperação mais longo.
Em alguns casos, a estenose causa acúmulo de líquidos e alimentos, que podem causar mau hálito e regurgitação. Podem ocorrer episódios de impactação alimentar, em que o alimento pára dentro do esôfago e o paciente não consegue engolir. O emagrecimento ocorre como conseqüência da dificuldade de alimentação.
A esofagite consiste em uma condição de irritação e inflamação do esôfago, órgão que liga a boca ao estômago para condução dos alimentos. Essa inflamação pode gerar sintomas muito desagradáveis, como dor ao engolir e azia, e pode levar a complicações graves se não tratada.
A ectasia ânulo-aórtica é lesão cujo tratamento preferencial compreende a substiuição da aorta ascendente dilatada por tubo sintético, acompanhada da substituição da valva aórtica.
A ectasia (aumento do calibre da aorta) pode ser acompanhada com periodicidade (anual ou semestral) que leva em conta alguns detalhes dos exames de rotina. Caso esse crescimento (ou a velocidade com que ele ocorre) atinja determinados valores, em geral próximo de 5 cm, pode preocupar mais.
INTRODUÇÃO: As ectasias vasculares são dilatações de vasos já existentes no cólon que levam a lesões não neoplásicas, as quais não possuem características proliferativas ou regenerativas e, em maioria, são adquiridas com a idade.
b) - Ectasias - Trata-se, aqui, de dilatações do esofago desde a boca até o cardia. Quando, como causa, pensamos num cardioespasmo, então denomina-la-emos assim.
A Ectasia Vascular do Antro Gástrico (EVAG) é uma condição rara associada à hemorragia digestiva e anemia significativa. Acomete principalmente idosos e mulheres. É considerada uma anormalidade adquirida, resultando em ectasia da mucosa e da microvasculatura gástrica e é identificada na endoscopia digestiva alta (EDA).
“Ectasia compensatória do sistema ventricular supratentorial” → bastante comum e normal em pessoas idosas, significa que naturalmente o líquido que há em nosso cérebro aumentou em quantidade, pois nossa massa cerebral reduz com o tempo.
Definição. O aneurisma é definido como uma dilatação focal de uma artéria, apresentando aumento de mais de 50% em relação ao diâmetro normal do vaso. Quando esse aumento não alcança 50% do diâmetro original, trata-se de ectasia.
A ectasia ductal é uma dilatação dos canais (ductos) mamários principais, que ficam logo atrás do mamilo. Geralmente é de origem inflamatória e não se relaciona com aumento de risco para câncer. A paciente pode ser assintomática ou apresentar secreção pelo bico do peito de aspectos variáveis.