Equilibração é o processo de passagem do desequilíbrio para o equilíbrio. Este é um processo auto-regulador cujos instrumentos são assimilação e acomodação. Estrutura: Refere-se às propriedades organizacionais inferidas (esquemas) que explicam a ocorrência de determinados comportamentos.
Portanto, a equilibração consiste em um processo de organização das estruturas cognitivas num sistema coerente, interdependente, ou seja, há uma dependência recíproca entre as partes e o todo do sistema cognitivo, possibilitando ao indivíduo uma adaptação à realidade.
O que é a teoria da equilibração como teoria explicativa?
A teoria da equilibração como teoria explicativa do proces- so de adaptação e reconstrução da inteligência face ao meio em relação ao qual ela se organiza, autoregula e prepara para novas transformações, representa a síntese da explicação do processo do conhecimento em Piaget e, bem assim, o pressuposto para a acção ...
A acomodação é quando o indivíduo consegue modificar a ação ou informação anteriormente assimilada. Quando ocorre o equilíbrio desses dois processos dizemos que houve a equilibração, que nada mais é do que a harmonia da organização das estruturas psíquicas.
Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.
O equilíbrio corporal é um dos sentidos do corpo humano e tem importância fundamental na vida do indivíduo e seu comprometimento afeta os aspectos físicos e psico-sociais do paciente, que pode chegar a exclusão ou isolamento social.
Equilibração: Piaget chamou o balanço entre assimilação e acomodação de equilíbrio. É ele o mecanismo auto-regulador, necessário para assegurar uma eficiente interação da criança com o meio-ambiente. Equilibração é o processo de passagem do desequilíbrio para o equilíbrio.
Equilíbrio e Operações: A teoria de Piaget propõe que, quando os esquemas existentes de uma criança são suficientes para explicar o que percebe ao seu redor, ela está em um estado de equilíbrio, ou seja, um equilíbrio cognitivo.
Os conceitos de assimilação, acomodação e equilibração designados pela teoria piagetiana constituem as essências do processo de ensino-aprendizagem. É parte integrante a adaptação e organização dos conhecimentos do meio no interior do organismo em busca de um equilíbrio.
A equilibração é condição básica da organização psicomotora, pois envolve uma multiplicidade de ajustamentos posturais antigravíticos que dão suporte a qualquer resposta motora.
Depreende-se, então, que a equilibração majorante é a constituição de várias partes importantes que se complementam, possuindo a característica de ampliar os esquemas do sujeito para, dessa forma, caminhar em direção a um desenvolvimento cada vez mais aperfeiçoado.
Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.
O senso de equilíbrio ou equilibriocepção é a percepção de equilíbrio e orientação espacial. Ajuda a evitar que humanos e animais não humanos caiam ao ficarem parados ou em movimento.
Assim, o equilíbrio mental e emocional é um estado em que uma pessoa é capaz de manter a estabilidade e o bem-estar psicológico, enfrentar as adversidades de forma saudável, regular suas emoções e pensamentos de maneira equilibrada e ter uma perspectiva positiva e adaptativa diante dos desafios da vida.
O que é o equilíbrio emocional? Equilíbrio emocional é uma competência comportamental que permite reconhecer a influência das emoções e, em resposta, exercer o autocontrole sobre elas, a fim de obter reações mais centradas, racionais e harmônicas, mesmo quando diante de situações extremas, como as crises.
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais. Sendo o primeiro o Sensório motor. O primeiro dos quatro estágios de desenvolvimento cognitivo é o estágio sensório- motor.
Existem quatro estruturas cognitivas primárias - estágios de desenvolvimento - de acordo com Piaget: sensorial-motor, pré-operações, operações concretas e operações formais.
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
O cerebelo, localizado entre o cérebro e o tronco cerebral, desempenha papel fundamental para a movimentação, controle da musculatura corporal e equilíbrio.
Qual a parte do cérebro responsável pelo equilíbrio?
O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio. O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo.