Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície. São as ações dos ventos, das águas, do intemperismo e dos seres vivos.
Um fator exógeno é qualquer material presente e ativo em um organismo individual ou célula viva, mas que se originou fora desse organismo, em oposição a um fator endógeno. Fatores exógenos na medicina incluem tanto patógenos quanto terapêuticos.
Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.
Exógenas: por substâncias introduzidas de fora do organismo. Sob o aspecto social, as intoxicações exógenas têm maior importância, pois podem ser: a} Intencionais: criminosas e suicidas; b} Acidentais: por imprudência, medicamentosa, ocupacionais, alimentares e microbianas.
Intoxicação exógena pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímicas da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. Como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos.
Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.
Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.
Os agentes exógenos do relevo – também chamados de agentes externos ou até de agentes intempéricos e erosivos – são os elementos da natureza que atuam na transformação do modelado superficial da Terra.
A palavra exogenia significa: de proveniência exterior; que vem de fora; por causas externas; que provém do exterior, do meio externo; que se desenvolve ou crescer no exterior.
Os fatores exógenos têm como determinantes as condições nutricionais, culturais, ambientais e sociais e influenciam o crescimento de forma mais dominante até os dois anos de idade, e os fatores endógenos que compreendem os determinantes biológicos, genéticos e étnicos interferindo no crescimento de forma mais ativa a ...
As causas exógenas são representadas por agentes físicos, químicos e biológicos. A exemplo de agentes físicos, temos a força mecânica, radiação, variação de temperatura e alteração da pressão atmosférica. Os agentes químicos podem ser os agrotóxicos, poluentes ambientais, medicamentos e drogas ilícitas.
Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.
O estudo dos processos exógenos é efetuado sobre a superfície da Terra. Isso compreende a atuação do cli- ma, da tectônica e da biologia na alteração da rocha, na formação do solo e em sua destruição. Esses processos são os formadores do domínio natural da superfície, a qual é denominada em geomorfologia de “paisagem”.
Designação das forças que atuam na superfície terrestre, mas cuja origem é exterior à Terra, e que se baseiam na força gravitacional e na energia precedente da irradiação solar.
Quais os fatores internos exógenos são responsáveis pela formação do relevo?
Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
dicionário da Academia das Ciências de Lisboa (ACL). A expressão apresentada significa, portanto, «influências externas» ou «influências exteriores». Recorde-se, a propósito, o adjetivo endógeno, um antónimo, por se aplicar àquilo «que tem origem no interior; que é devido a fatores externos (dicionário da ACL).
Por outro lado, a depressão exógena, também conhecida como depressão reativa, surge como uma reação a algum estímulo externo traumático. Por exemplo, a perda de alguém importante pode ser um gatilho para deflagrar a depressão exógena em pessoas com alguma predisposição.
Consiste em todo aquele indivíduo que, tendo sido exposto a substâncias químicas (agrotóxicos, medicamentos, produtos de uso doméstico, cosméticos e higiene pessoal, produtos químicos de uso industrial, drogas, plantas e alimentos e bebidas), apresente sinais e sintomas clínicos de intoxicação e/ou alterações ...
Entre eles, estão vômito, salivação excessiva, sonolência, desorientação, dificuldade de respirar, desmaio, convulsão, lesão, queimadura ou vermelhidão na pele, boca e lábios; cheiro característico de algum produto na pele, roupa, piso ou objetos ao redor, alteração súbita do comportamento ou do estado de consciência.