Platão propõe uma ética transcendente, dado que o fundamento de sua proposta ética não é a realidade empírica do mundo, nem mesmo as condutas humanas ou as relações humanas, mas sim o mundo inteligível. O filósofo centra suas indagações na idéia perfeita, boa e justa que organiza a sociedade e dirige a conduta humana.
Platão acreditava que a ética consiste em na busca pela felicidade por meio não somente do indivíduo, pois um indivíduo não pode ser feliz em uma comunidade viciosa, mas também a coletividade devem alcançar tal felicidade. Estabelecendo tais conceitos de maneira a não incutir duvidas entre aqueles que interagem.
Segundo Platão, Sócrates dizia que a única coisa que sabia é que não sabia. Mostrar humildade é sempre positivo: alimenta menos ira, significa que a pessoa tem interesse por aprender e duvida de si. Agindo assim, pode aprimorar-se. Aquele que pensa conhecer tudo estaciona.
É válido mencionar que Platão e Aristóteles viam a Ética vinculada à vida Política, sendo esta um meio da Ética, por ser o indivíduo um ser sociopolítico por natureza, ele necessita da vida em comum para alcançar a felicidade. O ser humano não consegue alcançar a plenitude moral sozinho.
Uma ação ética que visa a finalidade na política é a realização tanto do homem como da própria cidade-estado, para Sócrates, a educação ética é a maneira pela qual o homem pode possa se educar politicamente, visando tanto a realização da cidade e do bem público, quanto a realização de si mesmo (do próprio sujeito).
A ética agostiniana remete com frequência para o Infinito, porque o homem foi criado com desejo e capacidade de amar, que não se satisfazem na terra, na limitação dos seres que fazem parte da criação.
A ética em Kant consiste em fundamentar a prática moral, não se preocupando com um fim utilitário, mas usando a racionalidade universal humana para determinar a ação moral. O homem tem uma racionalidade, uma ordem que é válida como lei para todos que não deriva da experiência, mas sim, da própria razão.
na filosofia nietzschiana, a saber: moral estaria designando uma instância e ética como uma regulamentação entre pessoas por meio de disposições de um sistema internalizadas pelos indivíduos (Williams, 1995, p. 241).
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
Aristóteles, Kant e o Utilitarismo são vertentes fundamentais que sintetizam a essência do que é estudar Filosofia, mais especificamente o ramo da ética. Aristóteles viveu na Grécia Antiga e focou seu estudo no conceito de virtude.
Aristóteles apresenta a ética como uma ação prática que diz respeito à conduta do homem na sociedade. De acordo com a sua tese no livro Ética a Nicômaco, o homem estuda a ética não para saber o que ela é, mas para ser ético.
Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.
Segundo Platão, todo o conhecimento, toda a verdade, todas as relações e todos os seres existiriam, verdadeira e imutavelmente, em sua forma ideal, que seria suprema e verdadeira.
A ética é condição para que possamos viver e conviver em sociedade, respeitando o diferente e nos responsabilizando por nossas próprias escolhas. Deste modo, Sartre faz uma reflexão profunda sobre a liberdade humana, desde sua condição de existência até a suas conseqüências diretas sobre a vida do indivíduo.
Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.
Vontade de poder, transvaloração dos valores e super-homem são três conceitos fundamentais para a filosofia nietzschiana. Friedrich Nietzsche explorou o niilismo como um problema cultural e apresentou o niilismo ativo como uma alternativa para a questão.
Em Maquiavel, a ética política é utilitária, ou seja, são morais todos os atos úteis à comunidade, ao passo que são imorais os atos que tiverem em vista a satisfação de interesses egoístas, que entrem em conflito com os interesses da coletividade.
Platão propõe uma ética transcendente, dado que o fundamento de sua proposta ética não é a realidade empírica do mundo, nem mesmo as condutas humanas ou as relações humanas, mas sim o mundo inteligível. O filósofo centra suas indagações na idéia perfeita, boa e justa que organiza a sociedade e dirige a conduta humana.
A ética construída por Tomás de Aquino está fundamentada no pensamento metafísico. Para ele, como para toda tradição clássica, a Ética tem como fundamento necessário uma metafísica, e a estrutura inteligível do agir humano repousa na continuidade entre o especulativo e o prático.
Pedro Abelardo, filósofo e teólogo que viveu no início desse século, conhecido como primeiro renascimento, desenvolveu uma ética diferenciada, um tipo de moral que denominou de “moral de intenção”, na qual o indivíduo não era excluído, sendo, portanto, consciente de seus atos, o que o tornaria responsável.
Quais são as 4 principais virtudes segundo Aristóteles?
Esses valores incluem generosidade, honestidade, bravura e bondade. O oposto da virtude é o vício. Se virtudes são coisas que melhoram nosso caráter, vícios são aqueles que pioram nosso caráter.