Em síntese, conforme Chiavenato (2004), a estratégia é o comportamento utilizado pela empresa ou organização para lidar com situações inerentes a seu ambiente.
Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
Chiavenato tem uma visão bastante abrangente e estratégica sobre o papel e a responsabilidade do setor de recursos humanos nas organizações. O professor acredita que o RH desempenha um papel fundamental na gestão do capital humano.
Chiavenato defende que as técnicas utilizadas em uma seleção devem passar por entrevista, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicológicos e técnicas de simulação. Em seu livro “Iniciação à Administração de Recursos Humanos”, o autor explica tudo sobre essas etapas.
Estratégia é o plano de ação para alcançar metas e objetivos de longo prazo em um contexto organizacional. Ele é uma visão do futuro e uma orientação para alcançar essa visão.
Conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, metas, políticas e planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades do ambiente e os recursos da organização.
Chiavenato declara que as pessoas são membros fundamentais para as corporações no que se refere ao cumprimento dos serviços e ao alcance dos objetivos apresentados. Por outro lado, a empresa é o mecanismo como essas pessoas podem conseguir seus propósitos.
De acordo com Chiavenato, as pessoas são o principal ativo das empresas, ou seja, sua maior riqueza. E as empresas são, para as pessoas, o que as faz capazes de conquistar objetivos. É uma troca, entre oferecer um bom trabalho e ser recompensado.
Chiavenato, adaptando um modelo de Nadler, Hackman e Lawler, apresenta três abordagens de administração de conflitos: estruturais, mistas e de processo.
Usa-se a expressão latina apud ou citado por. Os dados do documento original devem ser mencionados na lista de referências ou em nota de rodapé. No texto: Exemplo: Hingston citado por Chiavenato (2006, p.
Segundo Chiavenato, “o planejamento é uma das melhores maneiras de se introduzir deliberadamente mudanças e inovação dentro das empresas, sob uma forma previamente definida e programada” (Chiavenato, Idalberto.
Os seis processos estão ligados à atividade de agregar, integrar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar o desenvolvimento das pessoas. Esse conceito foi desenvolvido por um dos maiores professores e consultores brasileiros, Idalberto Chiavenato.
Gestão estratégica é uma forma de gerenciar a organização tendo em vista a estratégia do negócio, a fim de orientar o caminho a ser seguido para o alcance os objetivos estratégicos. Isso envolve ações de planejamento, organização, liderança e controle, para desenvolver vantagens competitivas.
O Planejamento Estratégico é um processo sistemático de autoconhecimento e desenvolvimento organizacional, visto que, ao definir condições futuras almejadas, deve possuir, como premissa, uma análise apurada sobre sua situação em relação ao ambiente.
36) a visão representa o destino que se pretende transformar em realidade. Chiavenato (1999, p. 51) a define como a imagem que a organização tem de si e do seu futuro. É estabelecida sobre os fins da instituição e corresponde à direção suprema que a organização busca alcançar.
Segundo Chiavenato (1998, p. 23): “Uma organização é um sistema de atividade conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas, a fim de alcançar objetivos específicos”.
Chiavenato é um dos autores nacionais mais respeitados devido à sua grande bagagem profissional. Em seus livros, ele repassa os ensinamentos práticos do dia a dia do setor administrativo das organizações e orienta os líderes rumo ao sucesso (desde os iniciantes até os mais experientes).
Quais as três eras organizacionais citado por Chiavenato?
Nesse sentido, podemos visualizar ao longo do século XX três eras organizacionais distintas: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação.
A gestão de pessoas segundo Chiavenato afirma que as pessoas são o ponto central da organização e, portanto, o investimento no capital humano deve ser maior do que qualquer outro. Para isso, é preciso garantir o desenvolvimento, treinamentos e uma integração harmônica entre os colaboradores.
Quais são os cinco fatores apresentados por Chiavenato?
Os cinco fatores apresentados por Chiavenato para a avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho são: compensação justa, condições de trabalho, oportunidade de crescimento, segurança no emprego e integração social.
Miller e Dess (1996) Estratégia é um conjunto de planos feitos ou decisões tomadas num esforço para ajudar as organizações a atingirem seus objetivos. Henderson (1998) Estratégia é a busca deliberada por um plano de ação para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma empresa.
A estratégia serve para otimizar os esforços e recursos, direcionando-os assertivamente ao objetivo pretendido. Além do mais, essa organização funciona como um agente motivador, pois faz com que o indivíduo veja que suas ações estão realmente contribuindo para o alcance da sua meta.