Superpredador, também conhecido como predador alfa, é um tipo de predador que está no topo de uma cadeia alimentar, ou seja, quando não há outras criaturas superiores.
Seres humanos são os maiores predadores do planeta, mas nem sempre para se alimentar. Vários documentários sobre o mundo animal vendem a imagem de tubarões, onças, orcas e leões como sendo os grandes predadores do planeta.
Porém, elas também são base da alimentação de aranhas, rãs e sapos. A libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais. Se vir em sua plantação alguns desses bichinhos acima, saiba que não deve matá-los.
Por que o topo da cadeia alimentar não possui predador?
São considerados predadores de topo quando os mesmos podem ser chamados de superpredadores, ou seja, não possuem predadores durante a sua vida adulta. Desta forma, se um predador de topo chegar a vida adulta, ele, o superpredador, não corre o risco de ser morto por outro predador.
As aves de rapina (como esta águia-de-cabeça-branca) ocupam o topo de suas cadeias alimentares e são superpredadoras. As hienas são animais que ocupam lugares cimeiros na cadeia alimentar.
Não Estamos no Topo da Cadeia Alimentar, e Aqui Está o Porquê
Qual animal está no topo da cadeia?
Orcas são predadores; eles estão no topo da cadeia alimentar da vida marinha. Nenhum outro animal tem como presa as orcas; assim elas podem caçar focas, tubarões e golfinhos. As grandes mandíbulas da orca aplicam uma força poderosa. Portanto, seus dentes são super afiados.
Espécie emblemática das matas brasileiras, a onça é importante para as ações de conservação. Por estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, esse animal o mesmo tempo temido e admirado que habita o imaginário das pessoas é um indicador de qualidade ambiental.
Qual animal marinho está no topo da cadeia alimentar?
As orcas são uma obra prima da natureza em se tratando de engenharia biológica. Elas são muito grandes e muitos velozes; além disso, o que as coloca no topo da cadeia alimentar é a sua inteligência e comunicação.
Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico. Leões podem roubar a presa das hienas para se alimentarem, causando brigas entre as duas espécies mesmo sem que haja alimentos próximos.
O pequeno Phyllobates terribilis é capaz de matar até dez adultos ou predadores de uma vez com pequenas doses de seu veneno altamente tóxico. O animal vertebrado mais letal do mundo pode parecer um simples sapinho, de cores vibrantes e inofensivo.
Todos estes números nos levam a concluir que o megalodonte não concorre ao título de maior animal do planeta. Mas ele pode muito bem ter sido o maior tubarão que já viveu na Terra – e o maior predador da história.
Pra resumir, além do tigre ser o maior e mais poderoso dos felinos do mundo, ele também é o mais inteligente. Todos esses fatos combinados fazem com que ele seja verdadeiramente o predador mais temido da selva.
No topo, estão alimentos como óleos, gorduras, açúcares e doces, que, se consumidos em excesso, podem desencadear problemas de saúde como hipertensão e obesidade.
O que significa estar no topo da cadeia alimentar?
No topo da cadeia alimentar se encontram os animais predadores, também chamados de predadores alfa – quando não existem outros predadores acima deles na cadeia alimentar. Exemplos: orca, ursos, lobos.
Predadores do topo da cadeia alimentar podem ser os animais mais importantes do planeta. Predadores como os lobos-cinzentos ajudam a manter ecossistemas intactos e a extinção deles pode afetar até mesmo o ser humano. Humanos sempre tiveram uma relação complicada com outros predadores.
Tubarão: o Rei dos Mares é o bate-papo realizado pela Equipe de Educação do AquaRio. de maus, os tubarões na verdade são grandes vítimas da ação dos seres humanos.
Os seres humanos podem ser considerados consumidores secundários em algumas cadeias alimentares, já que se alimentam, por exemplo, de carne bovina ou suína.
A onça-pintada é um predador de topo da cadeia e é conhecida por ocupar diferentes ambientes: as copas das árvores, os rios em mergulhos para caça e a terra para percorrer longas distâncias.
Os gaviões, falcões, águias, corujas e urubus são aves que ocupam o topo da cadeia alimentar, caçando ativamente ou procurando animais mortos. Essa posição na cadeia alimentar faz das aves de rapina animais naturalmente raros, cujas necessidades de habitat os obrigam a ocupar vastos territórios.
Classificado como um superpredador em seu ecossistema respectivo, o tigre é tido como o terceiro maior carnívoro terrestre da contemporaneidade, excedido em porte unicamente pelo urso-polar e pelo urso-pardo. Tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris).
A baleia azul. Não só o maior predador do mar, como o maior predador que já existiu, visto que seus competidores em tamanho são saurópodes forrageiros - mesmo eles não competem com a baleia em massa.