A maioria dos insetos enxerga de forma mais rápida que nós humanos - disse Skorupski. As abelhas usam sua visão de várias maneiras. Além de desviar objetos, elas conseguem identificar buracos e pequenas entradas (como a das colmeias) e flores coloridas.
Quando sobrevoam as flores a uma distância de mais de 1 metro, as abelhas economizam energia usando apenas um fotorreceptor, o verde. O resultado é uma visão monocromática – para nós, seria como enxergar em branco e preto. “O contraste contra o fundo é importante para que as flores sejam visíveis e atraiam as abelhas.
Os olhos do inseto são equipados com um campo de visão de 280 graus, mais de duas vezes e meia os 100 graus que formam o campo de visão humano. Isso quer dizer que as abelhas conseguem perceber mais de três quartos do ambiente que as envolve.
São as abelhas as grandes aliadas para a manutenção do planeta e da ecologia. Seu sistema é complexo e extremamente eficiente para a organização social. E sendo assim, sonhar com abelhas está relacionado ao trabalho e a responsabilidade, trazendo os bons presságios de prosperidade e abundância.
No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.
As abelhas, como grande parte dos insetos, têm cinco olhos. Três são pequenos, no topo da cabeça, os chamados "olhos simples" ou ocelos, que apenas detectam mudanças de intensidade da luz; os dois olhos compostos, maiores, com milhares de lentes minúsculas, estão na parte frontal da cabeça e detectam luz polarizada.
O complexo sistema visual das abelhas é composto por três olhos simples, situados na parte frontal da cabeça e dois olhos compostos, localizados nas laterais da cabeça, e são capazes de enxergar bem a longas distâncias.
Além de todas as outras qualidades, as abelhas também são vistas como símbolos de abundância e prosperidade. A colmeia é uma comunidade organizada e bem sucedida, com cada abelha cumprindo sua função específica para garantir a prosperidade da colônia como um todo.
A abelha carrega diversos significados dentro do cristianismo, como a representação do bem (produção do mel) e do mal (uso do ferrão). Da mesma forma, podem simbolizar Jesus Cristo pela doçura e misericórdia (associação ao mel) e à justiça (ferrão).
Uma frase atribuída ao cientista Albert Einstein previa que: “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”.
– Presença de substâncias químicas: Algumas substâncias químicas, como perfumes, loções e produtos de limpeza, podem atrair as abelhas e fazê-las sentir que estão em perigo. – Proximidade do ninho: Quando uma pessoa ou animal se aproxima demais do ninho, as abelhas podem atacar para proteger a colônia.
As abelhas simbolizam cooperação, lealdade, disciplina, organização, ordem, alma e tantos outros significados e representações que esse animal ganhou em diversas culturas e religiões.
A abelha simboliza a nobreza, lealdade e cooperação por viver em colmeias e trabalhar em conjunto para produzir o mel, que, por sua vez, é conhecido como “ouro líquido”. A abelha também pode simbolizar fertilidade, comunicação, ordem, alma e justiça, variando conforme a origem do mito.
As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.
Qual a importância das abelhas? As abelhas afetam a nossa vida diariamente. Além de produzirem o mel, elas são responsáveis pela polinização de inúmeros alimentos, como as frutas, legumes e os grãos, garantindo a segurança alimentar de toda a humanidade.
Juntas, as abelhas administram seu tempo e recursos de forma a ajudar toda a sua comunidade a permanecer segura e prosperar. O Senhor colocou cada abelha na colmeia por uma razão: para cumprir seu propósito. Ele coloca cada um de nós em nossas famílias, igrejas e comunidades pelo mesmo motivo (1 Coríntios 12).
O mel é o néctar das flores que passou por processos de transformação química e física. A fabricação do mel começa com a coleta do néctar nas flores, que é a principal fonte de energia das abelhas e nada mais é que uma solução de açúcares, composta principalmente pela sacarose.
O QUE APRENDEMOS COM AS ABELHAS? As abelhas ensinam muito, desde sua forma de organização, comportamentos até a fabricação do mel. É alquimista por natureza, faz a transformação de um produto (pólen) em outro (mel) e ainda beneficia nossa saúde com muitos nutrientes que necessitamos.
A maioria dos insetos enxerga de forma mais rápida que nós humanos - disse Skorupski. As abelhas usam sua visão de várias maneiras. Além de desviar objetos, elas conseguem identificar buracos e pequenas entradas (como a das colmeias) e flores coloridas.
Finalmente, no abdômen das abelhas ainda se localiza o coração, que comanda o aparelho circulatório formado por vasos, pelos quais circula o sangue das abelhas, chamado hemolinfa que, diferentemente dos animais de sangue quente, é incolor e frio.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.