O que é brand equity? Em uma tradução literal, brand equity significa equidade da marca. Isso representa o valor agregado, a força que a mesma possui junto aos seus consumidores. Essa característica resulta do processo de construção e manutenção do branding da marca.
Brand Equity é um termo que vem ganhando popularidade nos últimos anos. É muito utilizado na áreas de branding e de marketing e refere-se ao valor agregado a algum produto ou serviço devido a “força” de uma marca, ou brand.
Brand equity é o valor adicional que uma marca reconhecida agrega a um produto. No senso comum, é o que chamamos de renome ou valor comercial. O brand equity está ligado ao reconhecimento da marca, já que o cliente precisa estar ciente do nome da marca inicialmente, mas também é um pouco mais do que isso.
Quais são os componentes da brand equity? Para alguns especialistas, o brand equity é constituído por certos elementos, incluindo: lealdade à marca, consciência da marca, qualidade percebida, associação de marca, e outros bens de propriedade.
Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Os cinco pilares da marca incluem propósito, posicionamento, personalidade, percepção e promoção. Compreender esses pilares ajuda você a construir uma identidade clara e ver um caminho para o sucesso futuro do mercado.
Enquanto o brand equity trata sobre o valor da marca, o termo branding refere-se à sua gestão. De uma forma resumida, o branding é um conjunto de estratégias de gerenciamento que têm como objetivo aumentar a relevância da marca entre os consumidores.
O valor de marca é calculado usando uma variedade de fatores, incluindo a reputação da empresa, a qualidade dos produtos e serviços, a imagem da marca e a força do marketing e publicidade. Tudo isso contribui para a percepção do consumidor sobre a marca e sua importância no mercado.
Segundo Keller, “Brand Equity é o efeito diferencial que o conhecimento da marca causa sobre a resposta do consumidor.” Assim, uma Marca tem Brand Equity positivo quando os consumidores reagem mais favoravelmente a um produto quando sua Marca é identificada, do que quando não é.
A noção de equidade está relacionada, portanto, a dar às pessoas o que elas precisam, de modo que, assim, todos tenham, realmente, acesso às mesmas oportunidades. Isso significa dar mais para quem precisa mais, de forma proporcional e adequada às suas circunstâncias.
Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Por exemplo, em um pronto-socorro, a vítima de acidente grave passa à frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.
A equidade é um trabalho de abrandamento da norma jurídica no caso concreto. A equidade flexibiliza a aplicação da lei. Por vezes, o próprio legislador, no bojo da norma, a ela se refere.
Os profissionais de marketing constroem o brand equity de suas empresas criando as estruturas certas de conhecimento da marca com os consumidores certos. Esse processo depende de todos os contatos relacionados com a marca — iniciados ou não pela empresa.
O Brand Equity, ou valor de marca, em sua tradução literal, é um termo usado em marketing, para descrever o valor de ter uma marca reconhecida, baseado na ideia de que marcas firmemente estabelecidas e respeitáveis são mais bem-sucedidas.
Quando falamos sobre brand equity podemos afirmar que?
O Brand Equity é um termo da área do marketing, que significa o valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa.
O conceito dos 4P's do marketing, também chamado de Mix de Marketing, almeja resumir os quatro elementos básicos que integram a estratégia de marketing da sua empresa. Esses elementos são: Produto, Preço, Praça e Promoção.
O que é estratégia de marca? A estratégia de marca é um conjunto de processos, atividades e insights que fazem com que a marca, por si só, gere valor aos seus produtos ou serviços e consequentemente, satisfaça seu público de maneira única.
O Brand Designer é o profissional responsável pela criação de identidades visuais para marcas. É ele quem desenvolve o logotipo, as cores, os tipos de letras, os ícones e demais elementos que compõem a identidade visual.
Um gerente de branding é responsável por cuidar da imagem e da ressonância de uma marca, adaptando suas estratégias e comunicação para seu público alvo.
Quanto custa o branding para as pequenas empresas? O valor do branding em empresas menores dependerá dos serviços contratados e da sua abordagem. Geralmente, os pequenos empreendedores costumam investir em torno de R$3.000 a R$5.000 para a consolidação inicial da marca no mercado local (sobretudo no aspecto visual).