Entende-se por escala as relações de tamanho que os objetos mantêm entre si e também com o observador. A escala define, além disso, as relações entre as diferentes partes da composição, fornecendo informações sobre os espaços entre elas.
Escala é a relação das partes de uma imagem com a imagem como um todo, ou a algo no mundo fora da imagem, por exemplo, o tamanho da figura de um rei em uma imagem comparado com o tamanho da figura de seu servo na mesma imagem, ou o tamanho de uma estátua do rei em comparação com o tamanho de uma pessoa real.
Escala é uma relação entre o tamanho real de algo e sua representação. Por exemplo, o mapa do Brasil representa o tamanho do país. As miniaturas de carros e bonecos também envolvem o conceito de escala, pois os representam. Isto é, quando falamos de escala, estamos nos referindo a mecanismos de ampliação e redução.
A escala é uma forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado. Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real ou são mantidas, ou então são aumentadas ou reduzidas proporcionalmente.
A escala proporcional ou escala de proporção é um tipo de escala de medição variável de natureza quantitativa. A escala proporcional permite que qualquer pesquisador compare os intervalos ou diferenças entre as variáveis. A escala proporcional tem um ponto zero ou um caractere de origem.
8º | ARTES | ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS: ESCALA, DIMENSÃO | AULA 03
Como definir a escala?
As escalas podem ser gráficas ou numéricas, e devem, obrigatoriamente, constar nos mapas confeccionados. Para realizar o cálculo da escala (E), basta dividir o valor das dimensões encontradas na superfície do mapa (d), medidas comumente com o auxílio de uma régua, pelas dimensões do terreno (D).
Uma escala de 2:1 (lê-se dois para um), sendo o numerador igual a 2 a medida do desenho e o denominador 1 a medida real do objeto. Assim, podemos concluir que a cada 2 unidades no desenho equivale a 1 unidade do objeto real. Ou seja, o tamanho do desenho amplia-se duas vezes do tamanho real do objeto reproduzido.
I Escala 1:50 - É a escala mais indicada e usada para desenhos de plantas, cortes e fachadas de projetos arquitetônicos; I Escala 1:75 – É utilizada apenas em desenhos de apresentação que não necessitem ir para a obra. I Escala 1:100 - Opção para plantas, cortes e fachadas quando é inviável o uso de 1:50.
Escala é uma relação matemática entre o que é reproduzido em uma determinada representação e aquilo que corresponde a um objeto real. Qualquer objeto pode ser relativizado de maneira escalar.
Escala é como uma forma de medida que nos ajuda a entender a diferença entre o tamanho de algo mostrado em um mapa, desenho ou modelo, e o tamanho real desse objeto no mundo real. É como se fosse uma regra para converter as medidas que vemos na representação para as medidas verdadeiras.
A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. Fazer com que o aluno entenda que cada centímetro do mapa representa tantos km representado na escala. Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.
As escalas representam um elemento fundamental para a cartografia. Sua utilização baseia-se nas relações de proporção entre o tamanho real e o tamanho da representação. Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo.
Em desenho técnico, a escala indica a relação do tamanho do desenho da peça com o tamanho real da peça. A escala permite representar, no papel, peças de qualquer tamanho real.
Por que pode ser necessário desenhar um objeto em escala?
Para que peças ou objetos muito pequenos possam ser construídos, torna-se necessário que seus desenhos sejam ampliados. Portanto, nas representações de objetos através de desenhos em escala de ampliação, as dimensões do desenho são maiores do que as do objetos.
Existem dois tipos de escala, a gráfica e a numérica. A partir desses formatos, nós vamos conseguir estabelecer uma relação entre o comprimento dos objetos de estudo em um mapa e no mundo real.
Existem escalas gráficas de plástico (escalímetro), que possuem em uma só peça, seis escalas diferentes graças a sua forma triangular. Exemplo: 1:20; 1:25; 1;50; 1;75; 1:100 e 1;125. Podemos descobrir a escala de um desenho, medindo uma distância gráfica e comparando com o valor escrito na cota.
Quando o objeto a ser representado for muito grande, não podendo ser desenhado no tamanho natural, deve-se reduzir. Na representação através de desenhos executados em escala de redução, as dimensões do desenho se reduzem numa proporção definida em relação às dimensões reais das peças.
Se uma sala de aula possui 5 metros de largura por 5 metros de comprimento, a mesma pode ser representada da seguinte forma: se estabelece que cada centímetro no papel equivale a 1 metro ou 100 centímetros no real. Desse modo, a escala produzida é 1:100 (1cm: 100cm) ou 1/100 (1cm/100cm).
A forma escalapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de escalar] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de escalar] ou [nome feminino] . Linha graduada que, em mapas, cartas, planos e afins, relaciona as distâncias ou dimensões reais com as figuradas.