Ética racionalista: Utilizada e estudada pelos gregos antigos, ela explica que o indivíduo submete sua vontade e determina suas atitudes por meio da razão. ...
Ética teleológica: Analisa e reflete as consequências possíveis de uma ação. ...
Ética teológica ou cristã: A ética está fundamentada na fé.
Ser ético é agir e viver conforme as regras e normas determinadas em sociedade, é construída através do coletivo. Moral é seguir as regras e normas determinadas pela consciência individual de cada ser humano. Por tanto essa pode ter influência com a cultura do meio vivido ou da criação.
Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.
Ética e Moral: Saiba como diferenciar?? || O que é, Conceitos, Definições e Exemplos
Quais os 3 princípios da ética?
Fabio Konder Comparato, uma das maiores inteligências da sociedade atual, em sua obra Ética, apresenta três princípios éticos de significante importância: A VERDADE, A JUSTIÇA E O AMOR, que entendidos, pode nos levar a responder as interrogações acima.
São eles: beneficência, não-malefi- cência, autonomia e justiça ou eqüidade. O princípio da beneficência relaciona-se ao dever de ajudar aos outros, de fazer ou promover o bem a favor de seus interesses.
A ética é uma área da filosofia que é dedicada às ações e comportamentos humanos, com foco na filosofia moral. O principal objeto de estudo da ética são os princípios que orientam as ações humanas e a capacidade de avaliar cada atitude que tomamos ao longo da vida.
Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade.
Trata-se da consciência moral, o pensamento interior que nos orienta de maneira única, individual, sobre o que devemos fazer ou não fazer em determinada situação.
Ser ético é agir de acordo com a ética e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido por convenção de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético pode ser respeitar códigos de conduta.
A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado.
Ética, é o conjunto de comportamentos adequados que são selecionados pela sociedade para garantia de que o amanhã seja melhor que o hoje. Independente de está na presença ou não de outros, praticamos ética ou talvez não, irá depender dos valores ou caráter que cada qual carrega consigo.
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
A palavra moral indica o sistema de normas e valores que define o que é considerado correto ou aceitável por determinada cultura ou grupo social. O termo imoral é usado para descrever ações, comportamentos ou decisões que vão contra as normas morais estabelecidas.
Ser um profissional ético envolve a adoção de comportamentos responsáveis, respeitosos e íntegros, contribuindo para a construção de relações de confiança e resultados sustentáveis.
Humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: estes sete princípios fundamentais são um marco ético, operacional e institucional que alicerça o trabalho do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.