A proposta das escolas do PEI é oferecer oportunidades aos alunos menos favorecidos de terem mais tempo na escola para realizar atividades da qual não tem acesso fora dela, como os clubes e disciplinas voltadas para as habilidades e competências socioemocionais.
O PEI oportuniza ao(à) professor(a) o trabalho em Regime de Dedicação Plena e Integral (RPDI), garantindo que a jornada de 40 horas do(a) professor(a) seja cumprida na mesma escola, além da Gratificação por Dedicação Plena e Integral (GDPI), associada ao RDPI.
- Aulas com duração de 45 minutos; - A duração do almoço/jantar será de 45 minutos; - O intervalo, no período da manhã, terá duração de 15 (quinze) minutos; - Os clubes juvenis, de ambos os turnos, deverão acontecer no mesmo dia da semana.
O Programa Ensino Integral (PEI) foi criado em 2012 como estratégia para a melhoria do ensino, ao promover a educação integral dos estudantes em suas múltiplas dimensões (intelectual, física, socioemocional e cultural), por meio de diversas metodologias.
O PEI é amparado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina que toda pessoa com deficiência tem direito à educação inclusiva, devendo o poder público adotar medidas para garantir o acesso ao ensino regular com recursos de acessibilidade e, quando necessário, oferecer ...
O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.
Segundo a LC nº 1.191/12, o objetivo principal do PEI é: [...] a formação de indivíduos autônomos, solidários e competentes, com conhecimentos, valores e habilidades dirigidas ao pleno desenvolvimento da pessoa humana e seu preparo para o exercício da cidadania [...]
As habilidades acadêmicas, sociais, motoras (atividade física), recreação, profissionais e do dia a dia, são monitoradas e analisadas a fim de que o resultado norteie a evolução do aluno. O PEI é um documento que ajuda através da análise contínua o desenvolvimento ou não da criança.
A carga horária dos integrantes do Quadro do Magistério, em exercício nas unidades escolares do Programa Ensino Integral, será de 8 (horas) diárias e 40 horas semanais.
Escolas que tiverem condições poderão ingressar no PEI no início do ano letivo de 2024, deverão enviar os documentos conforme os prazos abaixo: Prazo para envio de documentos das escolas interessadas em ingressar no PEI no 1º semestre 2024: 08 de agosto de 2023.
2 – A Inscrição ocorrerá no período de 02/08/2024 a 09/08/2024, via Formulário Online, disponibilizado no link - https://forms.gle/n511mcWx7fkZQuhz7 , observadas as condições previstas no item 6 do Capítulo I deste Edital.
Informamos que houve alterações no decreto nº 66.793, de 30/05/2022, referente ao limite máximo de aulas que podem ser atribuídas aos docentes, passando de 40h para 44h (horas) semanais.
O Plano Educacional Individualizado – PEI é considerado uma proposta de organização curricular desenvolvida especialmente para cada educando com deficiência, que tem o objetivo de nortear a mediação pedagógica do professor e de desenvolver os potenciais ainda não consolidados do aluno.
Uma das principais desvantagens que o currículo do ensino integral pode oferecer é a falta de planejamento e infraestrutura da escola para apoiar os alunos além da jornada tradicional de ensino.
As escolas têm a responsabilidade de elaborar e implementar o PEI, assegurando que cada aluno receba a atenção e os recursos necessários para seu pleno desenvolvimento acadêmico e social.
PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI): PARA QUE SERVE E COMO APLICÁ-LO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Conforme Artigo 53 da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990), é direito de toda criança e adolescente sendo pessoa com deficiência ou não, frequentar o ensino regular.
O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, cuja referência é a trajetória individual de cada um.
Como funciona o PEI? O PEI funciona como um guia personalizado que descreve os objetivos educacionais do aluno, as estratégias de ensino, as adaptações necessárias e os métodos de avaliação. O documento segue as diretrizes definidas pela instrução normativa PRE/IFSP nº 001, de 20 de março de 2017.
Sim. Usar o Plano Educacional Individualizado (PEI) na sala de aula regular não só recomendável como necessário. Primeiro porque, considerando seus objetivos, o trabalho do Atendimento Educacional Individualizado (AEE) perde o sentido se não for diretamente articulado com o realizado em sala de aula.
O Plano Educacional Individualizado é importante na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista por conduzir a prática pedagógica dos professores em direção às necessidades educacionais desses alunos, com base em um trabalho colaborativo com os pais e equipe multiprofissional.
Das atribuições dos professores dessas escolas, destacam-se: i) elaboração programa de ação, com indicadores e metas relacionadas à sua atuação; ii) produção de materiais didáticos; iii) substituição de aulas dos demais professores; iv) elaboração de plano bimestral e guias de aprendizagem de suas respectivas ...
O PEI é um programa de estimulação cognitiva quevisa à aplicação de instrumentos para modificabilidade cognitiva. O programa é composto por nível I, nível II e nível básico. Os níveis I e II são dirigidos a crianças escolares e adultos e são compostos por 14 instrumentos cada.
O Plano de Ensino Individualizado tem por objetivo atender o aluno Público-alvo da Educação Especial e está organizado em duas partes, isto é, a comum composta pelas habilidades adaptativas e a especifica, pelas habilidades do Currículo.
A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.