Sobre exame de sangue para alergias. Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.
Os abscessos são normalmente causados por infecções por estafilococos e são, frequentemente, recorrentes. As pessoas podem desenvolver infecções respiratórias, incluindo pneumonia que pode deixar cistos gigantes (cavidades preenchidas com líquido) após sua resolução.
Observa-se nível elevado de IgE em todas as faixas etárias estudadas, verificando-se média de IgE total de 574,2 UI/mL no sexo masculino e de 227,8 UI/mL no feminino.
Há vários tipos de exames disponíveis, incluindo ImmunoCAP, RAST (Teste Radioalergossorvente) e ELISA (Ensaio de Imunoabsorção Enzimática). Cada tipo possui sua abordagem única, mas todos têm o objetivo de quantificar anticorpos IgE para determinar a sensibilidade alérgica.
A IgE total indica que deve ter alguma alergia mas não diz ao que. Ela é inespecífica. A IgE específica mostra ao que (a qual antígeno) a pessoa tem alergia. Por exemplo, uma IgE específica para gatos aumentada indica que você provavelmente é alérgico a gatos.
Um resultado positivo para IgG pode indicar que a pessoa está na fase crônica e/ou convalescente ou já teve contato com a doença em algum momento da vida e, portanto, para algumas doenças, esses anticorpos funcionam como uma proteção em caso de novo contato com o microrganismo.
A IgE é um tipo de anticorpo associado a reações alérgicas. O exame de IgE Total mede a quantidade total de anticorpos IgE no sangue, enquanto o exame de IgE Específica é direcionado para identificar a presença de anticorpos IgE relacionados a alérgenos específicos, como pólen, ácaros, alimentos ou medicamentos.
Níveis elevados de IgE também podem ocorrer em resposta a infecções por parasitas, como helmintos (vermes). Nesse caso, o aumento de IgE é uma resposta do corpo para ajudar a combater o parasita.
Exatamente por essa razão é que é importante consultar um médico alergologista – ele é o profissional que vai avaliar qual melhor exame ou teste alérgico para cada caso.
Nessa alteração pode estar presente a eczema, surgimento de abcesso por bactérias na pele, pulmões e articulações, e também a diminuição da massa óssea, assim como o aumento da frequência de fraturas.
A meta do tratamento é obter uma dose de omalizumabe, baseada no nível de IgE total, que seja suficiente para reduzir o nível de IgE total livre para em torno de 25 ng/mL em mais de 95% dos pacientes10,21. O omalizumabe também melhorou a eficácia e a segurança da imunoterapia.
Na maior parte das vezes, a razão para um aumento nos níveis de IgE é algum tipo de reação alérgica. Porém, essa elevação pode ter relação com doenças parasitárias, doenças inflamatórias e doenças respiratórias. A melhor orientação é sempre buscar auxílio médico para realizar o exame em caso de necessidade.
A IgE está relacionada às doenças alérgicas. Uma de suas principais funções é proteger os indivíduos contra enfermidades causadas por parasitas, especialmente helmintos e alguns tipos de protozoários. A IgD está relacionada às membranas dos linfócitos B imaturos.
Quais os possíveis resultados de um exame de IgE Específico? Os resultados saem em uma unidade medida chamada quilo unidades por litro (kU/L) que será analisada e avaliada junto da correlação clínica pelo médico para constatar se a pessoa é realmente alérgica a aquele agente.
A IgE é uma globulina que pode estar elevada em alérgicos. Por ser muito sensível, pode alterar-se (falso-positivo ou negativo) com a utilização de medicamentos ou verminoses! Somente um clínico experiente deve avaliar este tipo de exame!
O método mais utilizado atualmente é o ImmunoCap, embora outros como o RAST e o ELISA também. Uma curiosidade é que o nomenclatura RAST se consagrou como teste de sangue, porém a metodologia mais utilizada é o ImmunoCap, mesmo quando se solicita o RAST pela facilidade e especificidade da técnica.
Os principais tipos de exames de sangue para alergia são o IgE total e o IgE específico. Com estes testes, é possível descobrir se você é realmente alérgico e quais agentes e substâncias provocam a sua alergia.