A exigência de qualidade envolve todos da cadeia de fornecimento, incluindo empregados e fornecedores, em busca constante por elevados padrões de gestão, produtos e serviços ao menor custo, com eficiência, visando melhorar o desempenho dos clientes com a aquisição no estabelecimento.
Relaciona-se com a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor. Um empreendedor com essa característica: Melhora continuamente seu negócio e/ou seus produtos.
Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela empresa.
A gestão de qualidade é um assunto obrigatório nas organizações, afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. Isso significa que, sem um padrão adequado, nenhuma empresa consegue se manter no mercado, vender e competir com as outras.
Nessa relação de qualidade e eficiência, a qualidade nada mais é do que a percepção do cliente sobre aquilo que ele adquiriu, seja este um produto ou um serviço, e a eficiência é aquilo que acontece nos bastidores da empresa até a entrega ao cliente final.
Qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso. A palavra "qualidade" tem um conceito subjetivo que está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo.
Se observarmos este conjunto de definições podemos concluir: Um objetivo da qualidade é um determinado resultado que procura-se alcançar e está diretamente relacionado com o grau de satisfação dos requisitos seja dos clientes, produtos, processos, legais/regulamentares e do sistema de gestão da qualidade.
O objetivo da qualidade está relacionado ao fato de onde se quer chegar e o que deseja-se alcançar, por isso, devem ser mensuráveis. Mensuráveis quer dizer que o objetivo deve possuir metas concretas, que podem ser medidas.
Ao promover programas de incentivo com o objetivo de cuidar e zelar pelo bem estar físico, emocional, social e espiritual dos colaboradores, denominados 4 pilares da qualidade de vida, as empresas estão investindo positivamente no próprio ambiente de trabalho.
A qualidade de vida no trabalho é entender o contexto que o colaborador está inserido, o que é necessário para suas tarefas, e de que maneira esse colaborador pode ser bem sucedido sem prejudicar sua saúde. Por outro lado, as empresas também se beneficiam da felicidade de seus colaboradores.
São eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento. Neste post, é possível descobrir mais sobre cada um deles e como eles se relacionam entre si.
Os requisitos de qualidade são critérios e especificações que determinam o nível de excelência de um produto ou serviço. Eles são estabelecidos para garantir que um produto atenda às expectativas e necessidades dos clientes, cumprindo os padrões de qualidade estabelecidos.
Mas o que é qualidade em uma empresa? Qualidade é a conformidade consistente com as expectativas dos clientes. Outras definições incluem: grau de excelência ou perfeição, melhor absoluto, conformidade às normas e aos requisitos funcionais, adequado para a finalidade para a qual foi projetado.
O QFD (Quality Function Deployment), ou Desdobramento da Função Qualidade, é um método capaz de levantar informações úteis sobre quais necessidades, prioridades e perspectiva do consumidor podem ser traduzidas e materializadas no desenvolvimento de processos, produtos e serviços.
As metas de qualidade são objetivos estabelecidos por uma empresa ou organização para garantir que seus produtos ou serviços atendam aos padrões e expectativas estabelecidos.
Ações de qualidade de vida no trabalho são iniciativas que buscam melhorar o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho saudável e agradável. Essas práticas podem envolver aspectos físicos, emocionais, financeiros, sociais e organizacionais.
A gestão da qualidade é crucial para qualquer empresa que busca excelência, competitividade e sustentabilidade no mercado. Essa importância pode ser compreendida em várias dimensões: Satisfação do cliente: A gestão da qualidade assegura que os produtos ou serviços atendam ou superem as expectativas dos clientes.
Pode-se definir qualidade como perfeição técnica, adequação ao uso e conformidade com as especificações, além do atendimento às necessidades e da satisfação do cliente.