O empréstimo de ativos é um serviço no qual, em troca de uma taxa de remuneração acordada, o detentor de determinados ativos (doador) autoriza sua transferência a um terceiro – o tomador.
O empréstimo de ações é também conhecido como BTC/BTB, ou, aluguel de ações ou ativos. É uma operação na qual o detentor de um determinado ativo (doador do empréstimo) autoriza sua transferência a um terceiro (tomador do empréstimo) em troca de uma taxa acordada e por um prazo determinado.
Representa operação de crédito que pode ser negociada por quem a detém em posição de custódia. Sua emissão deve, obrigatoriamente, estar lastreada em exportações, e o cronograma de embarques deve ser informado ao banco.
Lançado pela B3, Área Logada do Investidor na B3 é um portal que possibilita ao investidor a consulta consolidada de informações sobre os seus investimentos realizados na B3. Na Área Logada do Investidor, é possível obter as seguintes informações: Informações de ambos os segmentos. Portfolio de investimentos.
Na prática: Aluguel (empréstimo) de Ativos na B3, Aumente sua renda passiva.
O que significa a sigla B3?
Por fim, em março de 2017, a BM&F Bovespa realizou uma nova fusão; desta vez, com a Cetip, descrita logo acima. Foi a partir daí que passou a vigorar o atual nome da bolsa de valores: B3, sigla para Brasil, Bolsa e Balcão.
Como funciona o empréstimo de ações? Há dois lados principais: o de quem está emprestando (o doador) e o de quem está pegando os ativos emprestados (o tomador). O doador autoriza a transferência dos seus ativos para um terceiro (tomador) por tempo determinado e em troca recebe uma taxa de empréstimo.
Ao iniciar o preenchimento da declaração, o investidor deve incluir essa renda na aba “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”. Depois de escolher essa opção, o doador precisa informar o seu rendimento, que já vem líquido de imposto (a cobrança é feita diretamente pela corretora).
Com o intuito de atender aos clientes e às especificidades de seu mercado de atuação, a B3, por meio de sua subsidiária integral Banco B3, que iniciou suas atividades em 2004, oferece aos participantes dos mercados por ela administrados e seus clientes serviços de liquidação e custódia qualificada.
No momento de declarar os seus empréstimos no IR, você deverá selecionar o campo adequado para que a Receita Federal consiga cruzar os dados corretamente. A maioria dos empréstimos tomados deve ser declarada na ficha “Dívidas e Ônus Reais”.
É nele que ocorre a negociação de ações, títulos de renda fixa, commodities e outros tipos de contratos de negociações futuras. A custódia e liquidação também é uma responsabilidade da bolsa brasileira. Ou seja, ela deve registrar, armazenar e publicar informações relacionadas aos ativos negociados nos mercados.
O reembolso de proventos pago pela B3, deve ser declarado no campo “outros” da opção Rendimentos Isentos e Não Tributáveis com o CNPJ da BM&FBovespa e o valor liquido recebido.
A alavancagem financeira é uma das principais vantagens de utilizar empréstimos para investir. Essa técnica permite aos investidores usar capital adicional para aumentar o potencial de retorno de seus investimentos.
Quem investe na B3 tem que declarar Imposto de Renda?
“Independentemente da situação do contribuinte no ano anterior, como o número de ações, lucro ou prejuízo, se estava desempregado ou trabalhou como PJ, a negociação de ativos financeiros pode tornar obrigatória a entrega da declaração à Receita Federal, em especial nos investimentos em renda variável, categoria que ...
Como citado anteriormente, a maior vantagem de se alugar suas ações é a possibilidade de rentabilizar aquilo que antes ficaria parado. Se você for um investidor de muito longo prazo (como um seguidor do Buy and Hold, por exemplo), é possível que tenha a intenção de passar longos períodos com uma ação na carteira.
Como saber se minha ação foi alugada? Você pode saber se sua ação foi alugada por meio do site da B3 ou com a corretora contratada. Pela B3, você pode acessar “Consulta de Ações Alugadas” e pesquisar pelo código das suas ações. Assim, será possível verificar se elas estão alugadas ou disponíveis para alugar.
Os principais riscos de uma operação de aluguel, segundo o guia “Por Dentro da B3”, se concentram no investidor que toma as ações emprestadas. Ele pode, por alguma razão, não pagar a taxa de aluguel ao doador ou ainda a taxa de registro da operação.
Porém, existem instrumentos dentro do mercado de renda variável que podem devolver retornos bem acima da atual Selic – em 11,75% ao ano atualmente. É o caso do aluguel de ações em que contabilizou até o final do mês de março retornos de até 59,5% no ano.
O melhor jeito de consultar empréstimos e financiamentos é por meio do Registrato, do Banco Central. O sistema online reúne vários dados sobre seus relacionamentos com instituições financeiras.
O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Foi criado em 1968 e, ao longo desses 50 anos, consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo.
Na época, a BM&F Bovespa se uniu à Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip). Essa era a instituição responsável por operacionalizar o mercado financeiro do Brasil. Como resultado, o nome também foi alterado e a bolsa ficou conhecida como B3, que se refere a Brasil, Bolsa e Balcão.