EXTRUSÃO DENTÁRIA ⠀ É quando a coroa dentária erupciona além do plano oclusal, e isso ocorre quando se perde o contato do dente com seu antagonista, como em casos de #extração, por exemplo.
O que é extrusão dentária? A extrusão dentária corresponde ao processo onde a coroa dentária erupciona além do que deveria, ou seja, o dente fica mais pra fora da gengiva do que deveria e geralmente tende a afetar os dentes molares e pré-molares.
Dependendo do grau de extrusão "quanto o dente cresceu", existem opções de tratamentos ideais. Para correto diagnóstico, é necessário realizar uma consulta e uma radiografia. As opções variam da extração, a prótese ou reposicionamento desses dentes por meio de tratamento ortodôntico.
A extrusão ortodôntica com finalidade restaura- dora constitue-se de grande valor terapêutico na recu- peração das distâncias biológicas. O arco vestibular colado representa uma maneira simples da execução desse procedimento de forma fixa e com um mínimo de desconforto e cooperação do paciente.
A extrusáo dentaria consiste em um processo pelo qual a coroa dentaria erupciona além do plano oclusal e acredita-se que sua principal causa seja a ausência de dente antagonista.
Extrusão é um processo de tratamento térmico do tipo HTST (High Temperatura Short Time) que por uma combinação de calor, umidade e trabalho mecânico, modifica profundamente as matérias-primas, proporcionando novos formatos e estruturas com diferentes características funcionais e nutricionais.
A luxação extrusiva é um dos problemas devido a esses traumas, sendo caracterizada pelo deslocamento parcial do dente para fora do seu alvéolo, quando ocorre deve-se tentar o reposicionamento do elemento dentário e a confecção de uma contenção semirrígida por três semanas.
Dois processos muito conhecidos são a extrusão a quente e a frio. Deve-se utilizar a extrusão a frio para materiais que mantêm sua plasticidade mesmo em temperaturas mais baixas, garantindo melhores acabamentos e eliminando a oxidação do material.
A intrusão dentária é o traumatismo que ocorre quando o dente é introduzido no interior do processo alveolar por um impacto axialmente direcionado, gerando um dano máximo à polpa e às estruturas de suporte do dente1.
No geral, costuma ser o menor dos molares. A forma da coroa lembra o a do segundo molar tricuspidado, com face oclusal de contorno triangular. Nesse dente, é muito comum a coalescência das raízes.
As causas da mordida aberta prendem-se essencialmente com hábitos parafuncionais, tais como a sucção dos dedos; o uso prolongado da chupeta; a interposição da língua; roer as unhas; morder os lábios; morder lápis, canetas ou outros objetos; respiração bucal, entre outros.
– Buscar terapias complementares, tais como acupuntura, meditação e brincadeiras sem agitação antes de dormir. – Evitar dormir de luz acesa e/ou com a TV ligada, assim como o uso de telas (smartphones) pelo menos uma hora antes de dormir.
O princípio básico da extrusão é a conversão de um material sólido ao estado de massa fluída, pela combinação de umidade, calor, compressão e tensão de cisalhamento. Assim obtém-se a gelatinização do amido e/ou a desnaturação da proteína presente no alimento.
Pode acontecer do dente se quebrar durante uma refeição e você acabar engolindo um pedaço dele acidentalmente. Desde que o dente não seja irregular ou excessivamente afiado, não há com o que se preocupar. Porém o dentista pode determinar se existe ou não algum perigo nesse sentido.
Alguns dos mais comuns são a resina adesiva, inômero de vidro, ouro, porcelana e amálgama de prata. Cada uma possui vantagens e desvantagens, por isso, é ideal conhecer as suas especificidades. Conheça, a seguir, os tipos de restauração de dentes.
Extrusão é um processo de conformação no qual o material é forçado através de uma matriz, de forma similar ao aperto de um tubo de pasta de dentes. Praticamente qualquer forma de seção transversal vazada ou cheia pode ser produzida por extrusão.
Largamente utilizado na Indústria do Plástico, o processo de extrusão consiste em derreter os grânulos da resina termoplástica e em seguida processar esse material, para ser utilizado na produção de produtos contínuos como filmes plástico, tubos, perfis, entre outros.
A extrusão é um processo mecânico de produção de componentes de forma contínua onde o material é forçado através de uma matriz adquirindo assim a forma pré determinada pela forma da matriz projetada para a peça.
Dentre as alterações pós-perda dentária, a extrusão. definida como migração vertical de um dente após a perda do contato antagonista (Kiliaridis et al., 2000), mostra-se como at mais questionável, devido à relação inversa entre sua incidência e o suporte científico para explicá-la.
Resumo. A luxação intrusiva é um tipo de traumatismo dentário em que o dente é deslocado para o interior do osso alveolar, devido à forças axiais provenientes de um impacto.
Para realizar a luxação dos dentes e expansão do alvéolo aplica-se os seguintes movimentos com o fórceps: (1) pressão apical, que provocará a expansão do alvéolo dental e rotação do dente apicalmente; (2) força vestibular, que promoverá e expansão da cortical óssea vestibular; (3) pressão lingual ou palatina, tem como ...