O conceito da empatia assertiva é simples: para ser um bom chefe, você precisa importar-se pessoalmente com as pessoas ao mesmo tempo que as confronta diretamente. Se confrontá-las sem se importar com elas, cairá na armadilha da agressividade ofensiva.
Tomada de perspectiva — ou seja, a habilidade de considerar a perspectiva de outras pessoas como verdade; Não julgar; Reconhecer as emoções em outras pessoas; Conseguir passar essa informação, comunicar-se.
Sentir-se angustiado em resposta à dor de alguém e tomar medidas práticas para aliviar a dor. Compreender os sentimentos de alguém. Experimentar a vontade de ajudar alguém. Mostrar apoio e ajudar alguém a resolver os seus problemas.
LEANDRO KARNAL - O QUE É EMPATIA? | FILOSOFIA ANIMADA
Quais os tipos de empata?
Considerando que empatia é um conceito amplo, estudiosos da área costumam classificá-la em alguns tipos. Entre os mais conhecidos estão a empatia cognitiva, a empatia emocional ou afetiva e a empatia compassiva.
Ser empático, é refletir sobre os pontos de vista do outro e ser capaz de entender melhor as diferenças. É se colocar no lugar do próximo e tentar enxergar o mundo além de seu próprio ponto de vista.
O conceito de empatia parte do mesmo princípio que outras habilidades do dia a dia no relacionamento humano, a capacidade de identificação. Sua prática consiste na identificação e compreensão em nível emocional, para com o que o outro sente ou vive.
Empatia cognitiva: nos permite compreender sentimentos e pensamentos do outro; Empatia emocional: é a capacidade de compartilhar sentimentos com outra pessoa; Empatia compassiva: vai além de compreender e compartilhar emoções, ela nos impulsiona a ajudar.
Pessoas altamente empáticas sabem escutar e fazem tudo o que podem para conseguir entender o estado emocional e necessidades do seu interlocutor. É essencial realmente estar presente na conversa e ouvir com atenção e interesse, compreendendo o sentimentos e necessidades.
A empatia emocional ou empatia afetiva é caracterizada por ser a capacidade de compartilhar os mesmos sentimentos de outro indivíduo. Há pessoas que sentem de forma tão forte que descrevem que podem, até, “sentir” a dor do outro no coração. A tipo emocional ajuda a desenvolver melhor a conexão emocional com os outros.
A Insinceridade Manipuladora ocorre quando você não se importa o suficiente com alguém a ponto de confrontá-lo diretamente. Quer que todo mundo goste de você ou acha que pode conquistar algum tipo de vantagem política sendo falso... ou quando está simplesmente cansado demais para se importar ou continuar discutindo.
Ver a perspectiva do outro: se esforce para entender outros pontos de vista; Evitar julgamentos: mantenha uma mente aberta e não julgue as emoções dos outros; Reconhecer as emoções: reconheça e valide os sentimentos do outro; Comunicar-se claramente: fale de maneira clara, sincera e transparente.
O norte-americano Daniel Goleman escreveu para o New York Times, um dos jornais de maior circulação nos Estados Unidos, por mais de uma década. No impresso, trouxe uma abordagem ímpar sobre temas como o estudo do cérebro e das ciências comportamentais.
Para Augusto Cury, trata-se de uma das funções mais importantes da inteligência, uma vez que propicia a compreensão e o conhecimento de nossos próprios sentimentos e dos outros. A empatia estimula a reciprocidade e a interconectividade, além de melhorar nossa comunicação pessoal e social.
Jesus chorou, pelo menos em parte, por empatia. A empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros e, por ser um dos atributos de Cristo, é algo que todos devemos nos esforçar para entender melhor, cultivar e expressar.
Por conta das suas particularidades, é dividida em três categorias: Empatia afetiva: capacidade de fornecer respostas apropriadas às emoções das outras pessoas. Empáticos afetivos estão frequentemente preocupados com o bem-estar alheio; Empatia somática: capacidade de sentir o que a outra pessoa está sentindo.
Quando alguém tem um bom grau de empatia, ela consegue ouvir, estar disponível e ajudar a pessoa sem voltar o discurso e o momento para si. Ela entende que aquele é o momento de cuidado do outro, e que naquele instante, as suas próprias sensações não importam diante do que ele está passando.