A goma guar é frequentemente utilizado na fabricação de sorvetes. Sua principal função é agir como um emulsificante, espessante e estabilizante, melhorando a textura e a consistência do sorvete.
Espessantes são substâncias que aumentam a viscosidade de um alimento sem alterar outras de suas propriedades. Muitos aditivos dessa classe também são estabilizantes – substâncias que aumentam o tempo de armazenamento dos alimentos.
Além de nutritivo, esse ingrediente funciona como um ótimo espessante de alimentos e tende a ser indicado para encorpar receitas de caldos e cremes de legumes. Você pode adicionar a fécula direto na panela ou então adicionar um pouco de água antes para facilitar a mistura.
Quase todos os espessantes são carboidratos naturais cuja sua matéria prima é extraída das árvores, sementes, tecidos vegetais, algas e de microrganismos. Além dos espessantes quimicamente modificados que são substâncias químicas derivadas de produtos naturais como celulose ou amido de milho.
– Amido: os espessantes de milho e de trigo são os mais apropriados. Na maioria das vezes, utiliza-se o amido combinado com outros agentes espessantes. – Alginato: o principal e mais utilizado espessante vegetal.
Dissolver a maisena na água e levar ao fogo para engrossar, mexendo sempre para não formar grumos; Deixar esfriar; Misturar o suco; Colocar em geladeira; Oferecer ao paciente várias vezes ao dia, dividido em porções de 100 ml ou mais, conforme aceitação. Oferecer entre 1 e 1,5 litros ao dia ou mais, se sede.
Dissolva o envelope da gelatina (12g) em 5 colheres (sopa) de água fria, mexendo bem. Leve ao microondas por 15 segundos e verifique se está bem dissolvida ou leve ao fogo baixo, mexendo bem até dissolver por completo, mas não deixe ferver, pois em temperaturas muito elevadas o produto perde sua ação de gelatinização.
O aliado mais comum para engrossar o molho é o amido de milho. Aqui é bem simples: uma colher de sopa de amido para um copo de água, leite ou até do próprio molho que você quer engrossar.
Problemas Gastrointestinais: Alguns agentes de textura podem causar problemas gastrointestinais, como gases, inchaço, constipação ou, menos frequentemente, diarreia. Isso pode ocorrer porque alguns espessantes podem alterar o equilíbrio de fluidos e eletrólitos no intestino ou afetar a flora intestinal.
Os espessantes são utilizados em geleias, sorvete, maioneses, pastas e patês. Existem espessantes de origem animal e vegetal, então vegetarianos e veganos é bom ficar de olho nos rótulos. Os espessantes mais comuns são a gelatina, colágeno, agar a agar, goma xantana, goma arábica.
Mas a goma guar é um espessante forte. Comece com uma pequena quantidade – cerca de um quarto de uma colher de chá – e aumente lentamente até obter a consistência desejada.
A Goma Xantana é utilizada como espessante, estabilizante e emulsificante em diversas preparações de produtos alimentícios, tendo grande importância na Culinária sem Glúten no qual substituí o papel do Glúten.
O agente espessante é a substância ou a mistura de ingredientes que aumenta a densidade de uma preparação, deixando-a mais condensada e consistente. Na confeitaria, o processo de elaboração do espessante requer cuidado e técnica, pois envolve a manipulação de elementos que podem ou não se agrupar bem.
No mais, o emulsificante engrossa e estabiliza os diferentes ingredientes na fabricação do sorvete, que requer baixas temperaturas durante a sua produção. Assim, o sorvete fica mais cremoso, firme e com o aspecto mais sequinho.
Apesar de a gelatina ter indicativos de ser o melhor substituto para a liga neutra, estudos de otimização na formulação e produção devem ser conduzidos, não só para a gelatina como também para a goma xantana e agar-agar, possibilitando alternativas viáveis financeiramente e atrativas para diversos públicos.
Portanto, como precaução, recomenda-se não consumir produtos espessados com goma xantana até 1 ano de idade. Outros espessantes muito utilizados pela indústria alimentícia são o polissorbato 80 e a carboximetilcelulose.
Segundo os resultados obtidos até hoje, o consumo excessivo de emulsificantes, entretanto, pode estar relacionado a alguns danos à saúde, sobretudo ao funcionamento do intestino, como alteração da microbiota intestinal e perda da função de barreira do intestino delgado, levando o corpo a absorver compostos danosos à ...
É indicado para espessar e gelificar alimentos líquidos, Auxilia em condições como disfagia. Não altera a cor, sabor e cheiro dos alimentos quentes ou frios.
Os espessantes são substâncias que conferem aumento da viscosidade do alimento, sem nenhuma interferência nas suas propriedades. Para isso, existem fórmulas espessantes especialmente criadas para cada caso, garantindo a estabilização da disfagia e a normalização dos procedimentos alimentares.
Néctar: Adicione um sachê ou uma colher medidora em 100 ml do líquido desejado, mexendo sempre até a mistura se dissolver por completa. Mel: Adicione 02 sachês ou 02 colheres medidoras em 100 ml do líquido desejado, mexendo sempre até a mistura se dissolver por completa.
Na produção de sorvetes, seu poder emulsionante substitui a necessidade de adicionar creme de leite, deixando o alimento com menos calorias. Na produção de pães e outros produtos de panificação, a Goma Guar deve ser adicionada aos produtos líquidos, dando maior textura e maciez ao produto final.
Além disso, a goma xantana também pode ser usada para melhorar engrossar sucos e molhos,e melhorar a maciez de pães e bolos, por exemplo. A quantidade geralmente recomendada de goma xantana é de até 15g (1 e 1/2 colher de sopa) por dia para adultos.
Assim, os espessantes alimentares são normalmente utilizados para espessar sucos, molhos, sopas e pudins, entre outras refeições e líquidos, sem alterar seu sabor, cor, aroma ou propriedade nutricional.