Órgão emissor do RG (carteira de identidade) O órgão emissor do RG (Registro Geral) é normalmente a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado.
A data de emissão do RG é o registro oficial de quando aquele documento foi emitido, ou seja, a partir de quando ele é válido. Visto que a validade média do documento é de 10 anos, a data de emissão é uma consulta sobre qual deve ser o momento de renovar a identidade.
RG antigo: para quem tem o RG antigo, é possível encontrar o SSP logo na parte da frente do documento, na parte superior, onde fica a foto e a digital. RG novo: já no RG novo, a informação fica logo ao lado da foto de identificação, onde consta “órgão expedidor”.
O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros. Cada um desses documentos tem um órgão emissor diferente.
Para conferir o órgão emissor, basta olhar na frente do documento, onde você verá a sigla indicando a UF, que estará disposta ao lado da foto e digital.
A ordem é sempre uma regra: sigla do órgão expedidor, seguida do estado em que o documento foi emitido. Na maioria dos casos, o responsável é a Secretaria de Segurança Pública, portanto, o órgão expedidor será SSP/siga do seu estado. Usando o exemplo do Estado de São Paulo: SSP/SP.
A UF pode estar no brasão impresso ou na parte de “órgão expedidor”. Se seu RG foi emitido pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, por exemplo, vai constar como “SSP-SP”.
Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública é a responsável pela administração das polícias em todo o Estado de São Paulo. A chefia geral da organização policial é competência do secretário da Segurança Pública – escolhido e nomeado pelo Governador do Estado.
Na nova versão, ela se encontra no topo da frente, junto ao estado, e no verso, na seção “Órgão Expedidor”, abaixo do campo de “Filiação”. O instituto aparece acompanhado da sigla do estado, como SSP/SP (São Paulo), SSP/PR (Paraná) e SSP/MT (Mato Grosso).
O número do RG está localizado no próprio documento de identidade. Ele é encontrado na parte de cima da carteira. Na página frontal dela, você pode ver o número ao lado de “Registro Geral”, junto com a data de expedição do documento. Mas lembre-se que isso só é possível nos documentos mais antigos.
A 2ª ou demais vias da carteira de identidade com Mudança do Estado Civil é expedida no Estado da Bahia pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), unidade do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Apresentar certidão de nascimento original ou cópia autenticada, estar acompanhado do representante legal com documento que comprove a identificação ou, se desacompanhado, apresentar autorização deste.
O órgão emissor é sempre mencionado nos documentos oficiais para identificar qual entidade foi responsável por emiti-lo. A seguir, saiba onde você pode encontrar essa informação nos principais documentos que você possui.
Para encontrar o órgão emissor e a UF em seu documento, basta localizar o campo "órgão expedidor" ou "órgão emissor". A informação será a sigla do órgão que emitiu o documento + a sigla da UF de onde aquele registro foi realizado.
A data de emissão é um termo utilizado para se referir à data em que um documento ou um objeto foi oficialmente emitido ou criado. É a data em que um documento é considerado válido e começa a ter efeito legal.
Quais informações tem no RG. A carteira de identidade de todo brasileiro é formada por dois lados, a frente e o verso do RG. No lado da frente, você encontrará: Estado onde o documento foi emitido: por exemplo “Estado de São Paulo”
SSP é a sigla para Secretaria de Segurança Pública, órgão responsável por planejar, executar, coordenar, fiscalizar e gerenciar as atividades do setor de segurança pública em cada estado.
A emissão do RG pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ganha novo formato com a implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já começou a ser emitida em todos os postos de identificação de Minas Gerais. O documento deverá ser solicitado até fevereiro de 2032.