durante o curso, os alunos estudam uma ampla gama de disciplinas, incluindo Teoria da Comunicação, Planejamento de Mídia, Redação Publicitária, Marketing, Pesquisa de Mercado, Gestão de Marcas, Comportamento do Consumidor e Ética na Publicidade.
Publicidade e Propaganda é uma área da comunicação que engloba estratégias criativas e persuasivas para promover marcas, produtos e serviços. Ela envolve a criação de campanhas publicitárias, desenvolvimento de conceitos, planejamento de mídia e pesquisa de mercado, buscando impactar e influenciar o público-alvo.
O que faz uma pessoa que faz faculdade de publicidade?
A faculdade de Publicidade e Propaganda forma profissionais que usam a sua criatividade aliada a técnicas de comunicação para divulgar serviços, marcas, ideias, causas humanitárias, enfim, qualquer tipo de produto com fins propagandísticos. O curso é oferecido na forma de bacharelado e tem duração média de 4 anos.
Para isso, o publicitário pode trabalhar em equipe com outros profissionais, como redatores, designers, fotógrafos e produtores de vídeo, para desenvolver peças publicitárias, como anúncios em revistas, jornais, outdoors, peças publicitárias para televisão ou internet, entre outras.
O salário médio de um Publicitário no Brasil é de R$ 2.713,84. Os estados onde a profissão de Publicitário têm os melhores salários são Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. As especialidades com os melhores salários são Diretor de Contas (Publicidade), Diretor de Criacao e Analista de Negocios.
O foco do marketing é gerar uma imagem de marca específica, entender o mercado e o comportamento dos clientes em potencial. A publicidade, por outro lado, tem um foco mais específico: ela busca captar a atenção do público e direcioná-la para uma oferta específica de produto ou serviço.
No cenário futuro da profissão, haverá a força de novos meios e das ferramentas de produção de conteúdos voltados à divulgação de marcas de instituições, produtos, serviços e pessoas.
É comum associar imediatamente esse profissional às agências de publicidade, mas as possibilidades vão muito além delas. O publicitário pode trabalhar em veículos; organizações privadas, públicas, do Terceiro Setor, e em negócios de diversas naturezas e portes.
A Publicidade e Propaganda é simbolizada pelo galo por ele ser o animal que anuncia antes dos demais o raiar do dia, representando a comunicação publicitária.
O valor médio das mensalidades do curso de Publicidade e Propaganda é de R$700, porém você pode economizar bastante nesse valor com uma bolsa de estudo. No site do Educa Mais Brasil, por exemplo, você encontrará opções por menos de R$150,00 mensais.
Qual é o perfil ideal do publicitário? Os publicitários devem saber utilizar as ferramentas de marketing e comunicação para agregar valor às marcas do cliente. Portanto, desenvolver algumas habilidades do futuro e as famosas soft skills e hard skills é fundamental para conseguir se dar bem nessa profissão concorrida.
Quem acredita que a publicidade e propaganda é uma faculdade menos exigente que as demais deve rever esse pensamento quanto antes. Afinal de contas, trata-se de uma área que exige conhecimentos teóricos e práticos complexos durante toda a graduação.
Como bacharel em Publicidade e Propaganda, você poderá exercer atividade profissional nas áreas de criação de campanhas publicitárias e mídias de marketing para rádio, televisão, jornais, revistas e internet.
O publicitário formado pode atuar em agências de publicidade e marketing, ligando com as campanhas na raiz de uma agência, tanto na parte de criação quanto no atendimento. Dentro de uma agência, são inúmeras as opções de trabalho que um publicitário formado pode ter.
Ser publicitário é ser curioso, prestar atenção a tudo que o cerca, anotar ideias; saltar um ponto de ônibus antes ou depois e observar o caminho que ainda não conhecia; escovar os dentes com a outra mão para sentir a dificuldade ou descobrir algo que não tinha percebido; experimentar uma comida diferente para sentir o ...
O publicitário é o profissional responsável pela formulação de estratégias, planejamento e atendimento ao cliente, mediante a realização pesquisas de mercado e seleção de mídias, que devem ser usada para determinada proposta, com a finalidade de comunicar produtos, ideias, ou projetos e também de fortalecer a imagem da ...
Em questão de oportunidade, o marketing oferece mais, por ser uma área de maior extensão para atuação. Porém, as empresas atuais buscam por um profissional de publicidade com diversas qualidades. Logo, não é incomum ver ambas as áreas disputando por uma mesma vaga.
O que se aprende na faculdade de Publicidade e Propaganda?
Em geral, ele é estruturado em disciplinas que abordam teorias e práticas da comunicação, marketing, criação publicitária, produção audiovisual, planejamento de campanhas e mídias digitais. O tempo de duração do curso de Publicidade e Propaganda EAD pode variar de acordo com a instituição de ensino.
A linguagem da publicidade usa ambiguidades, omite, exagera, brinca, usa metáforas e expressões de duplo sentido. Pode também conquistar usando a musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas e assonâncias. O uso dos recursos da língua é essencial para a publicidade atingir seus objetivos.
Assim como a Propaganda, a Publicidade utiliza de textos, sons e imagens para persuadir seus consumidores sobre a qualidade e os efeitos daquilo que está sendo vendido. O objetivo é despertar o desejo de compra e convencer o público que determinado produto é essencial naquele momento.
São exemplos de publicidade? Propagandas comerciais, anúncios em revistas, panfletos, outdoors e até mesmo aquele anúncio no meio de um vídeo do YouTube são exemplos de publicidade. Porém, o conceito de publicidade é um pouco mais amplo e envolve também uma área do conhecimento humano ligado à Comunicação Social.