O que é a Epiderme A pele está formada por duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme é a camada mais externa da pele, sendo formada por epitélio estratificado pavimentoso, no qual podem ser identificadas quatro camadas distintas: a camada basal, espinhosa, granulosa e a camada córnea.
A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo. Há locais, como a palma da mão e a planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele espessa.
A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
A epiderme é coberta por uma emulsão de água e lipídios (gorduras) conhecida como camada hidrolipídica. Esta camada, mantida pelas secreções das glândulas sebáceas e sudoríparas, ajuda a manter a nossa pele flexível e age como uma barreira contra bactérias e fungos.
Derme. É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que (conferem) dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele, e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas.
ANATOMIA DA PELE - TUDO SOBRE A EPIDERME: Estrutura, proteção e pigmentação | Aula 01
Qual é a camada mais profunda da pele?
A hipoderme é a camada mais profunda da pele. Ela é composta por tecido adiposo e por tecido conjuntivo e desempenha várias funções. Estrutura detalhada da pele humana, com indicação das três camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme.
A primeira e mais externa camada da pele é a epiderme. É ela que forma a barreira cutânea ou lipídica (que pode ser ainda chamada de camada ou manto hidrolipídico) que tanto falamos por aqui.
As células mais abundantes da epiderme são os queratinócitos. Essas células se originam da camada basal e produzem a principal proteína da epiderme, chamada de queratina. As outras células localizadas na epiderme são: Melanócitos (produzem o pigmento da pele)
Entender a anatomia da pele sem compreender o que é a epiderme é impossível, não é mesmo?! Ela é a camada mais superficial da pele, constituída de epitélio pavimentoso estratificado queratinizado (queratinócitos) e possui 5 camadas: camada basal, camada espinhosa, camada granulosa, camada lúcida e camada córnea.
EPIDERME. A epiderme consiste em um epitélio pavimentoso estratificado e queratinizado, de origem ectodérmica. Sua espessura varia aproximadamente de 0,04 a 1,5 mm de acordo com a topografia; 95% das células que compõem a epiderme são queratinócitos organizados em 4 camadas que se renovam continuamente.
A hipoderme apoia e une a epiderme e a derme ao resto do corpo, mantém a temperatura corporal e acumula energia para o desempenho das funções biológicas. A hipoderme tem como função principal a reserva energética, proteção contra choque mecânico e isolante térmico.
A derme ou cório é uma camada de pele entre a epiderme (com a qual compõe a cútis) e os tecidos subcutâneos, que consiste principalmente em tecido conjuntivo denso irregular e amortece o corpo do estresse e da tensão.
Apesar de a maioria das pessoas achar estranho quando se fala da pele como um órgão, é exatamente esta a função que ela desempenha. Isto porque a pele é uma estrutura orgânica formada por células que compõem os tecidos que, por sua vez, formam os órgãos que são dotados de funções específicas.
A camada mais superficial é constituída por células mortas; logo abaixo, está uma camada que possui células vivas e é chamada de epiderme. A terceira e mais profunda camada é a derme. É nessa última camada que a agulha da tatuagem penetra e injeta o pigmento, o qual ficará fixo na pele, dando cor à tatuagem.
A epiderme é um tecido que se origina da ectoderme embrionária. Após a gastrulação uma única camada celular recobre o embrião, dessa camada terão origem o sistema nervoso e o epitélio.
A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, com presença de vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros, uma vez que possuem quantidades importantes de vitaminas e minerais e fibras e quantidades balanceadas de gorduras e açucares.
A não vascularização da epiderme se dá de modo que não existam vasos sanguíneos a serem invadidos por microorganismos externos. Assim, para que os nutrientes e o oxigênio chegue até a epiderme, ocorre a difusão deles a partir dos vasos sanguíneos localizados na derme.
A derme possui superfície externa irregular, observando-se saliências chamadas de papilas dérmicas. As papilas aumentam a área de contato derme-epiderme, trazendo maior resistência à pele. A derme é constituída de duas regiões distintas que são: a papilar que é a camada mais superficial e a reticular, mais profunda.
A Melanina é um pigmento natural do corpo que fornece cor à pele. Pode ser produzido como um mecanismo de defesa contra raios ultravioletas, quando se é exposto ao sol. Deve-se notar que essa é a substância que produz a pigmentação nos olhos, cabelos e pele.
Além de essenciais para a saúde da pele, os poros também são numerosos, somando cerca de 300 mil apenas no rosto, ficando mais concentrados na zona T, formada pela testa, o nariz e o queixo.