A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente." A extração dentária é uma pequena cirurgia ou operação, referida como um dos procedimentos estomatológicos mais ancestrais de que há registo.
A palavra exodontia significa: exo = fora / dontia = dente, então exodontia é a remoção cirúrgica de um elemento dentário, ou seja, a exodontia é a remoção do dente de seu alvéolo através de uma dilatação desse, e com rompimento das fibras periodontais, que ligam o dente ao tecido ósseo.
As exostoses são excrescências ósseas convexas, bem definidas, com superfície lisa, compostas basicamente por uma cortical óssea densa e osso esponjoso na porção mais interna. São recobertos por uma delgada mucosa, podendo estar localizados tanto na maxila quanto na mandíbula.
A extração dentária, também designada exodontia, refere-se a técnica cirúrgica para a remoção de um dente do seu alvéolo funcional. Hoje, embora a Odontologia esteja voltada para uma filosofia mais conservadora, os índices de extração dentária no país ainda são considerados bastante altos.
Exodontia simples ou múltipla: é utilizada na maior parte dos casos clínicos, como: dentes decíduos (de leite), dentes condenados por conta de fraturas (dependendo da fratura), comprometimento endodôntico (canal) etc. Exodontia radicular: é indicada quando há resíduos radiculares na gengiva ou no tecido ósseo.
Exodontia de terceiro molar superior Upper wisdom tooth extraction
Quantos dias de repouso após exodontia?
2 – Ficar em repouso o maior tempo possível nos três primeiros dias. Mantenha a cabeça mais elevada do que o resto do corpo por um período de 24 horas após a cirurgia de extração. 3 – Não ficar exposto ao sol, evite atividades físicas e evite banhos muito quentes nos 5 primeiros dias.
Durante a extração de um dente, a lesão que mais ocorre ao tecido mole é a laceração da mucosa. Esse incidente, deve-se a um posicionamento errado de tecido, o qual é forçado demasiadamente para obter acesso cirúrgico. Dessa forma, pode ocorrer um esgarçamento no extremo da incisão (HUPP et al., 2015).
Qual o dente mais perigoso de extrair? Não existe um dente específico que seja perigoso para extrair, porém existem dentes que estão mal posicionados e que podem acabar dando um risco de fratura mandibular. Nesse caso, o dentista irá precisar fazer a extração em um centro cirúrgico.
A extração só é indicada se o dente não tiver estrutura para ser reabilitado. Nenhum dos procedimentos é doloroso pois ambos são realizados com o uso de anestésicos.
Uma quebra no dente pode proporcionar uma entrada para bactérias na polpa dentária, levando a uma infecção. Se não tratada, a infecção pode se espalhar para os tecidos circundantes, incluindo os ossos maxilares. Além disso, uma quebra no dente muitas vezes está associada a dor e desconforto.
Exostoses são crescimentos ósseo-benignos, com origem desconhecida, que acometem diversas regiões do esqueleto humano, dentre elas, a face. Sua exérese ocorre quando existe acometimento funcional, estético e cancerofobia por parte do paciente. Como diagnóstico diferencial, podem ser citados osteoma e esclerose óssea.
Em muitos casos, nenhum tratamento é necessário. Se o tratamento for necessário, o tipo de intervenção dependerá da localização e gravidade da exostose. O seu médico pode recomendar cirurgia para remover a exostose se a condição for grave e causar dor.
A espícula óssea é um crescimento ósseo pontiagudo que pode se formar em qualquer osso do corpo, mas é mais comumente encontrado nas articulações, onde há desgaste ou lesão. Esse fenômeno é frequentemente associado a condições como osteoartrite e pode ser um indicativo de desgaste contínuo na articulação afetada.
Algumas pessoas que colocam aparelho ortodôntico precisam extrair os dentes do siso. Essa extração é necessária quando o ortodontista avalia que é preciso liberar espaço para o correto alinhamento dos dentes na arcada dentária e quando terceiros molares prejudicam a movimentação (dos dentes) provocada pelo aparelho.
Quanto tempo demora para fechar a gengiva depois de uma extração?
Olá! Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles( gengiva). Uma cicatrização completa(formação de osso)poderá demorar cerca de dois meses ou mais.
Os rins: pode acontecer nefrite, inflamação nos rins; As articulações: pode causar o reumatismo articular agudo, enfermidade que restringe os movimentos e causa quadro intenso de dor; O coração: pode acontecer a endocardite bacteriana, um tipo de infecção que atinge diversas áreas cardíacas.
Porque tem que tomar Amoxicilina antes de extrair dente?
As extrações dentárias são situações onde os antibióticos são muitas vezes utilizados antes e após o tratamento, pois ajudam na redução do risco de infeção. Por exemplo, no caso da extração de um siso, num paciente saudável, o antibiótico poderá ser administrado antes da intervenção com a referida intenção preventiva.
Cerri explica que uma das principais razões para os molares necessitarem de mais tratamento de canal do que outros dentes, especialmente os segundos molares superiores e inferiores, é o posicionamento na arcada dentária.
Embora vistos como duas prováveis opções de tratamento, o fator determinante para a escolha do procedimento é o grau de destruição da estrutura dental. O tratamento de canal do dente tem como objetivo preservar o dente danificado enquanto uma extração o remove completamente.
Ácido acetilsalicílico, clopidogrel, ticagrelor, cilostazol e ticlopidina são exemplos de antiagregantes plaquetários. Esses medicamentos são popularmente conhecidos por serem usados para “afinar o sangue” e podem ou não serem suspensos entre 5 e 7 diasantes da cirurgia, ou de acordo com a orientação médica.
Quantos dias depois de extrair um dente pode mastigar?
O mais comum é retornar a mastigação normal após a remoção da sutura ( entre 7 e 10 dias). Mas pode variar um pouco pra mais ou pra menos conforme recuperação individual de cada paciente. Isso irá depender da sua cicatrização!
Qual o dente mais perigoso de extrair? Não há um dente específico perigoso para extração, mas dentes mal posicionados podem representar um risco de fratura mandibular. Nesses casos, o dentista realizará a extração em um centro cirúrgico.
Em geral, o cirurgião dentista pode recomendar um período de repouso de um a três dias. Entretanto, em casos mais graves ou complexos, o profissional pode sugerir um período de afastamento estendido por uma semana ou mais.