Eloping no autismo ou distraçao no autismo, é quando a criança sai andando/correndo sem rumo, distraída, desligada e sai de um ambiente seguro para algum lugar de risco, na maioria das vezes sem os pais perceberem.
O terrível episódio ocorrido semana passada, de uma criança autista que fugiu dos cuidadores e se afogou, trouxe à tona o tema do “autista que foge”, em inglês chamado de “elopement”, “eloping” ou “wandering”.
“Elopment ou FUGA” é um termo muito usado internacionalmente para designar as escapadas de crianças, adolescentes ou adultos autistas de locais onde deveriam permanecer. Eloping ou elopement é a fuga ou a caminhada do autista longe dos seus pais.
Durante um shutdown, a pessoa com TEA parece se desligar ou se dissociar do ambiente. Isso pode se manifestar como falta de comunicação, olhar vago e respiração atípica (mais lenta ou mais rápida). A pessoa pode procurar se isolar, deitar-se no chão ou permanecer imóvel.
Existem situações em que a pessoa pode estar esperando e buscando por estimulação sensorial do ambiente, e tudo estar “parado demais” pode ser o motivo para uma desregulação emocional. Portanto, é importante observar o comportamento do indivíduo no contexto do ambiente para ter pistas sobre o que ele está vivenciando.
ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES PARA LIDAR COM O ELOPING NO AUTISMO 🚶♂️➡️🧎♀️
O que é rocking autismo?
Os movimentos estereotipados em rocking caracterizam-se pelo balanceio ritmado do corpo, já os movimentos em flapyng referem-se ao balanceio de mãos como tamborilar ou como se fora asas, que, para Levin (1997. A infância em cena: constituição do sujeito e desenvolvimento psicomotor.
Sendo um comportamento motor característico em indivíduos com TEA, o flapping é um termo que deriva do inglês, e representa um movimento repetitivo e rítmico das mãos, que se assemelha ao bater asas.
Os movimentos repetitivos mais comuns de se observar no espectro autista envolvem: balançar o corpo para frente e para trás. balançar as mãos (também conhecido como “flapping”) bater os pés no chão ou em algum objeto próximo.
Os comportamentos de fuga de demanda são comportamentos que as pessoas usam para evitar fazer algo que lhes é solicitado, como uma tarefa ou uma atividade que consideram difícil, desagradável, cansativa e aversiva de alguma forma.
Elopement wedding é uma expressão em inglês quer dizer, em tradução livre, “fugir para casar“. O termo “elope” quer dizer “fugir”. Antigamente esse termo era usado por noivos apaixonados que tinham que fugir para casar escondido quando não havia o consentimento dos pais.
Indivíduos autistas demonstram amor e empatia de maneira diferente, pois exames cerebrais revelaram que quando expressam sentimento de amor e afeto por alguém, áreas diferentes do cérebro são ativadas em relação aos não-autistas. O circuito de empatia do cérebro também funciona de maneira diferente.
Foi então que esses pais decidiram se reunir para construir um futuro que amparasse seus filhos e proporcionasse a eles maior independência e produtividade. Com este objetivo em comum, fundaram a AMA – Associação de Amigos do Autista, a primeira associação de autismo no país.
O sinal asterixis, conhecido como flapping (bater de asas), foi descrito pela primeira vez em pacientes com encefalopatia hepática. 2 min. Em 1949, o sinal asterixis, mais comumente conhecido no Brasil como flapping (bater de asas), foi descrito pela primeira vez em pacientes com encefalopatia hepática.
Bater palmas, pular ou girar em momentos de alegria e esfregar as mãos ou bater os pés quando algo está desagradando são formas de aliviar o excesso de emoções. Na teoria, pode ser difícil imaginar porque alguém iria querer aliviar sentimentos positivos como a alegria.
Meltdown é um momento de crise, no qual há uma impossibilidade de controlar impulsos ou reações. Geralmente, ocorre em situações estressantes, como barulho intenso, frustração ou sobrecarga sensorial.
Stimming é a abreviação de autoestimulação, que se refere a comportamentos repetitivos ou movimentos que uma pessoa faz para se acalmar, se concentrar ou por prazer. Esses comportamentos podem incluir balançar, girar, manipular objetos, fazer sons repetitivos, entre outros.
Shutdown: o “desligamento”, por sua vez, pode ser descrito como uma crise interna. Aqui, a pessoa busca responder à sobrecarga que sentiu se desligando do mundo ao seu redor. Os comportamentos esperados são: o “olhar vazio”, o deitar-se no chão, a ausência de resposta e congelamento.
Além disso, a criança pode apresentar choro/gritos por não saber lidar com situações novas (são muito rígidos em sua rotina) ou por apresentar alterações sensoriais, onde os sons/ barulhos, os cheiros, as texturas não são suportados.
Os autistas podem ficar ansiosos por vários motivos. Listamos alguns comuns a seguir: O processamento sensorial, ou seja, se é mais ou menos sensível a barulhos, cheiros, luzes, cores, sabores, entre outros. Dificuldade de prever ou de se adaptar a algumas situações, sejam sensoriais ou sociais.
Perda de habilidades já desenvolvidas como habilidades sociais ou de autocuidado; Maior dificuldades em processar estímulos (mais que o habitual); Afastar- se de seus relacionamentos, se isolar; Perda de interesse em seus hobbies ou atividades queridas.