Espelhamento. Com origem na psicologia, a técnica de espelhamento é uma das mais conhecidas técnicas de rapport. Trata-se de espelhar o comportamento da outra pessoa na qual estamos nos comunicando, gerando uma conexão imediata.
Essa técnica consiste em agir como um reflexo, ou seja, espelhar os movimentos corporais e elementos de linguagem do seu interlocutor. Replicar postura, expressões faciais e linguagem corporal, gestos, tom de voz e a maneira que seu lead, inicialmente, conduz a conversa.
A teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações.
O espelhamento tende a ocorrer automaticamente entre os indivíduos que se conhecem muito bem. Amigos de verdade frequentemente escolhem as mesmas expressões e usam os mesmos gestos corporais, especialmente quando passam algum tempo juntos.
A Lei do Espelho se reflete quando afirmamos conhecer muito bem outras pessoas e, na verdade, o que fazemos é projetar sobre elas nossa própria realidade. Quando essa situação ocorre, colocamos nossa visão projetada de nós mesmos sobre a imagem física da outra pessoa – que é captada por nossos sentidos.
👀✨ Explicação: Isso é chamado de espelhamento, que significa espelhar o comportamento da outra pessoa que você tá conversando, gerando uma conexão imediata. É um gesto inconsciente, então significa que a pessoa se sentiu conectada com você, tá gostando da conversa e se simpatizou.
Falando de forma mais grosseira e simples para pessoas básicas em entendimento psicológico: Sabe quando você admira outra pessoa ou detesta ela? Eis aí o espelhamento. É o encontro amigável ou desagradável dos seus próprios traços escondidos e reprimidos.
A transferência é um fenômeno que ocorre no setting analítico. Nesse processo, os sentimentos sobre as figuras parentais são atualizadas na relação entre o paciente e o analista.
Um bom exercício para praticar o espelhamento e comparar se ele realmente funciona: escolher duas pessoas que têm uma boa comunicação e as espelhar por alguns minutos. Ao fazer isso, rapidamente a pessoa perceberá a diferença que isso faz.
A teoria do estágio do espelho é fundamental para a compreensão lacaniana do desejo, do inconsciente, e da linguagem. Lacan argumenta que essa identificação com a imagem do espelho estabelece as bases para a entrada do sujeito no mundo simbólico da linguagem e da cultura, mediado pelo que ele chama de "Outro".
A “terapia do espelho” – ou “técnica do espelho” – é um exercício focado em aumentar a autoestima e fomentar o autoconhecimento. Basicamente, consiste em se postar em frente ao espelho e direcionar a si mesmo frases de autoafirmação.
A Dinâmica do Espelho tem sido utilizada como uma forma de avaliar comportamentos dos participantes, sendo uma das ferramentas mais poderosas quando o objetivo é provocar nas pessoas reflexões sobre si mesmas. Além disso, permite trabalhar o autoconhecimento e ampliar a importância de cada indivíduo no grupo.
A Terapia de Espelho (TE) é uma intervenção de baixo custo e fácil aplicabilidade, desenvolvida para o tratamento da dor do membro fantasma e atualmente usada no tra- tamento pós-AVE5,10-12. A TE é aplicada por meio de um espelho que é posicionado entre os membros superiores do indivíduo de modo sagital.
Projeção: operação na qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro, pessoa ou coisa, as qualidades, os desejos, os afetos, os sentimentos que estão internalizados e ele desdenha e/ou recusa aceitar e/ou admitir que lhe são pertencentes. acordo com seus interesses, aptidões, expectativas e desejos.
Com o espelhamento de pintura é possível nivelar a camada de verniz da pintura, o que permite dar à superfície do veículo um resultado espelhado com mais brilho intenso e duradouro. Todo o processo dessa técnica visa restaurar o brilho da superfície da pintura do veículo com eliminação de microriscos.