Trata-se do acumular no organismo, de uma carga elétrica que aumenta, até dissipar para outro objeto ou corpo com carga neutra ou carga oposta. Quando a descarga ocorre sentimos esse choque elétrico, com ou sem estalidos e luzinhas.
A eletricidade estática pode ocasionar incêndios e explosões quando em excesso em ambientes com materiais inflamáveis. A eletricidade estática é descarregada por meio do aterramento. A eletricidade estática pode ser evitada pelo aumento da umidade do corpo e do ambiente.
O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando a quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos. Quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, diz-se que o corpo está carregado negativamente.
Campo da física que estuda os corpos em equilíbrio
Ela estuda as condições nas quais as forças atuantes sobre um corpo se equilibram. De acordo com a Segunda Lei de Newton, quando todas as forças de um sistema se equilibram, sua aceleração é nula.
O que é ELETRICIDADE ESTÁTICA? Como funciona a ELETRICIDADE ESTÁTICA?
Porque estou com eletricidade no corpo?
O tempo todo estamos nos carregando e descarregando. Muitas vezes nosso corpo fica tão eletrizado (com acúmulo de elétrons) que acaba descarregando essa energia no primeiro objeto condutor (metal ou o corpo de outra pessoa, por exemplo) que aparece pela frente.
Se é energia eletrostática basta que a pessoa toque em um corpo aterrado (por exemplo, uma torneira, uma janela metálica, …) e o excedente de carga elétrica será conduzido para fora do corpo da pessoa.
"A sensação de choque ao tocar em outras pessoas ou objetos pode ocorrer devido ao acúmulo de eletricidade estática", esclarece Nicolly Machado, especialista em dermatologia pelo Cemepe (Centro de Medicina Especializada Ensino e Pesquisa), de Belo Horizonte.
Porque algumas pessoas têm mais energia que outras?
Uma infinidade de fatores pode afetar sua energia. Além daqueles que já mencionamos – seus hábitos de sono, rotina de exercícios, dieta e nível de estresse – também existem fatores biológicos básicos que desempenham um papel. Isso inclui seus genes, idade, hormônios e ritmos circadianos.
Sabe quando a sua roupa gruda no corpo? A estática é normal em tecidos delicados e sintéticos e pode ser amenizada de uma forma tão simples como usar amaciante de roupas. Este vai lubrificar o tecido e evitar a eletroestática.
As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios.
O físico explica que o choque ocorre quando a carga se dissipa no objeto ou na pessoa tocada. Quando o indivíduo faz contato com o chão, a energia sai para uma área maior, o que facilita a descarga. “Se você andar descalço, no chão, terra, você vai estar, de certa forma, se descarregando.
Coloque um umidificador de ar no ambiente, o seu uso torna o local menos seco impedindo o desenvolvimento das cargas elétricas em eletricidade estática. Utilize pulseiras antiestáticas. Utilize luva antiestática, caso não comprometa sua segurança no trabalho. Utilize mantas dissipativas e piso antiestático vinílico.
Os riscos associados à eletricidade estática incluem incêndios, danos a equipamentos, interrupção de processos de produção, perdas de produtos e até mesmo riscos de choques elétricos nos trabalhadores.
Use uma pulseira antiestática ou tocando periodicamente em uma superfície metálica sem pintura, como o metal da parte traseira do computador. Enquanto você trabalha, toque periodicamente em uma superfície metálica sem pintura para dissipar a eletricidade estática, que poderia danificar os componentes internos.
O que significa levar choque ao tocar em outra pessoa?
Corpos podem apresentar desequilíbrio em sua neutralidade em razão da diferença na quantidade de cargas positivas e negativas de sua estrutura e estes, quando em contato com outros corpos (carregados com cargas opostas ou neutros), ocasionam o movimento ordenado de cargas elétricas, gerando corrente elétrica.
Eletricidade estática pessoal: Algumas pessoas têm naturalmente uma carga elétrica mais acentuada em seus corpos devido a diferenças em sua pele, cabelo ou outros fatores físicos. Isso pode torná-las mais suscetíveis ao acúmulo de eletricidade estática.
Os picos de energia aleatórios acontecem em razão de sobrecargas elétricas nas instalações e circuitos. De modo geral, essa alteração é temporária, mas pode causar prejuízos nos aparelhos eletrônicos.
Como descarregar a eletricidade estática do corpo?
As moléculas de água reduzem o acúmulo de energia estática, não apenas nos cabelos, mas também em sua casa. O ar seco incentiva mais eletricidade estática; portanto, adicionar umidade ao ar resolverá esse problema.
O choque é causado por uma alteração na forma como o sangue circula na corrente sanguínea. Isso pode acontecer por diferentes causas, como: perda sanguínea que faz com que o volume de sangue no corpo diminua; vasos sanguíneos muito dilatados, que não conseguem fazer com que o sangue circule.
A eletricidade usada pelo nosso corpo é produzida a nível celular por meio de uma diferença na concentração de eletrólitos positivos e negativos: o sódio e o potássio, presentes no interior e no exterior das células em suas formas iônicas.
Comer uma dieta rica em frutas e vegetais saudáveis; grãos integrais como arroz integral, quinoa e aveia; proteína magra, como legumes, ovos, peixe, frango e carne com baixo teor de gordura; e gorduras saudáveis como azeite e abacate podem fornecer os nutrientes de que você precisa para manter sua energia.
É a eletricidade estática. Nas rodas de conversa sobre o choque, o 'remédio' mais coumum seria andar descalço no chão frio ou na terra. E sim, pode ser uma forma de evitar o armazenamento da carga elétrica no corpo. O físico explica que o choque ocorre quando a carga se dissipa no objeto ou na pessoa tocada.