O eixo diferencial é um componente que tem como principal função é receber a força gerada pelo motor através do eixo cardan, e transferi-la para as rodas de tração.
O diferencial automotivo é o responsável por transformar a velocidade que vem do eixo em duas velocidades diferentes. Distâncias diferentes, velocidades diferentes. Como transformar a velocidade que vem do eixo em duas velocidades diferentes para manter o carro no controle?
O diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração. O diferencial tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semi-eixos que em principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes.
O diferencial é o sistema responsável por distribuir a potência e o torque do motor para as rodas de forma individualizada, permitindo que caminhões, ônibus e picapes façam curvas e acelerem de forma segura em todo o tipo de terreno.
Fadigas no conjunto do eixo diferencial costumam ser ocasionadas por diversas situações, como instalação errada, má operação do motorista, falta na manutenção, modificação das peças do veículo ou do trem de força, desrespeito aos limites de peso estabelecidos para seu veículo…
Um diferencial com falha [dianteiro ou traseiro] fará um barulho de zumbido contínuo. Esses ruídos mudarão gradualmente durante a aceleração, desaceleração ou ao virar numa esquina. Esse zumbido, geralmente, é causado por um rolamento danificado ou gasto no eixo ou no suporte.
O eixo diferencial é um componente que tem como principal função é receber a força gerada pelo motor através do eixo cardan, e transferi-la para as rodas de tração. Uma das principais atuações do diferencial é no momento da curva, onde uma roda precisa girar mais do que a outra.
Depois de alguns experimentos engenhosos, um italiano chamado Geronimo Cardano inventou o eixo cardan. A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o conjunto do diferencial, e por sua vez o diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
A falta de lubrificação, nível baixo, óleo vencido, óleo fora das especificações e vazamento do vedador do pinhão ou dos cubos de roda, podem causar sérios danos ao componente do diferencial.
A troca do óleo do diferencial é recomendada a cada 160 mil quilômetros ou a cada ano de uso. Mas, se o seu dia a dia for mais pesado e você submeter o bruto a condições extremas, é melhor considerar a marca de 50 mil quilômetros rodados ou 6 meses de uso.
O diferencial é um sistema mecânico presente em automóveis com mais de uma roda tracionada que permite que uma roda gire independente da outra em situações de curva, enquanto o motor transfere potência para as mesmas.
Um eixo é um eixo central para uma roda ou engrenagem rotativa. Nos veículos com rodas, o eixo pode ser fixado às rodas, girando com elas, ou fixado ao veículo, com as rodas girando em torno do eixo. No primeiro caso, os rolamentos ou buchas são fornecidos nos pontos de montagem onde o eixo é apoiado.
Um diferencial com falha [dianteiro ou traseiro] fará um barulho de zumbido contínuo. Esses ruídos mudarão gradualmente durante a aceleração, desaceleração ou ao virar numa esquina. Esse zumbido, geralmente, é causado por um rolamento danificado ou gasto no eixo ou no suporte.
Barulhos estranhos e “sentir” o carro trepidar, são indicadores de problemas de eixo. Identificar o tipo de ruído é importante nesta hora. Perceba se ele ocorre o tempo ou só durante as curvas.
Os eixos, são elementos mecânicos usados para unir um ou mais elementos de uma máquina. Contudo, quando se trata de um eixo móvel, ele transmite potência por meio do movimento de rotação. Na maior parte, os eixos são feitos em aço, com baixo e médio teor de carbono.
Um eixo conecta uma roda de um lado à outra roda do lado oposto. Os carros normalmente possuem dois eixos, um para as rodas dianteiras e outro para as traseiras. Veículos maiores, que podem transportar mais passageiros, podem precisar de eixos extras.
Existem dois tipos de diferenciais de bloqueio – controlados pelo condutor ou automáticos – e, consoante o veículo, o diferencial de bloqueio pode ser apenas para o eixo traseiro (com um diferencial aberto ou diferencial de deslizamento limitado à frente).
Entre os principais fatores que causam problemas no diferencial estão: patinação prolongada, trancos e impactos por conta do excesso de carga. O veículo é projetado para uma carga específica, caso haja excesso, o motorista submete todo o conjunto a esforços para qual não foi dimensionado.