Uma boa introdução deve situar o leitor no contexto do tema a ser abordado, fornecendo informações essenciais e estabelecendo a relevância do assunto. Além disso, a introdução deve capturar a atenção do leitor, levando-o a querer continuar a leitura.
Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.
A introdução deve ser a primeira parte do texto a chamar a atenção do leitor e prendê-lo na leitura. Por isso, é interessante começar com uma frase impactante e que desperte o interesse para o que virá a seguir. Esse é um local para apostar na objetividade, ou seja, em frases curtas e que não cansem o leitor.
5 TÉCNICAS PRONTAS DE INTRODUÇÃO DA REDAÇÃO - Aula 7 - Profa. Pamba - Redação
Como fazer uma introdução impecável?
Seja breve e direto. Incite emoções ao seu leitor, como alegria, surpresa e medo. Faça promessas que serão cumpridas no decorrer do texto. Uma boa introdução deve conversar diretamente com o título e com o desenvolvimento do seu texto – embora não pertençam a um mesmo bloco de informações.
Logo, a estrutura da introdução perfeita deve apresentar: Contextualização + problematização + apresentação da tese + citação breve dos dois argumentos.
Não é por menos que o início do texto tem essa denominação, uma vez que é responsável por fazer com que o leitor queira adentrar, fixar os olhos e ler o restante do texto. A introdução deve apresentar a ideia principal (tópico frasal) que será discutida não só no primeiro parágrafo, mas ao longo do texto!
A introdução, por ser a parte inicial do texto, é representada, geralmente, pelo primeiro parágrafo da redação e tem o objetivo de apresentar o assunto que será discutido ao longo do texto.
A introdução deve despertar o interesse do leitor pela leitura, antecipando os resultados mais relevantes. Recomenda-se que a introdução seja a última parte a ser redigida. É a indicação daquilo que se pretende alcançar com a intervenção proposta.
Introdução é a abertura de um texto — ou seja, é a parte antecessora do desenvolvimento e da conclusão. Nela, apresentam-se o tema principal e os pontos que serão discutidos ao longo do conteúdo. Mesmo que óbvio para muitos, vale ressaltar que fazer uma introdução não é o mesmo que resumir um texto.
Na introdução, é fundamental apresentar a tese, ou seja, o posicionamento que você irá defender ao longo da redação. A tese é a 'espinha dorsal' do texto, portanto ela deve ser clara, direta e objetiva para que o leitor compreenda qual é o seu ponto de vista em relação ao tema.
A definição mais simples é que a Introdução deve apresentar o tema, de forma geral, do conteúdo do TCC e introduzir o leitor ao assunto principal da pesquisa, trazendo seus objetivos e metodologia. A boa introdução vai motivar o leitor a virar a página, a se interessar pelo trabalho todo.
A introdução é a primeira parte do texto do seu trabalho. De forma resumida, serve para apresentar um panorama geral da pesquisa. Então, é importante apresentar, à primeira vista, o tema e o problema de pesquisa. Você também deve, de maneira breve, descrever os motivos para justificar a realização da sua pesquisa.
Ela deve realizar um “fechamento” das principais ideias, discussões e assuntos tratados. Além disso, também deve ser apresentado ideias de perspec vas futuras sobre o assunto. Podem ser criadas subseções conforme a necessidade de cada relatório.
Comece a introdução apresentando o tema que será abordado na redação. Isso ajuda a contextualizar o leitor e a estabelecer as bases para o desenvolvimento do seu argumento. Para tanto, forneça informações relevantes que ajudem o leitor a compreender a importância do tema.