Mais ainda, certos termos são idênticos e alguns deles têm o mesmo significado nessas duas línguas: edi (ânus), ekê (mentira, truque), erê (espírito infantil, menino, criança), odara (bom, bonito) e muitos outros.
ECHÉ – Oferenda feita com as vísceras dos animais consagrados a seus respectivos Orixás. EDAM – A cobra de Oxumarê. EDÉ – Cidade da Nigéria que cultua Eguns. EDI – Ânus.
Edy é a junção de onze empresas através de uma joint venture, com o objetivo de desenvolver um serviço de cartões pré-pagos para transações eletrônicas. Ele foi estabelecido em janeiro de 2001, mas teve o seu inicio apenas em outubro de 2001.
Ambas as siglas significam “privado”, sendo que PVD é a abreviação em português e PVT vem do inglês private. Se uma pessoa escreve “manda pvd”, é para mandar uma mensagem pelo Direct Message do Instagram.
“Amapoa” é um termo que vem do Ioruba e transformou-se em uma gíria de travestis para falar de mulher. O filme traz um desfecho brutal, revelando que o personagem sofreu uma forte violência. Homofobia. A abordagem leva à identificação com a personagem e permite reflexões sobre a intolerância da sociedade atual.
“Há no pajubá uma infinidade de palavras e expressões para se referir ao sexo e, de modo mais específico, ao sexo não heterossexual, como fazer a chuca e acuendar a neca, que significam, respectivamente, realizar uma limpeza anal e acomodar/esconder o pênis” exemplifica.
Mais ainda, certos termos são idênticos e alguns deles têm o mesmo significado nessas duas línguas: edi (ânus), ekê (mentira, truque), erê (espírito infantil, menino, criança), odara (bom, bonito) e muitos outros.
Nosso trabalho visa criar relações significativas entre culturas, razão pela qual a igualdade, diversidade e inclusão (Equality, Diversity and Inclusion - EDI, na sigla em inglês) fazem parte dos nossos pilares.
Falar sobre chuca – gíria usada para o termo enema, que é uma técnica de limpeza da região anal – pode ser um tabu para muitas pessoas. No entanto, alguns famosos já comentaram abertamente sobre o assunto em entrevistas e também em programas de televisão.
É uma forma de comunicação que permite à comunidade LGBTQIAPN+ se expressar e se reconhecer entre si. O pajubá também pode ser considerado uma forma de resistência e empoderamento, já que é uma língua que surge da necessidade de se proteger em espaços onde a homofobia e a transfobia estão presentes.
E "picumã"? Você sabe qual é o significado? ⠀ Esta é mais uma das palavras do pajubá, o compilado de gírias usadas pela população lgbti+ brasileira, e significa cabelo. ⠀ Linguagem é um forma de resistência!