O que é epígrafe exemplos?
A epígrafe é um pequeno texto, escrito em prosa ou em verso, em que são colocadas citações ou pensamentos que fazem sentido para o trabalho. Trata-se de um elemento opcional nos trabalhos acadêmicos. Entretanto, é um componente interessante para inserir o leitor no contexto do trabalho logo no início do texto.Qual é a diferença entre citação e epígrafe?
Epígrafe: trecho de outro texto colocado no início de uma obra ou capítulo para servir de inspiração ou tema para o que será abordado no novo texto. Citação: trecho de outro texto, citado com a fonte original, que traz ideias que também serão abordadas no próprio texto.Quais são os tipos de intertextualidade?
A intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada pela referência de um pelo outro de maneira implícita ou explícita. Há oito tipos distintos de intertextualidade. São eles: alusão/referência, bricolagem, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche e tradução.O que é alusão na intertextualidade?
Alusão é quando um texto faz referência a uma determinada obra, personagem ou situação que já foram retratadas em outros textos.TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE - Profa. Pamba
Como identificar alusão?
Alusão – é o ato de indicar ou insinuar um texto anterior sem, no entanto, aprofundar-se nele. Esse método de intertextualidade apresenta de forma superficial e objetiva informações, ideias ou outros dados presentes em texto ou textos anteriores.Como iniciar uma alusão?
Como construir a introdução por alusão histórica? Para começar a redação por alusão histórica, é preciso recordar-se de um momento da História em que algo relevante para o tema tenha acontecido e citá-lo, relacionando-o ao contexto atual ou à problematização temática.O que é paráfrase e um exemplo?
Uma paráfrase, normalmente, explica ou esclarece o texto que está sendo parafraseado. Por exemplo, "o sinal estava vermelho" pode ser parafraseado como "o trem não podia passar porque o sinal estava vermelho".O que é paráfrase na intertextualidade?
A paráfrase é a ratificação de um texto que já existe. Nessa intertextualidade, existe a repetição do assunto ou um pedaço dele. Em outras palavras, a ideia inicial é preservada. Dessa forma, podemos afirmar que parafrasear um texto é a mesma coisa que refazê-lo com palavras distintas, conservando sua essência.Qual o papel da epígrafe?
Na literatura, epígrafe é uma citação ou frase curta, que, colocado no início de uma obra, serve como tema ou assunto para resumir ou introduzir a obra. Constitui uma escrita introdutória a outra, um texto breve, em forma de inscrição solene, que abre um livro ou uma composição poética.Qual é a finalidade de um epígrafe?
EPÍGRAFE. É a parte do preâmbulo que contém a declaração do nome da autoridade, do cargo em que se acha investida e da atribuição constitucional ou legal em que se funda para promulgar o ato.Qual a fonte da epígrafe?
A epígrafe é um texto curto que dá uma prévia do que se trata o trabalho, podendo ser com as suas palavras ou citação de outros autores. A fonte deve ser Arial ou Times New Roman de tamanho 12 (lembrando que deve ser a mesmo de todo o restante do trabalho).Quando se usa paráfrase?
Ela é usada para explicar ou esclarecer o conteúdo, mantendo o significado, seja na linguística ou como tradução interpretativa na literatura. A paráfrase também pode ser explicada como um recurso usado por autores para fazer uma referência a outro texto.Qual é a diferença entre paródia e paráfrase?
A paráfrase é um tipo de intertextualidade, pois consiste em uma citação indireta. Paráfrase e paródia apresentam dois tipos diferentes de processos intertextuais. A paráfrase deve manter o sentido original do texto parafraseado. A paródia deve subverter, alterar o sentido original do texto parodiado.Qual a diferença entre citação e paráfrase?
Tanto uma quanto a outra serve para ressaltar, para retomar, para incluir no discurso algo que outra pessoa disse em outro momento, porém a diferença crucial entre cada uma delas é que a citação repete com as mesmas palavras no texto, já a paráfrase não, ela repete com outras palavras o que foi dito.Quais são os 3 tipos de intertextualidade?
Os 8 tipos de intertextualidade
- Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. ...
- Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. ...
- Citação. ...
- Epígrafe. ...
- Paráfrase. ...
- Paródia. ...
- Pastiche. ...
- Tradução.