O ensaio eletromagnético de MFL (Magnetic Flux Leakage – Vazamento do Fluxo Magnético) é um ensaio não destrutivo usado para detectar perda de espessura por corrosão em materiais ferromagnéticos como tanques de armazenamento.
Ensaio de impacto de corpo mole é uma técnica utilizada para mensurar a resistência do material à força de impacto. Trata-se de uma metodologia que vem sendo muito adotada para a garantia da qualidade de produtos, principalmente materiais resistentes às altas temperaturas (como plásticos, metais ou borracha).
O teste funcional é um tipo de teste que busca estabelecer se cada recurso do aplicativo funciona de acordo com os requisitos do software. Cada função é comparada com o requisito correspondente para verificar se sua saída é consistente com as expectativas do usuário final.
No ensaio de compressão, uma amostra do material é colocada entre duas placas de compressão, também conhecidas como pistões, em uma máquina de ensaio. A carga é aplicada de forma gradual e controlada até que a amostra seja comprimida até a falha ou até que seja atingido um determinado nível de deformação.
O ensaio do Limite de Liquidez é um procedimento utilizado na engenharia geotécnica para determinar a umidade do solo na transição entre os estados líquido e plástico.
Para que serve o ensaio de limite de liquidez e plasticidade?
Conhecido também como Limites de Atterberg, estes ensaios permitem determinar os limites de consistência do solo. O termo consistência é usado para descrever um estado físico, isto é, o grau de ligação entre as partículas das substâncias.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
O teste de Compatibilidade Eletromagnética - EMC (Eletromagnetic Compatibility) tem por objetivo verificar se os subsistemas operam adequadamente, quando expostos aos campos eletromagnéticos criados por eles próprios.
Os ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) destinam-se à avaliação final das linhagens elite selecionadas em ensaios de rendimento preliminar, em diferentes condições ambientais, visando obter informações agronômicas detalhadas para o lançamento de novas cultivares.
O ensaio de fadiga é um procedimento utilizado para avaliar a resistência e a durabilidade dos materiais quando submetidos a carregamentos cíclicos. Ele simula as condições reais de uso, onde os materiais estão sujeitos a repetidas cargas, como as que ocorrem em estruturas mecânicas e componentes diversos.
O QUE É ENSAIO DE CARREGAMENTO DINÂMICO? Também chamado de ensaio dinâmico ou prova de carga dinâmica, é um ensaio que objetiva principalmente determinar a capacidade de carga da estaca para carregamentos estáticos.
Ensaio de impacto de corpo duro é uma técnica utilizada para medir a resistência ao choque de materiais e produtos. Esta técnica utiliza a energia de impacto de um corpo duro aplicado a um objeto para avaliar sua resistência à fragilidade.
Tendência para se esquivar de qualquer esforço físico e moral. Ausência de atenção ou cuidado; negligência. Parte da culpa que se fundamenta no desleixo do desenvolvimento de uma determinada função. Sinônimo de desídia: desleixo, imperícia, incúria, indolência, negligência, ociosidade e preguiça.
deve ter 10 mm de diâmetro e 50 mm de comprimento inicial. Não sendo possível retirada de um corpo de prova deste tipo, deve-se adotar um corpo com dimensões proporcionais a essas (subsize). Dimensões padronizadas podem ser encontradas nas normas como : •ASTM E8M; DIN50125; •ASTM A 370; •ABNT NBR ISO 6892-1:2013.
A EMI é a energia que causa resposta indesejável a qualquer equipamento e que pode ser gerada por centelhamento nas escovas de motores, chaveamento de circuitos de potência, em acionamentos de cargas indutivas e resistivas, acionamentos de relés, chaves, disjuntores, lâmpadas fluorescentes, aquecedores, ignições ...
Não é à toa que a sigla EMC diz respeito à “ElectroMagnetic Compatibility” (compatibilidade eletromagnética) e é hoje um dos indicadores mais relevantes sobre a qualidade de um produto.
EMC é a capacidade de um produto, equipamento ou sistema eletrônico funcionar sem sofrer interferências eletromagnéticas do ambiente e também não ser uma fonte de emissão. Ou seja, o produto deve operar corretamente e não afetar os outros em seu ambiente.
Apresenta os procedimentos para a determinação da estabilidade e da fluência de misturas betuminosas de cimento asfáltico, usinado a frio, com emulsão asfáltica catiônica, com emprego da prensa Marshall.
O resultado do ensaio SPT corresponde à quantidade de golpes necessária para fazer penetrar, no fundo do furo, o barrilete amostrador nos seus últimos 30 cm. São feitas anotações da penetração do barrilete em centímetros, quando o martelo é simplesmente apoiado ou golpeado sobre o ressalto.
O ensaio de solos CBR – California Bearing Ratio, também conhecido como ISC (Índice de Suporte Califórnia), é um tipo de teste laboratorial fundamental e específico para a construção de vias pavimentadas.
O ensaio ou inspeção por líquidos penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para detecção de descontinuidades superficiais em diferentes materiais como: metais ferrosos e não ferrosos, alumínio e ligas metálicas.
Passa-se o material para a concha do aparelho de Casagrande, preenchendo-a até 2/3 de sua superfície. Com uma espátula alisa-se o solo retirando-se o excesso até se obter uma espessura de aproximadamente 1 cm na parte central da concha (a espessura é confirmada pelo gabarito do cinzel).
Aparelho Casagrande Manual, completo sem contador de golpes. O aparelho Casagrande permite determinação do menor teor e umidade com que uma amostra de solos pode fluir.