Resposta: Espaço é um conceito histórico que nos da uma representação onde os fatos aconteceram, Este pode se definir como a porção do planeta onde se desenvolvem as atividades do homem no seu cotidiano.
O espaço é considerado um dos elementos estruturantes da narrativa, ao lado do tempo, dos personagens e do enredo. As acepções mais usuais do senso comum e de maior sobrevivência tratam deste conceito como algo que se aproxima em maior ou menor grau da ideia de cenário tal como concebida pela dramaturgia clássica1.
Espaço: trata-se do local onde se passa a narrativa. As ações podem se desenrolar em um espaço físico, em um espaço social ou em um espaço psicológico.
O espaço é um componente da existência material e o tempo, a seqüência das transformações da matéria. Assim, o espaço e o tempo passam a ser concepções indissociáveis com formas e grandezas derivadas das formas e grandezas da matéria e de suas transformações, movimentos e energia.
É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo as relações humanas e suas produções materiais, como os edifícios, as áreas de exploração agrícola e as cidades.
Espaço é um termo que vem do latim spatĭum e que admite varias acepções. A principal diz respeito à extensão que contém a matéria existente. Num sentido semelhante, o espaço é a parte que ocupa um objecto sensível e a capacidade de terreno ou lugar.
Na física, espaço-tempo é o sistema de coordenadas utilizado como base para o estudo da relatividade restrita e relatividade geral. O tempo e o espaço tridimensional são concebidos, em conjunto, como uma única variedade de quatro dimensões a que se dá o nome de espaço-tempo.
A compreensão da relação espaço-tempo é fundamental para a compreensão do mundo e pode se tornar uma referência importante para a compreensão da história social do território, dos processos de produção do território, das relações de poder e da produção material da sociedade.
O tecido espaço-tempo pode ser visualizado como uma malha tridimensional, onde o espaço representa as três dimensões espaciais (comprimento, largura e altura) e o tempo é representado como uma dimensão adicional, perpendicular às três dimensões espaciais.
O espaço é um elemento que ajuda o leitor a se ambientar nas narrativas. Tal elemento pode ser construído de formas variadas, ricas, dependendo da intenção do autor.
percebemos como o espaço diegético nos quadrinhos é uma construção diegética conforme certos parâmetros de análise (ideológica, cultural); de outro, percebemos como o espaço gráfico pode ser um locus de problematização dos próprios quadrinhos como sistema semiótico.
O espaço corresponde ao “onde” da narrativa. Ele pode ser físico, isto é, um país, uma cidade, uma casa, um quarto etc., ou mesmo psicológico. Sobre este último, ele se passa na cabeça da personagem, portanto, não é materializável.
O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade. Como exemplo poderíamos citar uma guerra, a construção de uma grande obra, a descoberta da cura de uma doença, etc.
A discussão sobre tempo e espaço é um ponto fundamental para o ensino de História e faz parte do nosso cotidiano, contribuindo para a compreensão da realidade vivida e das noções sobre a História. Muitos autores já discutiram essas dimensões numa perspectiva histórica.
Em primeiro lugar, é importante entender que o espaço e o tempo são duas coisas diferentes, mas que estão intimamente relacionadas. O espaço é o lugar onde as coisas existem e se movem, enquanto o tempo é a medida da duração das coisas.
A relação tempo e espaço nos revelará através dos períodos históricos e a organização espacial uma sucessão de sistemas espaciais no qual o valor relativo de cada lugar está sempre mudando no decorrer da história. É nesse sentido que o passado torna-se uma das dimensões mais importantes da singularidade.
Resposta: Espaço é um conceito histórico que nos da uma representação onde os fatos aconteceram, Este pode se definir como a porção do planeta onde se desenvolvem as atividades do homem no seu cotidiano.
1 Extensão tridimensional ilimitada ou infinitamente grande, que contém todos os seres e coisas e é campo de todos os eventos. 2 Astr O Universo, além do invólucro atmosférico da Terra; a extensão em que existem o sistema solar, as estrelas, as nebulosas e as galáxias.
O espaço é um instantâneo tomado sobre o curso do tempo e o tempo é o espaço em movimento, todos os dois constituindo, pela sua reunião, o conjunto das relações de implicação e ordem que caracterizam os objetos e os seus deslocamentos.
As dimensões temporais e espaciais estão diretamente conectadas. O espaço e o tempo estão entrelaçados e englobam todo o universo, formando o chamado continuum espaço-tempo. Adota-se a ideia de que o tempo é algo absoluto, que sempre progride da mesma maneira para todos os pontos no universo.
Mach classificava “o espaço” em três tipos por considerar três vias de abordagens distintas: o espaço fisiológico (visual, tátil), os espaços geométricos (euclidiano, não euclidianos) e o espaço métrico (no sentido de “espaço das experiências métricas físicas”).
Milton Santos, em seu livro A Natureza do Espaço, afirma que “o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá”.
O espaço é um vácuo quase perfeito sem ar. Ele não está vazio: contém muitas formas de radiação, bem como partículas de gás, poeira e outras matérias flutuando no vazio. Da Terra, podemos observar planetas, estrelas e galáxias que estão a até 46,5 bilhões de anos-luz de distância em qualquer direção do nosso planeta.